-->

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Sindicato denuncia colete policial vencido; secretaria nega


O Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol-CE) denuncia que o colete utilizado por um dos policiais feridos após o ataque a carro-forte em Quixeramobim, nesta quarta-feira, 28, estaria vencido. Após troca de tiros com os criminosos, um delegado e três inspetores ficaram feridos.

"O colete está superficialmente rasgado, a bala saiu rasgando o colete. Foi de raspão, se tivesse sido em outro contexto, poderia ter vitimado", reclamou o diretor do Sinpol, Francisco Lucas. "O colete do delegado é particular e os outros dois nós não conseguimos a informação ainda", acrescentou.

O Sinpol divulgou um vídeo mostrando o colete que estaria vencido. Conforme as imagens, o equipamento tem data de fabrição de janeiro de 2007 e validade de cinco anos.

Por meio de nota, a Polícia Civil do Ceará informou que os policiais que participaram do confronto utilizavam "coletes balísticos e armamento - como pistolas, fuzil e submetralhadora - em plenas condições de uso".

Já o Sinpol rebate que, apesar de a secretaria negar, coletes fora da validade seria uma prática comum. "Hoje mostramos coletes que vão vencer no dia 7 do próximo mês. Tem uma ação civil pública e um dos pontos é o fornecimento individual. Hoje, no Estado do Ceará, menos da metade dos policias possui colete e a maioria está vencido", insiste. 

Investigações
A Polícia Civil comunicou ainda que as diligências sobre o caso estão em andamento. As investigações estão a cargo da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), sob responsabilidade do delegado Raphael Vilarinho. 

De acordo com a Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira, 29, o delegado Salviano de Pádua foi transferido para um hospital particular. O inspetor Emerson Costa recebeu alta. Já o inspetor Renato Cosmo seguia internado no Instituto Doutor José Frota (IJF). A expectativa era de que ele passaria por cirurgia nesta quinta-feira.

O caso
Na tarde de quarta-feira, os inspetores Renato Cosmo, Emerson Pereira e Rodrigo da Silva e o delegado Salviano de Pádua saíram feridos ao trocar tiros com uma quadrilha, na Lagoa de São Miguel (distrito de Uruquê), localidade no limite entre os municípios de Quixeramobim (a 206 km de Fortaleza) e Quixadá. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o grupo de pelo menos dez homens havia explodido um carro-forte na CE-060 e fugia quando se deparou com a equipe de policiais. A viatura foi atingida por 37 disparos de grosso calibre.

Veja vídeo:



O Povo Online