-->

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Homem confessa ter matado a mulher e a filha de oito meses de idade

O principal suspeito do crime que vitimou mãe e filha, no último domingo (23), em Paracuru, Marcelo Barberena de Morais, de 37 anos, confessou ter matado as duas. A revelação ocorreu durante a 'Perícia Complementar', uma espécie de simulação ocorrida no local do crime, na tarde desta segunda-feira (24). 

A contadora Adriana Moura de Pessoa Carvalho Moraes, de 38 anos de idade e sua filha, Jade Pessoa de Carvalho Moraes, de oito meses, foram encontradas mortas, no quarto, na manhã de domingo (23). 

De acordo com a diretora da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) delegada Socorro Portela, o homem afirmou que "cometeu uma loucura" após uma "discussão banal" com a vítima. Durante a simulação, o homem chorou e pediu perdãoa familiares, alegando estar "arrependido".
Conforme a delegada, vizinhos também serão ouvidos pela Polícia. Um dos testes realizados na casa foi para verificar se seria possível ouvir estampidos de bala dentro do imóvel. A informação dada pelos policiais foi que em qualquer cômodo da residência teria sido possível ouvir os tiros, contrariando o que disse o irmão do suspeito.

De acordo com a Polícia, o passo a passo foi iniciado por volta das 13h e, até o momento, a perícia revelou que o crime ocorreu entre as 23h30 e às 2h da madrugada de sábado para domingo. Teriam sido levadas cerca dequatro horas entre os crimes e o aviso ser dado à Polícia.

O advogado Leandro Duarte Vasques informou que presenciou a confissão do suspeito à presidente do inquérito, delegada Socorro Portela, e ao delegado Bruno Montagnoli, que estiveram presentes na simulação realizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Segundo os peritos, na ação foram efetuadostrês disparos de arma de fogo e nesta tarde a perícia realizou um teste na acústica da casa, para saber se os demais ocupantes da residência naquela noite, quatro adultos e quatro crianças, teriam escutado o estampido das balas. Eles haviam relatado à Polícia que não tinham ouvido nada. 

No início da nova perícia, Marcelo Baberena continuava negando a autoria do crime. Após a finalização da simulação, o suspeito confessou a autoria dos assassinatos e foi encaminhado para a DHPP. Outras duas pessoas foram ouvidas, mas liberadas.

O depoimento dos parentes das vítimas e do suspeito, das pessoas que estiveram na residência nesse fim de semana mais o resultado da simulação serão anexados ao inquérito. A delegada Socorro Portela tem 10 dias para concluir o inquérito.

Diário do Nordeste

Maranhão: Prefeita ostentação é capturada em Santa Inês


Fim de linha para a prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite. Considerada foragida pela Polícia Federal, ela vinha tentando escapar da prisão, depois que foi deflagrada a ‘Operação Éden’. Ela é acusada de desviar aproximadamente R$ 14 milhões dos cofres públicos, através de licitações fraudulentas e uso de empresas fantasmas.
Lidiane Leite, conhecida como ‘prefeita ostentação’ e ‘prefeita debochada’, foi presa por volta de 20h30 deste sábado(22) quando se encontrava na casa de Felipe Carvalho, que seria seu namorado, em Santa Inês.

Ela não esboçou reação, resolveu se entregar e, neste momento, está sendo transferida para São Luís.

Fonte: blogdoantoniomartins.com


Inflação prevista pelo consumidor para os próximos 12 meses chega 10%

A inflação prevista pelo consumidor brasileiro para os próximos 12 meses chegou a 10%, em agosto, 0,3 ponto percentual acima previsão estabelecida no mês anterior. Com o resultado, o indicador atinge, pelo sexto mês consecutivo, o recorde da série iniciada em setembro de 2005 e entra pela primeira vez na casa dos dois dígitos.

Os dados foram divulgados, nesta segunda-feira, 24, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo o economista Pedro Costa Ferreira, da FGV, o resultado, apesar de esperado, é “surpreendente”. “É difícil imaginar que alguém no início do ano previsse uma aceleração tão forte das expectativas de inflação dos consumidores”, acrescentou.

O resultado, conforme disse Ferreira, reflete o dia a dia do consumidor que convive com um aumento no preço de diversos produtos e serviços.

Agência Brasil 

Seis empresas locais entre as melhores para trabalhar no País


Seis empresas cearenses foram contempladas na lista nacional do prêmio Melhores Empresas para Trabalhar (Mept). Trata-se de uma realização do Great Place to Work (GPTW). No Ceará, conta com parceria do Grupo de Comunicação O POVO, com o apoio do Instituto FA7. Ficaram na lista Café 3 Corações, Mercadinhos São Luiz, B&Q Energia, Ibyte, Ceneged e DAG - J.SLEIMAN.

Severino Ramalho Neto, presidente dos Mercadinhos São Luiz, ressalta que tem sido um grande aprendizado participar desta seleção. “É um feedback sensacional. Começamos a melhorar a cada dia. Também se traduz em melhora do relacionamento do cliente. A gente fica orgulhoso, mas o que nos move é o retorno que vem da nossa equipe pra gente. Nossa meta é manter a confiança na gente”, analisa.

A Ceneged, que presta serviço no setor energético no Ceará, Piauí e Pernambuco, participou na categoria de empresa até 999 funcionários. Ficou em 8º lugar na lista nacional. Layla Colares, analista de Recursos Humanos da empresa, lembra que é a quarta vez que está entre as melhores do País.

‘Trabalhamos de forma voltada à valorização das pessoas, proximidades dos gestores da empresa junto aos colaboradores. A gente se preocupa muito “como” a gente vai fazer, não só o que a gente faz. A gestão de pessoas é sempre de proximidade, de dar ideias, compartilhar tudo. O cotidiano da empresa é que constrói esse equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, ressalta.

O Ceará ganha visibilidade com essas conquistas das empresas. É o que destaca a diretora da regional Ceará do GPTW, Mariza Quinderé. Para ela, é uma mostra que a nossa economia está buscando melhoras no ambiente de trabalho, consequentemente, empresas têm melhores resultados. “As 50 melhores empresas para trabalhar no Ceará juntas faturaram mais de R$ 14 bilhões em 2013. O crescimento foi em média de 14%, sobre o ano anterior. A gente tem uma certeza que os bons resultados são diretamente influenciados pelo investimento na gestão de pessoas”.

O coordenador do GPTW no Ceará, Raimundo Padilha, ressalta a importância de empresas cearenses estarem no ranking nacional. “Não basta só aderir. O importante é que um número maior atingiu pontuação para ser listada. Dentro dos critérios internacionais concebidos pelo GPTW, cresceram de importância. Nossas empresas tem conseguido competir nacionalmente”.

Para Cliff Villar, coordenador de projetos especiais do O POVO, o desempenho das empresas cearenses se reflete diretamente no mercado. “Tudo isso significa o amadurecimento do empresariado local”.

Serviço

Premiação das Melhores Empresas para Trabalhar

Quando: 16 de outubro
Onde: La Maison Coliseu

O Povo Online

Polícia encontra arsenal de armas na casa do suspeito de matar esposa e filha


O suspeito de matar a esposa e a filha, Marcelo Barbarena Moraes, 37 anos, possuía pelo menos dez armas, conforme a investigação da Polícia Civil. Na casa da família no bairro Cocó, em Fortaleza, foram encontradas, na madrugada desta segunda-feira, 24, nove armas, entre revólveres e artesanais, além de uma grande quantidade de munição. 

Segundo o Perícia Forense, foram apreendidos três revólveres, cinco armas artesanais, uma carabina e uma grande quantidade de munição de calibre 22 e 765, além de dardos. “Após o flagrante do suspeito, a DHPP veio ao apartamento e encontrou essas armas, por volta de 2 horas da manhã. O local está isolada e a equipe segue agora para a casa em Paracuru”, detalhou o perito Antoniel Silva ao O POVO Online. 

As vítimas, Adriana Moura de Pessoa Carvalho Moraes, 38, e a filha do casal, Jade, foram encontradas mortas no quarto de uma casa de veraneio da família, em Paracuru, Litoral Oeste. A perícia complementar do crime será realizada ainda nesta manhã, com a presença do suspeito e da delegada Socorro Portela, diretora da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). 

Logo após o crime, na casa de veraneio, a Polícia encontrou um revólver calibre 38 no bebê-conforto da criança. Jade foi baleada nas costas e a mãe, na cabeça. O exame de balística deve sair até a terça-feira, 25.

Os corpos foram velados em uma funerária, no bairro Dionísio Torres, e o enterro ocorre desde às 10 horas, no cemitério Parque da Paz, no bairro Castelão.

O POVO Online

Ministro diz que Governo estuda cortar 10 dos 39 ministérios

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou nesta segunda-feira (24/08), em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que o governo federal avalia fazer uma reforma administrativa que deverá cortar dez dos atuais 39 ministérios. Além do enxugamento das pastas, destacou Barbosa, o Executivo federal pretende fazer uma “racionalização da máquina pública”, com redução de secretarias e até integração de órgãos públicos.

A reforma administrativa, relatou o titular do Planejamento, está sendo coordenada pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff. O assunto foi debatido nesta segunda-feira na reunião de coordenação política do Palácio do Planalto, que contou com a presença da chefe do Executivo e de ministros do núcleo político.

“Essa reforma administrativa, em linhas gerais, seguirá cinco diretrizes: a primeira é uma redução no número de ministérios. Uma redução de dez ministérios de referência. Estamos trabalhando com a meta de reduzir o número de ministérios em dez”, informou Barbosa na entrevista coletiva concedida ao lado do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Ainda de acordo com o ministro do Planejamento, a reforma administrativa vai se basear em cinco diretrizes. Além da redução de ministérios e secretarias, disse Barbosa, o governo pretende enxugar o número de cargos comissionados no Executivo, que, atualmente, gira em torno de 22 mil pessoas.

O auxiliar da presidente Dilma ressaltou que, até o momento, não há uma meta definida de redução do número de cargos comissionados. Conforme ele, o tamanho do corte será decidido após um debate com cada um dos ministros.

Com informações do G1

Grupo da oposição em Russas se reuniu neste sábado para tratar de eleição para 2016


Com o lançamento da pré-candidatura de Liro em Russas, a oposição se reuniu sábado com o Deputado Federal Adail Carneiro para conversar sobre pré-candidaturas a prefeito de Russas em 2016. Nessa reunião, surgiu mais dois nomes como pré-candidato a prefeito, que são os nomes do vereador Paulo Santiago e Yuri Guerra candidato que foi a  Deputado Estadual na eleição passada conseguindo uma expressiva votação. 

Ficou acertado que qualquer um desses nomes que sair bem numa pesquisa terá o apoio de todos. O ex-prefeito Raimundinho esteve presente e disse que está de acordo em apoiar o nome que sair melhor. 

Mas deixou claro, que se numa pesquisa espontânea seu nome sair na frente estaria a disposição do grupo. O PHS em Russas sairá fortalecido no pleito pela força que tem o deputado Adail Carneiro como presidente estadual da sigla e provavelmente no Vale do Jaguaribe também. Adriana Ribeiro irmã do saudoso Aureliano Ribeiro vai se filiar ao PHS sendo com certeza candidata a vereadora ou a outro cargo eletivo. Guida Maia esposa de Dr Paulo disse está disposta a caminhar com o grupo da oposição, disse que não pretende a se candidatar ao executivo e que já recebeu até convite da situação, mas no momento continuará no grupo que está. 

É bom ressaltar que outros nomes poderão surgir e será avaliado pela aceitação de pesquisas. De qualquer maneira a oposição política de Russas continua articulada e forte para as eleições de 2016.

Fonte: J. Honorato O Repórter

Maioria dos estados não respeita Lei de Responsabilidade Fiscal


A maioria dos estados brasileiros, afetados fortemente pela crise econômica, está descumprindo os limites previstos pela Lei e Responsabilidade Fiscal. O exemplo mais tácito disso é o que ocorreu no Rio Grande do Sul. Mas o caso gaúcho não é isolado, as demais unidades da federação, enfrentam dificuldades motivada pela queda acentuada na arrecadação e aumento dos gastos obrigatórios. As informações são da edição deste domingo do Jornal O Globo, com base nos relatórios de gestão fiscal dos estados.

Segundo a publicação, as receitas dos estados despencaram 22,4% no primeiro quadrimestre de 2015, em relação aos últimos quatro meses de 2014. Ao mesmo tempo, os gastos com pessoal, principal dor de cabeça dos governadores, subiram 5,4% no mesmo período.

O levantamento mostra que em abril, 22 estados tinham ultrapassado algum limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Deste total, seis superaram os tetos fixados para gastos com pessoal ou dívida consolidada líquida (DCL). Os demais ficaram acima dos limites prudenciais. Pela lei, esse cenário já imporia punições aos governos regionais. No entanto, a LRF prevê mecanismos de exceção para momentos como o atual, em que o Produto Interno Bruto (PIB) está em queda. Pelas regras, quando a economia cresce abaixo de 1%, dobram os prazos para reenquadramento.

Os índices, para especialistas, ainda não captaram a dimensão do problema, que resulta da desaceleração da economia em 2015. A crise também decorre de anos de guerra fiscal e políticas de incentivo a gastos comandadas pelo governo federal.

O que se observa hoje nos estados é um quadro de penúria que afeta a vida da população. Há atrasos nos salários de servidores, greves e falta material para escolas e hospitais. Ao mesmo tempo, os secretários de Fazenda implementam programas de ajuste fiscal que envolvem cortes de gastos e aumentos de impostos.

Ceará Agora

Governador Camilo Santana inaugura dessalinizadores e assina pacote de investimentos em Pentecoste

Foram entregues sistemas de dessalinização e assinadas as ordens de serviço para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) e para a reforma do mercado público ícone do município.

“Estou contente por estar aqui, agora como governador eleito, e trazer não só boas novas, mas obras concretas que irão mudar a rotina dos moradores da região”, ressaltou o governador Camilo Santana, na manhã deste domingo (23), durante o anúncio de uma série de investimentos nos festejos de 142 anos do município de Pentecoste, na região do Vale do Curu, a 90 km da Capital. O chefe do executivo estadual realizou a entrega dos primeiros oito sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) no Ceará, assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) e também a obra de ampliação e reforma do Mercado Público de Pentecoste, ícone da cidade, que será revitalizado para o uso dos moradores.

Implantação de dessalinizadores

Foi na comunidade de Vila Maracajá que o governador inaugurou os primeiros sistemas de abastecimento d’água com dessalinizadores no Ceará dentro do Projeto Água Doce do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado. A obra, que tem o investimento de R$ 1,05 milhão, é um programa-piloto e vai beneficiar 245 famílias de oito comunidades rurais da cidade (Bandeira-Inchú, Boa Vista, Lagoa de Dentro, Jurema-Aroeira, Rancho dos Moços, Salgado do Cosmo Chagas, Sítio do Meio e Riacho dos Marfins).

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado começou a etapa-piloto do programa para a implantação de 222 sistemas em todo o Ceará. Ao todo, serão beneficiados cerca de 80 mil cearenses que integram as chamadas “populações difusas” – pequenas comunidades situadas nas áreas rurais mais remotas dos municípios -, com investimentos de R$ 44 milhões.

Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o Programa Água Doce beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do semiárido. A escolha de Pentecoste para receber os primeiros dessalinizadores deveu-se à proximidade com Fortaleza, já que estes equipamentos servirão como “piloto” e balizarão a implantação dos demais sistemas implantados brevemente.

Segundo a agente de saúde Maria Ivanice Alves, de 58 anos, as obras trazem muitos benefícios tanto para a agricultura e pecuária, quanto para a saúde dos moradores da região. “Acho uma bênção divina ter sido contemplada com o Programa Água Doce. Esta obra servirá não só para nossa comunidade, como também para todas as localidades vizinhas, pois todos vamos usufruir desta água. A construção dessa dessalinizadora é muito importante para a saúde dos moradores, principalmente para aqueles que tem diabetes, hipertensão ou cálculo renal, por exemplo”, comentou.

Centro de Educação Infantil

Para o CEI que será construído e equipado em Pentecoste, o investimento é da ordem de 1,3 milhão, proveniente do Governo do Estado, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município. O prédio é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraudário, dormitório, copa, recepção e playground, podendo atender até 208 crianças. A obra será supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Para a prefeita de Pentecoste, Ivoneide Moura, a vinda do governador à cidade “não só prestigia os cidadãos, mas mostra o apoio estadual no esforço de ajudar as famílias que precisam de educação. Vejo no governador total humildade em ajudar e estar próximo das pessoas do nosso Estado. Este compromisso direto, traz-nos confiança de que teremos um novo momento para a nossa Pentecoste”, disse.

Estiveram presentes nos festejos, os secretários Mauro Filho (Fazenda) e Francisco Teixeira (Recursos Hídricos), o deputado federal José Airton Cirilo, presidente Zezinho Albuquerque (Assembleia Legislativa), deputado estadual Joaquim Noronha, além de secretários, vereadores e prefeitos da região.

Ceará Agora

Prisão com base na lei maria da penha em Tabuleiro do Norte


Neste Domingo(23), por volta das 01h40min, compareceu a unidade Policial, a senhora Katiana de Oliveira de Sousa, 27 anos, separada, agricultora, residente em Tabuleiro do Norte, informando que seu ex-compaheiro, Kelvin Nogueira Alves Fonseca, natural de Tabuleiro do Norte, 19 anos, RG:2007015024715, ajudante de mecânico, residente no Sitio Taperinha, havia lhe agredido. De imediato a Polícia Militar encontrou Kelvin na Travessa Vicente Soares, Centro de Tabuleiro, por trás da Macavi. A equipe conduziu o mesmo para a Delegacia pra a realização dos procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Suicídio por enforcamento na cidade de Limoeiro do Norte


Neste Domingo(23), por volta das 07h30min,  na localidade de Setor NH4, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, fora encontrada por populares, enforcada em uma árvore, a jovem EMANUELA RIBEIRO ARAÚJO, 19 anos, natural de Fortaleza, doméstica, amasiada, residente no Setor NH4, zona rural de Limoeiro do Norte. Os PMs da Força Tática de Apoio compareceram no local fazendo  o isolamento até a chega da PERFOCE. 

Com Informações do 1ºBPM

Veículo abandonado em Russas


Durante a madrugada de hoje(24), por volta das 02h00, na Pitombeira I, foi encontrada abandonada a motoneta Honda Biz, de cor preta e placa OIL 9838. A Polícia Militar conduziu a supracitada motocicleta ao 1º BPM para os devidos fins.

Com Informações do 1ºBPM

Prisão por receptação e associação criminosa em Russas


Neste Domingo(23), por volta das 12h00, na localidade de São João de Deus, Russas-CE, foram presos: FRANCISCO ANDRÉ LIMA FONSECA, natural de Russas-CE, 19 anos, este que estava de posse e propriedade da motocicleta Honda 125, de cor preta e placa HYR 1861, tendo esta alguns objetos pertencentes a motocicletas produto de crimes; FRANCISCO LEONARDO DA SILVA, natural de Russas-CE, 18 anos, este que estava de posse e propriedade da motocicleta Honda 150, de cor preta e placa HXJ 3132, tendo esta alguns objetos pertencentes a motocicletas produto de crimes, bem como foi apreendido o menor de idade de iniciais L.F.A.S. natural de Limoeiro do Norte-CE, 16 anos, este que estava de posse e propriedade da motocicleta Honda 150, de cor vermelha e placa HWK 1394, tendo esta alguns objetos pertencentes a motocicletas produto de crimes. A Polícia Militar conduziu todos os suspeitos e as respectivas motocicletas à Delegacia de Polícia Civil de plantão para os devidos fins.

Com Informações do 1ºBPM

PRE e PRF registram 12 acidentes com duas mortes nas rodovias cearenses


As Polícias Rodoviárias Federal e Estadual registraram nas últimas 24 horas 12 acidentes, com oito pessoas feridas e duas mortas, nas rodovias que cortam o estado do Ceará. Destes acidentes, dez ocorreram nas rodovias estaduais, com cinco feridos e duas mortes. Já nas rodovias federais, a PRF registrou dois acidentes sem vítimas fatais.

No município de Aratuba, situado a cerca de 114 km de Fortaleza, uma colisão entre um caminhão e uma moto deixou duas pessoas mortas próximo ao quilômetro 105 da CE-063. Segundo a PRE, uma ambulância ainda foi solicitada para socorrer as vítimas no local, mas elas não resistiram aos ferimentos e foram a óbito.

Já no município de General Sampaio, localizado a 124 Km de Fortaleza, um homem sofreu uma queda de moto próximo ao quilômetro 204 da CE-253. Apesar do acidente, a vítima teve apenas ferimentos leves e não corre risco de morrer.

Em Caucaia

Já no último sábado, 22, por volta das 19h, um acidente deixou cinco pessoas feridas na BR-020 próximo ao km 410 do município de Caucaia. Um carro da marca 'Fiat Uno'com cinco ocupantes saiu da pista e capotou. Quatro pessoas que estavam dentro do carro sofreram apenas ferimentos leves e um passageiro ficou em estado grave, tendo que ser encaminhado para o hospital do município.

O POVO Online

Homem é preso com quase R$ 5 mil após perseguição policial


Um homem foi preso com uma quantia entre R$ 4 e 5 mil, por volta das 18h de sábado, 22, suspeito de participar de um assalto a duas pessoas em Lavras da Mangabeira. Policiais civis e militares capturaram ele na localidade de Pedras Emendadas, em Umari, após perseguição. Dois comparsas estão foragidos.

De acordo com o titular da Delegacia Regional de Icó, delegado Marcos Sandro, três homens armados assaltaram um caminhoneiro e um comerciante na localidade de Ouro Branco, em Lavras da Mangabeira, e levaram R$ 14 mil. O trio fugiu do local em direção a BR-116, usando um veículo modelo Eco Sport.

Quando o grupo passava pela localidade de Pedras Emendadas, eles se depararam com viaturas da Polícia. Conforme o delegado Marcos Sandro, os suspeitos abandonaram o veículo e entraram em uma região de matagal, e os policiais continuaram a perseguição.

Por volta das 18h, um dos suspeitos foi encontrado com uma arma usada no assalto em Lavras e R$ 5 mil. Ele foi identificado como Francisco Moreira, natural de Fortaleza, e já responde por um latrocínio em Pacajus. Segundo o delegado, a Delegacia Regional de Icó vai investigar o caso. Os dois foragidos também seriam de Fortaleza.

O POVO Online