-->

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Justiça Eleitoral pede reforço da Polícia Federal após atentado em Icó

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE),  desembargador Abelardo Benevides solicitou, oficialmente, ao superintendente regional do Departamento de Polícia Federal do Ceará, Delano Cerqueira Bunn, a abertura de inquérito policial para investigar casos de violência no Município de Icó. Na semana passada a residência de um fiscal de propaganda eleitoral foi alvejada com seis tiros disparados por um homem em uma motocicleta.

O ofício do presidente do Tribunal Regional Eleitoral foi encaminhado ontem ao superintendente da Polícia Federal. Também é a primeira manifestação do Eleitoral relacionado à preocupação com a segurança das eleições.

Após atos de violência decorrentes da campanha eleitoral no Município, como o atentado contra a o fiscal Carlos Alberto Santos, ocorrido há uma semana, a Polícia Militar já havia aumentado as diligências no local, mas agora o TRE quer que a Polícia Federal aja para tentar evitar os crimes decorrentes do pleito deste não.

Depois de denúncia feita pelo juiz da 15ª Zona Eleitoral, em Icó, Bruno Gomes Benigno Sobral,  e do próprio prefeito da cidade, Jaime Júnior (que é candidato à reeleição), o presidente do TRE solicitou a adoção de medidas urgentes com vistas à abertura de inquérito policial com apuração dos fatos.

A determinação de solicitar reforço federal foi acertada em decisão unânime da comissão de Segurança Permanente da Justiça Especializada, em sua 9ª reunião ordinária. A denúncia apontada pelo documento enviado pelo desembargador é a de conduta criminosa de intimidação de atuação de magistrado e agentes públicos, o que requer do Judiciário Federal Eleitoral a “verificação das questões relativas ao imediato e necessário reforço policial na 15ª Zona Eleitoral de Icó”.

Diário do Nordeste

Operação do MP cumpre mandados de busca e apreensão em Canindé

O Ministério Público do Ceará (MPCE), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Civil deflagraram na manhã desta sexta-feira (09/09) a “Operação Carnaúba” que tem como objetivo combater crimes de fraudes em licitações no município de Russas/CE.

Em Canindé, são cumpridos três mandados de busca e apreensão, e dois de prisão temporária. E um mandado de prisão temporária em Fortaleza. Duas pessoas foram presas em Canindé, mas ainda não tiveram os nomes revelados. Foram apreendidos documentos, celulares entre outros objetos.

O nome da operação é por conta de uma licitação feita para o plantio de carnaúbas, que segundo o MP teria causado um superfaturamento de mais 400%. As empresas são do ramo de construção. Segundo o Ministério Público, a investigação já está bem avançada.

A operação contou com a participação dos promotores Luiz Dionísio de Melo Júnior, titular da Primeira Promotoria de Justiça da Comarca de Russas, e do promotor Manoel Epaminondas, a gente dá GAECO.

“Já foram tomadas as providências; quebrados sigilo bancários dos investigados. Eram usadas contas de terceiros. Indicativos de lavagem de dinheiro.”, informou o promotor.

Segundo o Ministério Público, os acusados devem responder pelos crimes de organização criminosa, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Os presos foram conduzidos para uma delegacia em Fortaleza. A operação contou com um efetivo de 20 policiais.

Ceará Agora

Weber mesmo com pedido de impugnação do MP tem candidatura deferida


A Juiz da 9ª Zona eleitoral, Magno Rocha Thé Mota deferiu os dois últimos pedidos de registros de candidaturas para o cargo de prefeito da cidade de Russas, de Raimundo Weber de Araújo(PRB) e Raimundo Cordeiro de Freitas(PSD).

Weber teve seu nome incluído na lista dos que tiveram indicação de nota de improbidade administrativa do Tribunal de Contas dos Municípios(TCM), entregue a justiça eleitoral, e teve o pedido de impugnação do seu registro feito pelo Ministério Público Eleitoral, com base na lei da ficha limpa, devido  a  desaprovação de suas contas do exercício de 2004, pela Câmara Municipal de Russas, ocorrida no dia 28 de abril de 2008, o que não foi acolhido pelo juiz eleitoral.

Ricardo Torres - RT NEWS

Sargento da reserva é executado a tiros em Morada Nova

O sargento da Reserva Remunerada da Polícia Militar, José Adaílson Ferreira do Nascimento, foi morto a tiros, na noite de ontem, em Morada Nova (distante 161Km de Fortaleza). O militar foi surpreendido por bandidos armados que atiraram quatro vezes contra ele depois de anunciar um assalto.

De acordo com a Polícia, o sargento foi atingido com três tiros no abdômen. Ele foi levado para a Santa Casa de Morada Nova, mas morreu enquanto recebia atendimento médico. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) já estava decolando de Fortaleza para trazer o PM para o Instituto Doutor José Frota (IJF), mas os tripulantes foram informados que o colega havia morrido.

Patrulhas da região estão realizando buscas aos criminosos, mas até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso. Esse é o 19º policial morto neste ano no Ceará.

Diário do Nordeste

Ceará tem melhor índice de educação básica do Nordeste

O desempenho dos estudantes cearenses foi destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o indicador, que considera dados de aprovação e performance nas avaliações do Ministério da Educação, o Ceará não só bateu as metas estabelecidas para o ano passado, como também alcançou os resultados mais altos da Região Nordeste no ensino fundamental, tanto nos anos iniciais (1º ao 5º), quanto nos finais (6º ao 9º).

Na primeira etapa, o índice atingido pelo Estado chegou a 5,9, superando a meta de 4,5. O número foi superior ao de estados como Pernambuco (5,0), segundo lugar do ranking nordestino; Piauí e Paraíba (4,9), empatados em terceiro; e Rio Grande do Norte (4,8), em quarto. Já na etapa final, o Ceará alcançou índice de 4,8, também acima da meta, determinada em 4,3. O 2º lugar da região ficou com o Estado do Piauí (4,2), e o terceiro com Pernambuco (4,1). Este último e o Ceará foram os únicos da região a superarem suas respectivas metas no indicador.

Para calcular o Ideb, o Instituto utiliza fontes como o Censo Escolar, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, conhecida como Prova Brasil. A cada levantamento, são estabelecidas metas para estados e municípios, de modo que o índice nacional possa chegar a 6,0 até o ano 2021. Os resultados, publicados a cada dois anos, traçam um panorama da qualidade do ensino do País.

Etapas

O bom desempenho em ambas as etapas do ensino fundamental ocorre pelo 5º ano consecutivo de Ideb. Desde 2007, o Estado supera as metas na avaliação.

Segundo o secretário da Educação do Estado, Idilvan Alencar, resultados satisfatórios do Ceará estão relacionados às estratégias do governo estadual na área, a exemplo da implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), em 2007. Dentre outras ações, a iniciativa prevê mais apoio aos municípios, investimento em materiais didáticos e formação para professores. "Todos os municípios mostraram bons resultados no ensino fundamental e isso se deve à ação conjunta deles e do Estado no Paic", afirmou.

O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced-UFC), Paulo Meireles Barguil, também atribui parte do êxito cearense ao programa. "O Paic é importante porque toda a educação escolar é baseada na cultura que está em livros. Quanto mais cedo a criança é alfabetizada, mais cedo ela tem acesso a esse repertório", observa Barguil. No entanto, destaca que os números poderiam ser melhores caso houve mais investimento. "O Estado ainda peca na falta de investimento na contratação de professores efetivos no lugar dos substitutos, o que acaba sendo prejudicial".

Além do ensino fundamental, o Ideb também abrange o ensino médio. Nessa fase da educação, entretanto, o Ceará não atingiu a meta, apesar de ter registrado crescimento no índice em relação à avaliação anterior, realizada em 2013. Em 2015, o índice foi de 3,7, quando a meta era 4,2. Este foi o segundo ano consecutivo que o Estado não conseguiu superar o objetivo.

O secretário da Educação afirma que a dificuldade é nacional e decorre de problemas acumulados desde a formação inicial dos estudantes. Conforme ele, a aposta do governo estadual para reverter o baixo índice é a implantação do tempo integral e a união entre ensino médio e ensino profissionalizante. "Acreditamos fortemente que o tempo integral muda. Temos experiencias no Ceará com 115 escolas profissionalizantes. Quando isolamos resultados dessas unidades nas avaliações, há um desempenho muito melhor e percebemos menos evasão escolar", diz.

Município

Assim como o Estado, Fortaleza obteve resultados individuais acima da média estabelecida no ensino fundamental em 2015. Em ambas as etapas, anos iniciais e finais, as metas foram atingidas na rede pública de ensino em geral. Na primeira fase, a Capital alcançou índice de 5,4, pouco acima da meta (4,7). Já na fase final, o índice chegou a 4,2,superando a meta de 4,0.

Este foi o quinto ano consecutivo que Fortaleza bateu as metas do Ideb. Em 2005, nem a primeira nem a segunda etapa do ensino fundamental atingiram os números estabelecidos. De 2007 para 2015, o índice da Capital para os alunos do 1º ao 5º ano passaram de 3,5 para 5,4. No mesmo período, em relação aos estudantes do 6º ao 9º anos, o índice subiu de 3,0 para 4,2.

Diário do Nordeste

Traficante foragido e companheiro de candidata à prefeita é preso em Paramoti

Um homem foragido da Justiça do Mato Grosso, desde que forjou a assinatura de uma juíza em um alvará de soltura e contratou um suposto oficial de Justiça para fugir da pena de 16 anos que cumpria por tráfico internacional de drogas, foi preso na tarde da última quarta-feira (7), em Paramoti. No momento em que foi abordado, ele apresentou um documento falso e acabou detido em flagrante-delito. O criminoso é companheiro da candidata a prefeita da Cidade, Antônia Telvânia Ferreira Braz, e foi capturado no evento de inauguração do comitê da mulher.

Telvânia é atualmente a vice-prefeita de Paramoti. Jocivan Barreto Pontes já foi eleito vereador, mas hoje não ocupa nenhum cargo eletivo. Em Paramoti é conhecido como Gilvan Alencar Barreto ou como 'Magrão'. No entanto, o nome que usa desde que escapou da prisão há quase duas décadas é falso.

O delegado Regional de Itapipoca, Marcos Aurélio Elias França, disse que as notícias que chegaram à Polícia davam conta de que Gilvan era usuário de drogas, mas quando a denúncia foi apurada descobriram o porquê de ele usar outro nome.

"Constatamos que Gilvan Alencar Barreto era, na verdade, Jocivan Barreto Pontes, preso pela Polícia Federal como responsável por 68Kg de crack que eram trazidos da Colômbia, no ano de 1997. Ele abastecia os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Era integrante de uma quadrilha muito organizada que liderava, à época, todo o tráfico de entorpecentes nestes Estados", explicou Marcos Aurélio.

Recambiado

Conforme o delegado, o motorista do veículo que transportava a droga teria dito à Polícia quem era o responsável por ela. Jocivan acabou preso em Goiânia e recambiado para o Mato Grosso, que seria o destino do carregamento de narcóticos.

Por sete meses ficou preso em Cuiabá, mas tomou à frente da trama que garantiu sua soltura. "Ele falsificou a assinatura de uma juíza e saiu pela porta da frente do presídio. Depois da fuga foi para a cidade de Capitão Poço, no Pará, onde falsificou uma Certidão de Nascimento e adotou o nome de Gilvan".

Em 2008, o acusado retornou para o Ceará e tirou RG com o nome falso. Em seguida foi para Paramoti e manteve uma relação estável com Telvânia Braz, com quem tem dois filhos registrados com o nome falso. Marcos Aurélio disse que o criminoso revelou em depoimento que a companheira sabia de suas dívidas com à Justiça e que usava um nome falso. Ela ainda não foi ouvida pela Polícia.

As investigações continuam para esclarecer se as atividades criminosas de Jocivan continuavam no Ceará. "Estamos apurando o envolvimento dele com outros crimes, com o tráfico aqui no Estado". Quando foi preso pela PF, Jocivan fazia parte de uma grande organização criminosa e está sendo investigado se ele ainda faz parte da facção.

Diário do Nordeste

Tentativa de roubo termina com uma pessoa baleada em Russas

Uma pessoa foi baleada na noite desta quinta-feira (08) durante uma tentativa de assalto na Rua Francisco Felipe Santiago. 

O crime teria ocorrido por volta das 21h30, quando quatro indivíduos trafegando em duas motos, usando capacetes e armados de revolveres, pararam em frente ao 'Espetinho do Edmilson', e teriam rendido o irmão do proprietário do estabelecimento, anunciando o assalto. Edvan Linhares de Melo, 34 anos, teria reagido ao assalto, sendo atingido por um disparo no braço esquerdo, frustrando o assalto dos bandidos, que logo após fugiram, dois em uma FAN de cor preta e os outros dois a pé, deixando a motocicleta HONDA/NXR160 BROS ESD, cor branca, ano 2015, placa PMU 5667, com queixa de Roubo/Furto, (adesivada de preto) e dois capacetes. 

vítima foi socorrida por populares para o Hospital local, e logo em seguida sendo transferido para o IJF em Fortaleza-CE, para se submeter a cirurgia. A Polícia atendeu a ocorrência e se encontram em diligências. A motocicleta foi encaminhada para a DRPC local, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.  

Com Informações do 1ºBPM

Quadro de moto FAN ESDI com queixa de roubo é encontrado abandonado em Russas

Um quadro de motocicleta foi encontrado abandonado próximo a Madeireira do Vale, em Russas, na manhã dessa quinta-feira (08).

Por volta das 08h30, a Polícia foi acionada para uma ocorrência na Travessa Teodoro Veloso, onde populares teriam encontrado abandonado um quadro de motocicleta de chassi 9C2K1680FR516333, e que após averiguação, foi contatado pertencer a motocicleta HONDA/CG150 FAN ESDI, cor preta, ano 2014/2015, placa OSR 1660, com queixa de Roubo/Furto.

O quadro foi conduzido para a DRPC local, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

BP Raio realiza prisão por tráfico e consumo de drogas no bairro do Planalto em Russas

Um homem foi preso suspeito de tráfico de drogas, e outro é conduzido por consumo de entorpecentes, no bairro Planalto da Bela Vista, em Russas, na tarde dessa quinta-feira (08).

Foi preso por volta das 13h30 da tarde desta quinta, na Travessa Joaquim Pereira, Jader Anderson da Costa, 30 anos, natural de Fortaleza. De acordo com os Policiais do BP Raio que realizaram a prisão, o mesmo tinha em posse 10 gramas de Crack, 79 gramas de Maconha e 6,5 gramas de Cocaína, uma balança de precisão, além de R$ 1.059,00 em espécie. Durante a ação da Polícia, foi conduzido  José Ednardo Cândido Bezerra, de 39 anos, natural de Russas, por consumo de entorpecente.

Os Policiais conduziram ambos para a Delegacia de Polícia Civil de Russas, onde Jader foi autuado em flagrante no Art. 33 (Tráfico de Drogas), e  Ednardo  teve um TCO por Consumo de Drogas feito em seu desfavor.

Com Informações do 1ºBPM