-->

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Sob pressão, Prefeito de Tabuleiro abre processo de negociação com os servidores em Estado de greve

Criados e regulamentados no vale do Jaguaribe a uma média de 30 anos atrás, os sindicatos dos servidores públicos municipais é uma ferramenta de personalidade jurídica muito usada pelos trabalhadores nas diversas categorias do serviço público, em defesa dos seus direitos. É o caso do SIMSEP (Sindicato Municipal dos Servidores Públicos de Tabuleiro do Norte), que há mais de 20 anos luta para garantir que os poderosos (Prefeitos) do município, respeitem as leis trabalhistas e os direitos adquiridos pelos servidores.

Conhecido no Vale por sua determinação e pela adesão dos servidores representados, o SIMSEP, já coordenou os servidores de Tabuleiro em greves gerais, greve dos professores e na ocupação do plenário da Câmara de vereadores. Este fato tornou a entidade de luta em defesa da categoria, uma das mais fortes em todo o Estado do Ceará.

Este mesmo sindicato, reuniu servidores e diretoria no sábado, 2 de abril, e declarou estado de greve, até que a Prefeitura, representada pelo prefeito Marcondes Moreira, abrisse a mesa de negociação, para discutir a pauta da campanha salarial 2016. A mesma tem como principais reivindicações, a progressão dos professores, aumento de salário para os motoristas, principalmente da categoria "D", e dos agentes administrativos que estão com o salário defasado, além do plano de cargos e salários das demais categorias.

Com medo de ter o servidor em greve, visto que existem Escolas que as aulas ainda não começaram, e sob pressão dos servidores acampados a porta de seu gabinete, o prefeito Marcondes recebeu a representação dos servidores em reunião ocorrida na segunda-feira (04), oportunidade em que foi aberto o processo de negociação entre as partes. No mesmo dia, os servidores decidiram manter o Estado de greve, e mantiveram as atividades paralisadas, visto que grande escala dos servidores compareceram à sede da Prefeitura, para ouvir as propostas do poder executivo.

No decorrer das discussões as propostas do executivo foram deliberadas em plenária no sindicato, sendo elaborada uma contra proposta por parte dos servidores, a qual foi entregue ao prefeito na quarta-feira 6 de abril. A decisão tomada pela maioria é que está mantido o Estado de greve, até a sexta-feira (08), quando a assessoria jurídica do sindicato deverá se pronunciar na Tribuna da Câmara Municipal dos Vereadores, e também decidirão em assembleia se deflagram ou não a greve para o início da próxima semana. A decisão irá depender apenas da resposta obtida do poder executivo.

Tv Jaguar