-->

terça-feira, 14 de julho de 2015

Sírios presos em Fortaleza são liberados pela Justiça Federal


A Justiça Federal revogou a prisão preventiva de sete sírios na última sexta-feira, 3. O grupo estava preso desde o dia 26 de junho, em Fortaleza, após tentarem embarcar com passaportes falsos, com destino à Europa, para fugir da guerra civil na Síria, país situado no Oriente Médio, provocada pela atuação do grupo extremista Estado Islâmico.

De acordo com a Defensoria Pública da União (DPU) no Ceará, que interveio na situação dos estrangeiros, o grupo vai aguardar o julgamento em liberdade e deve cumprir algumas medidas cautelares, como o comparecimento quinzenal na 32ª Vara Federal do Estado e a proibição de saírem do Brasil.

De acordo com Alex Feitosa de Oliveira, defensor responsável pelo caso, o argumento da defensoria se baseou no fato de que “eles não apresentam nenhum risco estando em liberdade e que a prisão é medida excepcional”. “São apenas refugiados que cometeram o crime de falsificação como meio de fugir da guerra”, explica.

Prisão
O grupo, que havia conseguido passaportes falsos de origem israelita, pretendia obter refúgio na Europa (onde se encontram familiares), usando o Brasil e a Colômbia como rota de fuga. Ao chegarem a Bogotá, foram interceptados pela polícia colombiana e trazidos de volta para Fortaleza, última escala realizada, onde foram presos no dia 26 de junho.

Redação O POVO Online