-->

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Homem que liberava verba de gabinete da Câmara é preso em operação do MP


Foi preso na manhã desta quinta-feira, 8, Francisco Elias Santos Salomão, ex-chefe daVerba de Desempenho Parlamentar (VDP) da Câmara Municipal de Fortaleza. A prisão foi confirmada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), que coordenou a operação. O POVO apurou que a ação envolveria uso de uma agência dos Correios para fornecimento de recibos falsos para cobrir desvios da verba.

Até agora, o MP confirma apenas que, além de Francisco Elias, pelo menos mais uma pessoa foi presa. Na tarde de ontem, o órgão lançou nota afirmando que, como a ação corre em segredo de Justiça, não serão divulgados mais detalhes do caso.

Foi apurado, no entanto, que também foi preso o concessionário de uma agência dos Correios em Fortaleza. Ele teria participado de supostos desvios através do fornecimento de recibos falsos para vereadores da Capital. 

Verba polêmica

A VDP é a verba destinada a manter gabinetes de vereadores de Fortaleza - com direito a R$ 21,7 mil para despesas e R$ 43,5 mil para contratação de assessores. O recurso tem sido centro de diversos escândalos na Casa. Apenas neste ano, dois vereadores, A Onde É (PTC) eLeonelzinho Alencar (PTdoB), renunciaram após denúncias envolvendo uso irregular da verba.

A assessoria de imprensa do MP afirmou que nenhuma das prisões ocorreu no prédio da Câmara Municipal. Francisco é servidor antigo da Casa, tendo sido nomeado presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Despesa Pública em 2005, durante gestão Tin Gomes. Segundo portal do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), posse mais recente de Francisco Elias na Casa ocorreu em janeiro de 2009, quando foi nomeado servidor comissionado.

Presidência

Em entrevista ao O POVO, o presidente da Câmara, Salmito Filho (PDT), afirmou que a Casa está "à disposição" do MP para contribuir com qualquer coisa que seja necessária para o avanço das investigações. Salmito, que chegou ao final da sessão desta quinta e não estava na Câmara no momento das prisões, disse que ainda iria se informar do teor das acusações.

O presidente da Câmara, no entanto, destacou a VDP dos vereadores de Fortaleza como "uma das mais seguras do País". Ele reforça que todas as compras são feitas por licitação, com os editais disponibilizados ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 

O POVO Online