-->

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Governo detecta R$ 30,6 bilhões em ativos e movimentações financeiras com indícios de crime


Os laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro instalados pelo Ministério da Justiça identificaram R$ 30,62 bilhões em ativos e movimentações financeiras com indícios de ilicitude desde 2009. Nessa Conta estão 3.728 casos que renderam 4.450 relatórios.

Ao todo, há 34 laboratórios em funcionamento e outros dez em fase de instalação, em capitais e cidades de grande porte do Brasil. Eles funcionam como centrais de investigação e possuem sistemas de depuração de informações sobre atividades suspeitas capazes de entregar às autoridades apenas o que seria relevante para uma apuração.

Pelo sistema é possível verificar as contas bancárias pelas quais organizações criminosas fazem remessa de dinheiro oui para quais números traficantes realizam mais ligações telefônicas.

O assunto é tema da reunião da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Ennccla), que começou nesta segunda-feira (23) em Fortaleza. A Ennccla é composta por mais de 60 órgãos do Executivo, como Banco Central, Receita, Polícia Federal, representantes do Ministério Público e do Judiciário.

*As informações estão publicadas na edição desta terça-feira (24) do Valor Econômico.

Ceará News