-->

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Temporada de ventos fortes começa no Ceará


Chegou a temporada dos ventos mais intensos no Ceará, informou a Fundação Cearense de Meteorologista e Recursos Hídricos (Funceme) nesta quinta-feira (17).

O aviso é recebido com entusiasmo pelos cearenses, pois, com ventos mais fortes o calor é amenizado no Estado.

Segundo a Funceme, o tempo também fica mais agradável porque  estamos no inverno do Hemisfério Sul e as temperaturas máximas, que podiam passar dos 32°C em maio e junho, ficam na casa do 29°C ou 30°C em julho.

Os praticantes de esportes náuticos à vela também comemoram o início da melhor temporada do ano no Ceará para a prática destas atividades, como windsurf e kitesurf, por exemplo.
Em contrapartida, para outros grupos, como os pescadores, por exemplo, os ventos fortes representam um risco devido ao mar revolto. Há preocupação também com a queda de árvores e destelhamentos de casas por conta das fortes rajadas.

 O mês de setembro será o mais ventilado

Setembro promete ser o mês mais ventilado, segundo o órgão, onde a média de velocidade em Fortaleza passa dos 16Km/h e as rajadas podem chegar aos 50Km/h.

Ainda segundo a Funceme, a causa é um deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico Sul, típico dessa época do ano.

Os meteorologistas explicam que, desde junho, esse sistema, que se posicionava abaixo do trópico de capricórnio, vem se movendo no sentido norte e fica sobre o oceano, próximo à costa do Nordeste brasileiro.

Dessa forma, é intensificada a velocidade dos ventos, que sopram na direção Sudeste-Noroeste.

Fonte: Diário do Nordeste