-->

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Se Brasil cair nas quartas, Neymar cumprirá punição nas eliminatórias

Suspensões de Neymar na Copa América podem valer para as eliminatórias.
Em ofício enviado nesta terça-feira às federações nacionais, a Conmebol afirmou que a Fifa decidiu validar as suspensões de jogadores na Copa América para a próxima competição, as eliminatórias para o Mundial de 2018 na Rússia.
Assim, o Brasil pode perder Neymar para as duas primeiras rodadas da competição classificatória, que começa em 5 de outubro neste ano. Em princípio, a informação era a de que a punição valeria apenas a próxima Copa América, em 2016, nos EUA.
"Informamos que no dia de hoje a Conmebol recebeu uma comunicação da Fifa em relação à execução das sanções de suspensões por jogos após a finalização da Copa América Chile 2015. Na mesma se indica que as suspensões pendentes que não foram cumpridas na Copa América Chile 2015 deverão ser cumpridas na partida oficial seguinte da equipe afetada em uma competição organizada pela Fifa, neste caso, nos jogos classificatórios para a Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018", diz o documento.

O atacante foi suspenso por quatro partidas por xingar no túnel do vestiário o árbitro Enrique Osses na derrota da seleção para a Colômbia na quarta-feira passada.
O camisa 10, que deixou o Chile na última segunda, já cumpriu um jogo e também não atuaria diante do Paraguai, no próximo sábado, pelas quartas de final.
Caso o Brasil avance de fase, mais dois confrontos acontecerão obrigatoriamente (a semifinal e a decisão ou a disputa pelo terceiro lugar), e o jogador do Barcelona estaria livre para disputar as eliminatórias desde a primeira rodada.
No entanto, se a equipe de Dunga cair precocemente, ainda restariam duas partidas oficiais de punição para Neymar, ambas a serem cumpridas no qualificatório.

No último domingo, o ESPN.com.br revelou que de acordo com o próprio Regulamento Disciplinar da Conmebol existia a possibilidade de a suspensão ser estendida para torneios de nível mundial, como as eliminatórias para a Copa de 2018, que começam em outubro deste ano.
O artigo 126 trata da "extensão das sanções a nível mundial" e afirma: "Quando a infração cometida se qualifica de grave, particularmente, ainda que não exclusivamente em casos de dopagem, tentativas de influenciar ilicitamente nos resultados de jogos, corrupção, conduta incorreta frente aos oficiais de jogo, a Conmebol solicitará à Fifa a extensão a âmbito mundial das sanções que foram impostas".
A informação fora confirmada ao ESPN.com.br pelo presidente do Comitê Disciplinar da Conmebol, Caio Cesar Rocha. "Pode ser pedida a extensão em casos graves. Não acho que isso irá acontecer", minimizou o também mandatário do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
MSN