-->

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Estado apreende mais de 2 mil paredões de som em 2016


O barulho faz parte do cotidiano das grandes cidades: vem de carros, buzinas, propagandas e canteiros de obras espalhados por diversos locais. Porém, em altos níveis, as ondas sonoras perturbam a tranquilidade de quem vive nos centros urbanos. Em todo o Estado, no primeiro semestre deste ano, 2.198 equipamentos sonoros foram apreendidos, conforme dados da Polícia Militar Ambiental do Ceará (BPMA). Os procedimentos foram constatados após rondas e denúncias, principalmente em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

Em Fortaleza, de janeiro a junho de 2016, 326 equipamentos sonoros, como caixas, mesas e "paredões" de som, foram retidos por fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), uma média de quase dois aparelhos recolhidos por dia. Após as apreensões, 161 foram descartados e outros 20 entregues a instituições que solicitaram doação. Segundo a Seuma, as apreensões realizadas neste ano já representam 52% de todas as realizadas em 2015, quando foram aprendidos 619 equipamentos sonoros. Destes, 345 foram descartados e 53 foram doados.

Para se ter uma ideia do problema, 60% das ligações recebidas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) estão relacionadas à poluição sonora.

Transtorno

Mairlon Moreira, coordenador de Fiscalização da Seuma, explica que a maior parte das denúncias se refere ao uso de paredões. "Você nunca sabe onde eles vão estar, então a denúncia é feita na hora. O paredão não precisa nem estar ligado para ser apreendido: basta ele estar sem a devida capa de proteção, parado ou em transporte em logradouros públicos", afirma.

As principais apreensões ocorrem à noite, durante finais de semana. Meireles, Messejana e Varjota são os bairros que concentram o maior número de denúncias, mas o problema ocorre em toda a cidade. Moradora da Barra do Ceará, a estudante Joana Bezerra conta que carros de som ocupam as ruas próximas à casa dela com volume muito alto, mesmo durante a semana. "Tem vezes que é o dia todo. Começam a partir de umas 20h e se estendem até alguém chamar a Polícia", relata a estudante.

Prejuízos

O chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), João Deodato, explica que o som alto incomoda a audição e tem efeito a longo prazo. "Medições acima de 85 decibéis lesam a parte auditiva, e a exposição a esses sons durante muito tempo pode levar à perda auditiva irreversível. Hoje, as cidades são muito barulhentas. A longo prazo, daqui a 20, 30 anos, a população jovem vai estar com audição comprometida", avalia o especialista.

Como não possui serviço de atendimento imediato, a Seuma conta com apoio do BPMA para coibir o abuso na utilização dos aparelhos sonoros. Através da "Operação Sossego", agentes da Célula de Controle da Poluição Sonora realizam buscas ativas ou atendem a denúncias. Segundo Mairlon Moreira, as infrações ocorrem em bares, churrascarias e restaurantes e estão relacionadas ao uso de equipamentos acima do decibéis permitidos por lei ou sem licenciamento. 

Diário do Nordeste