-->

terça-feira, 7 de junho de 2016

Tocha olímpica começa hoje tour de revezamento no Ceará


As Olimpíadas desembarcam hoje em solo cearense. Ou melhor, o espírito dos Jogos, simbolizado pela chama olímpica, que chega sentindo os bons ventos do Aracati na manhã de hoje. Após passar pela cidade do interior, o fogo grego percorre Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, antes de iniciar seu tour pela Capital.

Em Fortaleza, a primeira tocha do revezamento será acesa por volta das 13 horas, no Castelão. Caberá ao nadador paralímpico Carlos Alberto Lopes, o Betão, a incumbência de ser o primeiro dos 173 condutores da chama na Capital. Logo ele, que tanto já fez pelo esporte no Ceará e lutou com protestos nas redes sociais pela chance de participar do revezamento.

“Quando soube que não estava na lista, vi meu sacrifício não ter valido nada. Mas nunca desacreditei do espírito da tocha. Recebendo agora essa notícia, que vou ser o primeiro, é uma honra grandiosa. Tô quase chorando aqui”, disse emocionado e surpreso o medalhista do Parapan-2011, ao saber pela reportagem que tinha sido escolhido para abrir o revezamento na Capital.

Os 200 metros a serem percorridos por Betão serão os primeiros do trajeto total de 35km em Fortaleza. Em todos eles, o público e o calor olímpico poderão estar próximos um do outro, separados apenas pela grade de proteção aos condutores e ao comboio.

Do Castelão, a chama parte em percurso a pé para o Centro de Eventos na Washington Soares. Dali, a chama segue de carro em comboio até o ponto de partida do segundo trecho da rota a pé, que vai da Praça Luiza Távora (Aldeota) até o Terminal Marítimo de Passageiros (Mucuripe). Por fim, o último trecho de revezamento será do Cuca Barra até o Aterro da Praia de Iracema, onde haverá um show comemorativo, previsto para começar às 20h15min, com o cantor Thiaguinho e a banda Aviões do Forró. Entre os trechos, a chama se desloca de carro.

Amanhã, o revezamento segue no Ceará, passando por Caucaia, Itapajé, Irauçuba, Forquilha e Sobral. Na quinta-feira, 9, a chama se despede do Estado ao percorrer os municípios de Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha.

OPERAÇÃO

Um esquema especial foi montado para que a tocha passe por Fortaleza causando o mínimo de transtorno de mobilidade possível. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), serão deslocados 150 agentes, distribuídos em 30 viaturas e 40 motocicletas. Em alguns dos cruzamentos do percurso, o órgão fará bloqueios temporários, à medida que o comboio for se deslocando. Logo após a passagem do revezamento pela região, as vias afetadas serão liberadas. 

Além disso, 600 policiais militares reforçam a segurança a pé, em motos e viaturas ou em cavalos.

SAIBA MAIS

NO CEARÁ, a chama olímpica percorrerá cerca de 800 km, num total de 12 municípios. Ao todo, serão 470 os condutores de tocha no Estado.

Foi apurado que os condutores convidados por patrocinadores do revezamento poderão levar para casa a tocha como lembrança. Já os que foram convidados pelo Comitê Organizador terão que desembolsar a bagatela de R$1.800 para ficar com o souvenir.

O Povo Online