-->

terça-feira, 26 de abril de 2016

Eleições no Ceará contarão com 38 novos juízes


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, e a corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Nogueira, se reuniram ontem com os magistrados recém empossados pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que atuarão como juízes eleitorais no Interior nas eleições deste ano. O objetivo do encontro foi repassar as primeiras informações a respeito dos trabalhos a serem desenvolvidos nas zonas eleitoras para preparar e conduzir o próximo pleito. Dos 76 novos juízes, 38 atuarão como juízes eleitorais.

Abelardo Benevides destacou “a importância do papel do magistrado na coordenação das atividades administrativas de preparação e realização das eleições”. O presidente do TRE-CE fez questão de dizer que, para o exercício dessas atividades, os magistrados terão “todo o apoio institucional”.

Em seguida, a desembargadora Nailde Nogueira saudou os recém ingressos, apontando que “o quadro de servidores do tribunal é altamente capacitado e comprometido com os trabalhos eleitorais” e garantindo que a Corregedoria Regional Eleitoral trabalhará aos lado dos juízes para “ofertar à população um serviço de excelência, primando pela qualidade”. A corregedora informou ainda que foi disponibilizado na página interna da Corregedoria um manual de rotinas e um banco de sentenças para auxiliar e familiarizar os magistrados às atividades das Justiça Eleitoral.

A diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), juíza Joriza Pinheiro, apresentou aos convidados um rápido roteiro das ações de capacitação programadas, entre elas, um ciclo de debates, reuniões multidisciplinares e a edição da revista Suffragium, com coletâneas de temas eleitorais. A magistrada falou sobre as dificuldades no exercício da função de juiz eleitoral, mas ressaltou “a importância da atividade para a democracia e o sentimento de realização que o magistrado experimenta quando da diplomação do eleitos”.

O POVO Online