-->

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Ceará é o quinto do País com menor contingente policial, afirma o secretário da Segurança Pública


O Ceará ocupa o quinto lugar entre os estados brasileiros com menor efetivo policial destinado à proteção da população. 

A revelação foi feita pelo próprio secretário da Segurança Pública e Defesa Social, delegado federal  Delci Teixeira. Segundo ele, pesquisa revelada recentemente constatou que o Ceará perde apenas para Santa Catarina, Paraná, Piauí e Maranhão no quesito de menor contingente policial.

A informação foi dada por Teixeira em seu discurso na solenidade de aniversário de 30 anos de fundação do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), evento ocorrido na tarde desta quarta-feira (29), no Quartel do Comando Geral da PM, no bairro de Fátima. 

O secretário falou diante do governador Camilo Santana (PT), de vários secretários estaduais e  outras autoridades estaduais.

Segundo ele, porém, mesmo com o baixo efetivo, a Pasta da Segurança Pública vem  dando uma “resposta efetiva” no combate à criminalidade, "graças aos esforços diários dos contingentes policiais e o esforço do Governo em promover novos concursos para servidores nas polícias Civil e Militar e na Perícia Forense".

Mais agentes
Segundo o secretário, os baixos efetivos  se estendem por todo o País.  No Brasil, segundo a pesquisa, há um grupo de 172 policiais para cada grupo de 100 mil habitantes. “Nós (Brasil) estamos atrás de El Salvador, Nicarágua e Bolívia, que possuem um efetivo de 363 policiais para cada grupo de 100 mil habitantes. Portanto, o Brasil tem na sua média poucos policiais para atender à sua população”.

E continuou: “Dentro do Brasil, o  estado do Ceará tem um efetivo diminuto na sua Polícia Militar, ocupando a posição de número 23, ultrapassando apenas o Paraná, Santa Catarina, Piauí e o Maranhão, onde nós temos um policial para cada grupo de 544 habitantes”.

Entretanto, segundo o secretário, o governo estadual vem se empenhando desde janeiro, início  da gestão de Camilo Santana, para reduzir essa carência de pessoal no setor da Segurança Pública.

“Estamos formando 138 homens para a Perícia Forense, entre médicos legistas, peritos legistas e auxiliares de perícia. O governo está pronto para iniciar um concurso para mais 760 policiais civis, nos cargos de delegados, escrivães e inspetores. 

Estamos ainda para chamar mais 261 novos policiais militares. E estamos formando e capacitando na nossa Academia Estadual de Segurança Pública para que sejam promovidos mais de oito mil homens”. 

Blog do Fernando Ribeiro