-->

31 de julho de 2014

Eunício faz campanha em Russas e Horizonte

  1. Nessa sexta-feira (15), Eunício Oliveira participa de caminhada em Russas e em Horizonte.
  2. Em Russas, a caminhada começa às 16h. A cidade fica na Mesorregião do Jaguaribe e é uma referência econômica para todo o Vale Jaguaribano, devido às suas desenvolvidas atividades industriais e agrícolas. Na atividade, Eunício, vai ouvir os anseios mais urgentes da população e suas ideias para melhorar a realidade do município.
  3. Já em Horizonte, a caminhada será às 19h. O município integrante da Região Metropolitana de Fortaleza foi o que mais cresceu em população no Ceará entre os anos de 2000 e 2010. E com isso, cresceram também os desafios desta cidade que é um dos polos industriais cearenses e que também tem na agricultura uma das principais fontes de geração de renda familiar.
DIÁRIO DO NORDESTE.

Executiva estadual do PT aprova expulsão de Luiz Moura do partido



A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores decidiu, na manhã desta quinta-feira (31), pela expulsão do deputado estadual Luiz Moura (PT-SP) da legenda. Moura é suspeito de envolvimento com facções criminosas em São Paulo desde março, quando foi flagrado pela polícia em reunião com supostos criminosos. A decisão ainda precisa ser ratificada pelo diretório estadual do partido.

Segundo o presidente do PT em São Paulo, Emídio de Souza, a decisão pela expulsão foi unânime. O diretório, que tem o poder de expulsar de fato Moura do partido, vai se reunir na manhã desta sexta-feira (1º). De acordo com Souza, o deputado teve “amplo direito de defesa”.
“Ele foi chamado para essa própria reunião. Foi notificado no dia 18 e foram dados dez dias para ele apresentar documentos, testemunhas. Hoje ele poderia trazer até oito testemunhas e não trouxe nenhuma, não veio”, disse.
Em entrevista à TV Globo por telefone, o deputado Luiz Moura disse que não recebeu sequer o direito de defesa e que está sendo expulso do partido por conta de um presidente (Emídio de Souza) "ditador".
Ele está me expulsando sem me dar o direito de defesa, isso porque o PT é um partido que luta pela igualdade", afirmou o deputado. Ele assegura ser ficha limpa e diz que não cometeu nenhum crime. "Até porque, até agora, fazer reunião não representa um ato ilícito", disse.
O deputado acrescentou que não foi notificado sobre a reunião que aconteceu nesta quinta para tratar de sua expulsão do partido e voltou a alegar que não recebeu o direito de se defender. Ele disse, inclusive, que ficou sabendo sobre a notícia por meio da imprensa.
De acordo com o deputado, na quarta, a 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça decidiu manter a liminar que garante sua candidatura. Moura disse que vai manter sua campanha e que continuará lutando na Justiça contPrejuízos
De acordo com o presidente do diretório estadual, a decisão foi tomada por causa do “dano causado à imagem do PT por conta das acusações e depois ainda concluindo com a ação que ele fez contra o partido desestabilizando toda a nossa coligação”.
No início do mês, Moura conseguiu liminar anulando a convenção estadual petista, da qual ele não pôde participar por ter sido afastado do partido. A liminar foi derrubada, mas, se tivesse sido mantida, poderia implicar no fim das candidaturas estaduais petistas, inclusive as de Alexandre Padilha, candidato ao governo do estado, e de Eduardo Suplicy, que concorre à reeleição no Senado por São Paulo.ra o PT para disputar as eleições de outubro.
Prejuízos
De acordo com o presidente do diretório estadual, a decisão foi tomada por causa do “dano causado à imagem do PT por conta das acusações e depois ainda concluindo com a ação que ele fez contra o partido desestabilizando toda a nossa coligação”.
No início do mês, Moura conseguiu liminar anulando a convenção estadual petista, da qual ele não pôde participar por ter sido afastado do partido. A liminar foi derrubada, mas, se tivesse sido mantida, poderia implicar no fim das candidaturas estaduais petistas, inclusive as de Alexandre Padilha, candidato ao governo do estado, e de Eduardo Suplicy, que concorre à reeleição no Senado por São Paulo.
Moura já afirmou que é inocente e usou a bancada da Assembleia Legislativa para dizer que ainda não é nem objeto de investigação formal. O procurador-geral de Justiça do estado entrou com um pedido no Tribunal de Justiça (TJ) na última quinta (24) para investigar o deputado. Segundo o Diário Oficial, o objetivo é a apuração de eventual prática de crimes de organização criminosa, extorsão, constrangimento ilegal, apropriação indébita, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e abuso de autoridade. O TJ ainda não se manifestou.
Para o partido, porém, o fato de o deputado não ser ainda alvo de investigação é indiferente. “A decisão do PT não precisa esperar fatos policiais ou conclusão de inquérito policial”, disse Souza. Segundo ele, a legenda “não é um órgão de investigação”. “Nós não temos qualquer tolerância com mal feito. Cabe aos partidos políticos filtrar aqueles que militam no seu interior e nós entendemos que a conduta dele não é compatível com as propostas do PT”, disse.
FONTE G1



Capitão Wagner evita bate-boca e diz ter projeto para segurança registrado em cartório


O vereador Capitão Wagner (PR), em contato com o Blog nesta quarta-feira, informa que sua resposta às ofensas que o secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes (Pros), tem disparado contra sua pessoa, está registrada no Cartório Melo Júnior, sob nº 73.4890. Trata-se de um conjunto de sugestões de um plano de segurança pública para o Estado do Ceará. Ciro, nessa noite de terça-feira, durante inauguração do Comitê Central do candidato a governador Camilo Santana (PT), usou a expressão “vagabundo e chefe de milícia” referindo-se a Wagner.
“Enquanto Ciro não apresenta nenhuma proposta na área para a população, nós já o fizemos e em cartório”, diz o vereador Capitão Wagner, candidato a deputado estadual. Ele adianta que suas propostas para a área da segurança pública serão, inclusive, entregues a Eunício Oliveira durante a inauguração, nessa noite de quinta-feira, do comitê central do peemedebista.
“Não vou bater boca com ninguém. A população quer propostas. Nosso plano tem 38 projetos detalhados em 30 páginas. Tudo registrado em cartório”, complementou o vereador.

Fonte: O Povo

Comunidade do Peixe resolve fazer o que o prefeito não faz



Os moradores do distrito de Peixe no município de Russas cansados de tanto esperar por uma atitude do poder executivo em relação ao transito daquele distrito várias reclamações e apelos foram feitos, mas até agora ninguém tocou nenhuma providencia. Cansados de tanto esperar os moradores juntamente com o presidente da associação comunitário e o vereador João Paulo Moreira representando o distrito mandaram confeccionar varias placas de sinalização para colocar em algumas ruas e em locais onde vão ser feitas algumas lombadas para tentar diminuir o abuso de algumas pessoas que pilotam moto naquele distrito.




Erivando Lima Repórter


Comunidades de Russas vão ganhar quadras de Futsal com tamanho oficial



Três comunidades do município de Russas sendo elas Lagoa dos Cavalos, Peixes e Cipó. Está sendo construída uma quadra em cada uma delas. Quadras que fazem parte do projeto Reassentamento 2° Etapa do Tabuleiro de Russas. Além das quadras mais quarenta e três casas estão sendo construídas e deverão ser entregues até o dia 10 de setembro aos seus proprietários. Foi o que falou a reportagem do blog o Senhor José Arudo Alves, engenheiro da empresa (GAID Construções) que está sendo responsável pelas construções.




Erivando Lima Repórter


Jovem preso armado de revolver em Quixeré



Na tarde de hoje quinta-feira, 31 de julho de 2014, na Zona Urbana de Quixeré policiais militares daquele município efetuaram a prisão do jovem José Lindolfo da Silva Pontes de 20 anos natural de Quixeré. O mesmo estava pilotando uma moto HONDA sem placa e portava um revolver calibre 32, o jovem foi levado pelos PM de Quixeré até a delegacia regional de policia civil em Russas onde foi feito o flagrante.





Erivando Lima Repórter


Morre Julio Grondona, chefe da AFA e vice da Fifa


O presidente da Federação Argentina de Futebol (AFA) e vice da Fifa, Julio Grondona, morreu ontem, aos 82 anos, vítima de complicações cardíacas.
De acordo com informações do jornal "Clarín", Grondona foi internado com urgência em um hospital de Buenos Aires após sofrer uma indisposição cardíaca. Ainda segundo o periódico, o quadro de saúde piorou nas últimas horas. Com isso, o dirigente não resistiu e morreu pouco antes de ser submetido a uma cirurgia. Grondona era presidente da federação argentina desde 1979 e foi secretário-geral da Copa da Argentina, em 1978.
Além de ser o primeiro vice-presidente da Fifa. Em 35 anos no comando da federação argentina, o maior êxito foi a conquista da Copa do Mundo de 1986.
Além deste Mundial, ganhou também duas medalhas de ouro em Olimpíadas (Atenas-2004 e Pequim-2008) e a Copa América de 1991 e 1993.
FONTE DIÁRIO DO NORDESTE.




Sobe para quatro o número de municípios com servidores em greve



Já são quatro os municípios com servidores municipais em greve no estado do Ceará. De acordo com levantamento da Fetamce (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará), estão nesta situação Canindé, Itapiúna, Mucambo e Crato.
No município de Canindé, a categoria que se encontra paralisada é a dos professores. A greve se estende desde o dia 14 de julho. Os profissionais do magistério pleiteiam um reajuste que devolva as perdas salariais ocorridas ao longo dos últimos anos, que, através de uma defasagem de reajuste para os graduados e pós-graduados, tem ocasionado a quase equiparação dos salários de professores com nível médio e com nível superior. 
Segundo a Fetamce, neste momento, tal diferença está em apenas 7,22%, enquanto o Plano de Cargos e Carreira (PCC) dos profissionais diz que esta deva ser de 40%. Canindé reajustou o salário do nível médio em 8,32%, mas não reproduziu o índice nos profissionais graduados.
Em Itapiúna, o grupo afetado é o dos profissionais da saúde, que estão em estado de greve, com paralisações momentâneas. A mobilização, iniciada ainda em junho, pretende reaver salários atrasados de auxiliares, técnicos, enfermeiros, médicos, entre outros, que já acumulam três meses sem serem pagos, afetando toda a rede de atendimento do município.

Já em Mucambo, a greve é de professores e foi iniciada hoje (31) cedo, com atos nas ruas da cidade. A insatisfação da categoria é causada, sobretudo, pelo fato da Prefeitura não ter dado o reajuste salarial dos educadores graduados e pós-graduados. 
Até o momento, o executivo da cidade reajustou apenas os salários de professores com nível médio, em 8,32%, não aplicando o índice nos demais níveis de formação. Além disso, a Prefeitura revogou integralmente o Plano de Carreira dos Professores, reduziu o salário dos educadores em 10%, retirou o direito de progressão salarial, tentou revogar o direito à licença prêmio, e tentou impedir o sindicato de funcionar, numa clara perseguição a autonomia sindical.
Por fim, no Crato são também os professores a entrarem em greve, iniciada na tarde de ontem (30), após ato que reuniu centenas de pessoas nas ruas da cidade. Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato, foi frustrada a tentativa de diálogo com a Prefeitura durante as negociações da campanha salarial 2014. 
A pauta dos trabalhadores inclui: repasse da diferença salarial do piso para todos os profissionais do magistério; majoração do percentual de regência de classe atualmente de 8% (oito por cento) sobre o salário base, para 20% (vinte por cento); reformulação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério; e progressão para os Auxiliares de Serviço Gerais, Merendeiras, Técnicos Administrativos e Secretários Escolares.
DIÁRIO DO NORDESTE


SINE/IDT de Russas informa que dispõe de vagas de emprego nas seguintes ocupações:



Mecânico de motos
Vendedor Pracista (ramo de massas)
Auxiliar de linha de produção (ramo de massas)
Caixa (com experiencia)

Auxiliar de credito
Educador social
Promotor de vendas
ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO
TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

Consultor de vendas
Empregado doméstico nos serviços gerais
GARÇOM
Pizzaiolo
ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO (experiência em cerâmica)
Atendente de balcão
Instrutor de informática
Gerente comercial
Auxiliar de cozinha

Para verificar estas e outras oportunidades os interessados devem se dirigir até a Unidade de Atendimento que fica na Av. Cel. Araújo Lima nº 1458 A – Centro Russas-CE, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Cascavel: Tigre quase arranca braço de criança no zoológico



Um menino de 11 anos sofreu graves ferimentos no braço direito, na tarde desta quarta-feira (30) ao ser atacado por um Tigre, no Zoológico de Cascavel. Ele estava em um local proibido quando foi vítima do felino.
O garoto estava no parque acompanhado do pai e do irmão de três anos de idade.
Visitantes que passavam pelo recinto dos leões viram a criança na área delimitada e tentaram alertar o pai dela, mas foram ignoradas.
O professor.


 Catarinense Ricardo Espindula conta os momentos de desespero.
Prevendo que algo poderia acontecer, já que o pai do menino ignorou os alertas, a família de Ricardo registrou um vídeo do menino momentos antes do ataque.
A imagem o mostra correndo de um lado para o outro. O garoto alimenta os animais e ainda tenta acariciá-los.


Outro visitante do parque também percebeu o perigo e gravou o menino bem próximo às jaulas.
Ao ver o filho sangrando o pai pediu por socorro e em estado de choque permaneceu com o filho até a chegada do Siate.
Os socorristas e o médico foram rápidos para imobilizar a criança que teve um corte profundo com perda de parte dos tecidos do braço.

A criança foi levada em estado grave ao Hospital Universitário. O pai seguiu em uma viatura do Corpo de Bombeiros com o filho menor. Ele pouco disse sobre o ocorrido.
Conforme a bióloga do zoo o Tigre chamado Hu tem mais de 200 kg e três anos incompletos. Ele é um animal bastante dócil e deve ter ficado estressado com a movimentação da criança na jaula.
O recinto é monitorado por guardas patrimoniais, mas a criança teria aproveitado o momento da ronda para adentrar a área proibida.

O tigre foi isolado na área de manejo, já que o local estava bastante tumultuado.  O animal será monitorado.
A Polícia Militar também foi chamada para registrar a ocorrência.


FONTE ALTO SANTO NOTICIA


Eletricista é morto a tiros por morador enquanto realizava corte de energia em São Paulo


Segundo informações dos nossos correspondentes, na última sexta-feira em Luiziânia interior de São paulo, um eletricista identificado como Valdir Carubelli, de 51 anos, funcionário da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), foi assassinado por um morador revoltado com o corte do fornecimento de energia de sua casa.

Carubelli e um amigo faziam o corte de energia por falta de pagamento quando o morador da casa,identificado como Dionatá Ribeiro de Oliveira, 21 anos, foi tirar satisfações.

De acordo com informações da polícia o eletricista se apresentou devidamente com o crachá da CPFL e avisou ao morador que iria fazer o corte por falta do pagamento mas o morador não aceitou e disse que se ele fosse cortar o fornecimento teria problema.


Segundo testemunhas o eletricista disse que, se fosse preciso, chamaria a Polícia Militar para poder fazer seu trabalho. Quando repentinamente o morador Sentrou na casa e saiu com uma espingarda calibre 28 disparando um tiro na barriga do eletricista que estava fazendo seu serviço.

O eletricista foi internado, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Santa Casa de Araçatuba, onde passou por cirurgia de três horas para recuperação do intestino, perfurado pelo tiro. Mas, na madrugada da ultima-terça(28) ele não resistiu e morreu.

O autor dos disparos fugiu do local mas foi localizado e preso em flagrante pela Polícia Militar, na periferia da cidade. Ele mostrou aos PMs onde escondera a espingarda, sob um monte de areia de construção, em uma rua próxima à sua casa.

Ele disse que tinha comprado a arma havia dois meses para se proteger de pessoas que o ameaçavam e que ficou revoltado quando o eletricista anunciou que cortaria a energia elétrica de sua casa.

Segundo informações Dionatá Ribeiro de Oliveira já tinha passagens pela polícia e uma delas na Fundação Casa por homicídio.


Ele agora está preso na Delegacia de Polícia de Penápolis esperando vaga no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José do Rio Preto.
Fonte: Gazeta MT





Universidade russa abre 20 vagas para estudantes do Nordeste


Fonte: Diário do Nordeste
Após a reunião dos BRICS em Fortaleza, o intercâmbio entre os países pertencentes ao bloco foi reforçado, inclusive no segmento de educação. A Universidade Estatal de Moscou (MSU), na Rússia, abriu o processo de inscrição, por meio da Aliança Russa, para a seleção de 20 estudantes brasileiros que desejam cursar a faculdade fora do país. As vagas são para graduação e pós-graduação e as inscrições vão até 8 de agosto.

Os interessados em iniciar a graduação poderão escolher um dos 128 cursos disponíveis nas 39 faculdades da MSU, enquanto alunos de pós-graduação terão a possibilidade de especializar-se em 18 ramos de ciências e humanidades, em 168 áreas diferentes. Em seus mais de 250 anos de história, a Universidade teve 11 ganhadores do Prêmio Nobel, entre professores e alunos.


Inscrições

O candidato interessado em estudar na Universidade Estatal de Moscou passa por um processo seletivo avaliado pela MSU e administrado pela Aliança Russa, que inclui reunião com os pais, análise de histórico escolar e currículo, tudo para garantir que o aluno se encaixe no perfil da faculdade.

Apesar de ter aulas ministradas em russo, o aluno que não tem conhecimento do idioma não deve se preocupar, já que a Aliança Russa oferece a opção do estudante frequentar a Faculdade Preparatória por nove meses antes do período letivo. Lá, eles aprendem os termos técnicos necessários para o aprendizado, além de um curso completo da língua.

O investimento anual fica entre R$ 7.000 e R$ 12.000 e inclui também direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária. O embarque acontece em duas etapas: setembro de 2014 e fevereiro de 2015.

Os interessados devem se inscrever pelo site ou pelo telefone (11) 4551-3836.

FONTE DIÁRIO DO NORDESTE.



Mulher é flagrada com celular no intestino grosso em vistoria





Uma mulher de 29 anos foi detida por agentes penitenciários da Cadeia Pública de Quixadá quando quis aproveitar o horário de visitas para entregar um telefone celular a um dos detentos. Segundo o diretor da unidade penitenciária, Mário Sérgio da Silva,  esse tipo de prática é  comum nas cadeias brasileiras, os visitantes tentarem entregar os aparelhos para os presidiários nos horários de maior movimento. Todavia, essa foi a primeira vez na cadeia pública de Quixadá que um Raio X foi utilizado para localizar objetos nos corpos dos visitantes.

De acordo com o diretor, a agente penitenciária da Cadeia de Quixadá percebeu um escorrimento na região genital de uma auxiliar doméstica. Ela pretendia visitar o marido. Para evitar algum constrangimento desnecessário, já que ela negava a existência de qualquer objeto introduzido no seu corpo, a alternativa encontrada foi conduzi-la até o Hospital Municipal Eudásio Barroso, onde foi feito o Raio X. Quando a chapa foi revelada a equipe da Cadeia Pública ficou surpresa. Havia um aparelho celular no ânus dela. O objeto mede 5cm de largura por 6,5cm de comprimento. Estava num preservativo


Ela foi conduzida até a Delegacia Regional da Polícia Civil e lá o telefone celular foi retirado, por ela, no banheiro. Em seguida foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra a doméstica, por crime específico, previsto no Código Penal. Em seguida ela foi liberada, mas se for condenada poderá pegar até um ano de prisão. Ela não explicou à Polícia como introduziu o celular no seu corpo. Disse apenas que havia sido a forma encontrada para levar o aparelho para o seu marido, um presidiário, já que dentro de pacotes de bolachas, de pães de e frutas os agentes estavam encontrando até drogas.

Na ocasião, o diretor da Cadeia de Quixadá ressaltou que a auxiliar doméstica, estava encabeçando uma lista de abaixo-assinado, para exigir da Secretaria de Justiça a sua transferência para outra unidade penitenciária. O interesse dela e de familiares de outros presos está relacionado ao rigor estabelecido após assumir a direção da penitenciária no fim do ano passado. Conforme Mário Sérgio, o rigor nas vistorias ocorre para assegurar a integridade dos mais de 180 presos sob sua custodia e de sua equipe, com o apoio da Polícia Militar. Assim como a droga está sendo apreendida, para evitar violência entre os detentos, os celulares também são usados para planejarem e ordenarem crimes, de dentro das celas, acrescentou.

Na última semana foram apreendidos dezenas de telefones celulares, em várias cadeias da região Centro do Estado.

Fonte: Blog Diário Sertão Central do Diáriod do Nordeste








Ceará registra 16 acidentes e uma morte nas últimas 24h






  1. As estradas do Ceará contabilizaram 16 acidentes nas últimas 24h. Foram registrados também uma morte e 7 feridos, sendo 3 nas federais e 4 nas estaduais.

  2. Nas rodovias estaduais, um caminhão capotou no km 15 da CE-456, no muncípio de Choró, a 178 km de Fortaleza. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor perdeu o controle do veículo e faleceu no local.

  3. Nas rodovias federais, 607 veículos foram fiscalizados, 221 autos de infração foram lavrados, três CNHs recolhidas e seis veículos foram retidos por apresentarem irregularidades.

  4. Fonte: Diário do Nordeste

















Efetivação de aterros não será cumprida no CE



Tem todas as chances de ser prorrogado o prazo (próximo sábado) para que os municípios brasileiros destinem corretamente os seus resíduos sólidos. O motivo é óbvio: existem muito mais lixões que aterros para receber os resíduos atualmente produzidos. O cumprimento difícil da Lei já pode ser chamado impossível. Dependendo de quem fala, dinheiro ou vontade política é colocado como primeiro culpado para tamanho problema de saúde pública. E com medo de serem penalizados pela desobediência à legislação ambiental - também com consequências eleitorais, prefeitos pressionam o Congresso Nacional, com a Medida Provisória 651, para a desobrigação de aterros sanitários por até oito anos.

Levando ao pé da letra, a legislação é descumprida há muitos anos. Desde 1981, com a instituição da Política Nacional do Meio Ambiente; e destinar os resíduos em lixões é crime desde 1998, com a promulgação da Lei dos Crimes Ambientais.

O que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (criada na Lei 12.305) diz é que até agosto de 2014 deverá ser implantada a disposição final ambiental adequada dos rejeitos, ou seja em aterros sanitários.


Levando ao pé da letra, a legislação é descumprida há muitos anos. Desde 1981, com a instituição da Política Nacional do Meio Ambiente; e destinar os resíduos em lixões é crime desde 1998, com a promulgação da Lei dos Crimes Ambientais.

O que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (criada na Lei 12.305) diz é que até agosto de 2014 deverá ser implantada a disposição final ambiental adequada dos rejeitos, ou seja em aterros sanitários.

O Ceará tem ao menos 280 lixões, para onde é destinada a maior parte das nove mil toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos todos os dias (não incluindo os resíduos hospitalares, chamados de sépticos, e os entulhos de construção civil).


Aterro sanitário
Em alguns municípios, lixões um pouco mais "arrumados", porque com galpões e áreas de coleta, são chamados por gestores municipais de aterro sanitário. Mas só seriam se tivesse diferentes sistemas de drenagem, que separam o chorume (líquido resultante de decomposição) e os gases, além de acondicionar os resíduos no solo com membrana impermeável, de modo a não poluir o lençol freático.

E se só deve ir para o aterro o que não pode ser reaproveitado (reciclado), o que não é descartado deve ter por destino as usinas de reciclagem, efetivando a logística reversa.

"É um problema muito complexo, em que o aterro é apenas a ponta disso tudo", afirma Mário Fracalossi, secretário-adjunto das Cidades, para quem os municípios precisam se sentir "empoderados" (leia-se: responsáveis) pela destinação correta dos rejeitos. "O Estado tem apoiado de diversas formas, incluindo financeira, mas os gestores locais têm que saber custear operação e manutenção", salienta.

Pelos altos custos de criação e operação dos aterros, os municípios do Ceará entenderam que a integração regional seria a melhor saída. Em outras palavras, as prefeituras dividiriam as despesas da destinação correta dos resíduos sólidos. E foi assim que nasceram 27 consórcios regionais. Ainda estão todos no papel. O mais avançado, que compreende o Cariri, está parado porque o Banco Mundial, que prometeu financiar em R$ 20 milhões, disse que não enviará recursos enquanto não for mudado o "modelo de governança". Em miúdos, não vai mandar dinheiro para municípios onde a coleta seletiva não é plena, não há destinação correta do material aproveitado, nem sabe qual exatamente como fazer em relação ao custo operacional.

Atraso
Para Aloísio Pedoran, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o descumprimento do prazo para a efetivação de aterros sanitários é reflexo do atraso na forma de governar, sobretudo, nas prefeituras.

Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, chama de irresponsável a lei que obriga as prefeituras sem que haja recurso para resolver o problema. "As prefeituras não tem um centavo", reclamou. A procuradora de Justiça no Estado do Ceará, Sheila Pitombeira, pontua que os gestores têm receio se desincompatibilizar com eleitores ao tomar medidas como cobrar tarifas pela aplicação de serviços básicos essenciais. "Tem cidadãos que não acham indispensável ter um celular de última geração, mas acham dispensável pagar tarifa de saneamento. Isso dificulta a tratativa com o poder público", afirmou.

Mais informações:

Secretaria das Cidades do Estado do Ceará
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima - Ed. Seplag - 1º Andar - Fortaleza
Telefone: (85)3101-4448

Fonte: Diário do Nordeste




Medicação deve diminuir mortes por infarto



O Ceará deve ter uma redução de 17% no número de óbitos por infarto quando receber o trombolítico, tratamento com aplicação de medicação responsável por desmanchar o coágulo e promover a retomada da circulação do sangue, nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Portaria, assinada ontem, prevê recursos financeiros para os municípios que aderirem à ação.

No Ceará, cidades como Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Aracoiaba, Aracati, Canindé, Eusébio, Itapipoca, Quixadá, Limoeiro do Norte e Russas receberão o medicamento. Isso porque possuem ambulâncias avançadas, pré-requisito para obter o repasse. Sobral, Barbalha e Fortaleza são locais sem necessidade do trombolítico porque possuem hospitais (de Messejana na Capital, Hospital do Coração em Sobral e em Barbalha) que realizam angioplastia coronária, cirurgia essencial para a desobstrução da artéria e que se realizada em até uma hora após o infarto dispensa o uso do tratamento com remédios.


Atendimento
O trombolítico vai atender não só os municípios listados, mas toda a região. As cidades próximas das que possuem ambulâncias também são cobertas pelo Samu, como lembra o supervisor do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Alex Mont´Alverne. Portanto, também terão acesso ao novo tratamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, para ter acesso ao recurso, os municípios devem indicar leitos de terapia intensiva (UTI tipo II ou III) e leitos habilitados como Unidade Coronariana, além de referenciar um estabelecimento habilitado em procedimentos de hemodinâmica.

A portaria também requer a informação de que os profissionais do Samu da localidade foram especificamente capacitados para a administração do trombolítico.

Conforme explica o supervisor da Sesa, o medicamento é administrado pelo médico nas ambulâncias apenas no caso de o exame de coronariografia não chegar em até uma hora. Ainda não há prazo para a chegada do tratamento ao Ceará.

Mais de 60% da população do Estado possui cobertura do Samu, ou seja, quase 6 milhões de habitantes. O serviço já está em Juazeiro do Norte e é implantando no Crato. A demanda maior é em Fortaleza. Mont´Alverne revela que o atendimento tem melhorado, inclusive com a modernização das ambulâncias e a expansão da cobertura no Estado.

Fonte: Diário do Nordeste



TRE registra 129 denúncias de propaganda eleitoral irregular

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) já recebeu 129 denúncias de propaganda eleitoral irregular. O número corresponde ao total de denúncias recebidas pelo órgão desde o dia 6 de julho, até esta quarta-feira (30).

No levantamento feito pelo TRE, as queixa contra o candidato ao governo Camilo Santana (PT) aparece com o maior número: 18 no total. Em seguida, a candidata a presidência Dilma Rousseff (PT) aparece com 15 denúncias em seu nome. O candidato a senador Mauro Filho (Pros) tem 13. Leonel Alencar Júnior, o Leonelzinho Alencar (PT do B), contabiliza 8 denúncias. Fernando Hugo (SD), que concorre ao cargo de deputado estadual tem 4. Com 3 denúncias, aparecem os candidatos Wellington Vitorino (PSC), Walter Cavalcante (PMDB) e Vitor Valim (PMDB). Além disso, 16 outros candidatos de diferentes cargos, acumulam uma queixa cada um. Entre eles, o candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), que pleiteia o governo do estado.

Dos 129 casos que chegaram ao Tribunal Regional Eleitora, 121 foram registrados em Fortaleza e 8 em cartórios eleitorais de municípios do Interior.

O caso de pintura irregular com propaganda dos candidatos em muros e fachadas é a principal das queixas recebidas pelo órgão. Em seguida aparecem as infrações cometidas por emissoras de rádio, cartazes irregulares, propagandas volante (carros de som) e panfletagem.

Diante das denúncias, o TRE-CE já instaurou os processos administrativos para apurar as infrações. De acordo com a célula de denúncias de propagandas, os casos recebidos serão levados ao Ministério Público onde serão avaliados. Os juízes irão julgar cada processo e poderão arquivar as denuncias ou dá continuidade no processo.

Fonte: Diário do Nordeste




PLANTÃO POLICIAL DO VALE DO JAGUARIBE.



ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS LESIONADAS EM JAGUARUANA

Ontem 30.07.2014 por volta das 18h10min, na Rua João Francisco Rodrigues, 1872, Jaguaruana-Ce, o senhor JOSE BATISTA ALVES DE ARAÚJO (natural de Currais Novos-RN, nascido aos 16/08/1970, filho de Sebastião Alves de Araújo e Elisa Salvina de Souza, residente na COHAB, Rua 03, casa 31, Jaguaruana-CE) conduzia a motocicleta YBR 125 K, ano 2007, de cor verde e placa HYH8004, tendo como passageira MARIA REGIANE DA SILVA (natural de Jaguaruana-CE, nascida aos 26/11/1978, filha de Francisco Ayrton da Silva e Maria de Fátima Monteiro da Silva, residente na COHAB, Rua 03, casa 31, Jaguaruana-CE), quando colidiu com a motoneta Honda Biz, ano 2011, de cor vermelha e placa OCH 6232, veículo este que encontrava-se parado, porém, seu proprietário RAIMUNDO JOSE NETO (natural de Jaguaruana-CE, nascido aos 08/02/1941, filho de Raimundo Jose Filho e Francisca Monteiro Maia, residente no local da ocorrência) estava sentado sobre o veículo, causando lesões corporais em todos supracitados. Na ocasião, o condutor da motocicleta “José Batista” sofreu uma fratura no nariz, um corte no maxilar e decepou a orelha do lado direito, sendo socorrido ao IJF de Fortaleza-CE, sua passageira “Maria Regiane”, sofreu escoriações múltiplas pelo corpo e passa bem, já o proprietário da Honda Biz sofreu lesões múltiplas pelo corpo e passa bem. A Polícia Militar compareceu ao local e adotou todas as medidas cabíveis.


ARACATI-CE ROUBO DE VEÍCULO DE POLICIAL CIVIL DA PARAIBA

Ontem  (30-07-2014) por volta das 05h20min, na BR304 km 47, bairro Pedregal Aracati, o Policial Civil da Paraíba, MARCONDES BENTO DE MOURA CASTRO E SILVA,  ,filho de Marcondes de Castro e Silva e Aldenir Bento de Moura, residente na Felipe Dias nº51, bairro Felipe Camarão - Natal – RN, o mesmo seguia de Fortaleza para Natal, quando ao parar no local acima citado, para verificar o pneu do seu veículo Duster de cor vermelha e placas NPS-8841-PB ao lado parou um carro I30 de cor preta com 04 pessoas, sendo três homens e uma mulher morena, que do referido veículo desceu 02 homens armados de pistola o ameaçaram, levando do mesmo o veículo contendo, um revolver calibre 38, oxidado nº0B207606 e registro nº000047130, uma quantia de R$ 510,00 reais, um celular Gran Duos. Adianto-vos que a CP1551 com Cb Pm Edilson e Sd Pm F. Júnior, realizaram diligências e que também foram passado paras as cidades vizinhas, mas os acusados não foram encontrados.


ARACATI-CE PRISÃO POR LESÃO CORPORAL A BALA

Ontem  (30-07-2014) por volta das 07h20min, na Rua dos Jangadeiros nº38 - Praia de Majorlândia- Aracati, durante uma discussão familiar entre o senhor, ANTÔNIO VALDONI RISPOLI, nascido aos 07-09-1939, filho de Nicolino Gregório Rispoli e Aristolina Silva Rispoli, natural de São Carlos-MT e residente no local acima citado o mesmo disparou contra seu filho, LUIS ANTÔNIO DE LIMA RISPOLI (usuário de drogas), nascido aos 15-03-1965, filho de Antônio Valdonio Rispoli e Albetiza de Lima Rispoli, natural de Campo Grande-MT, que foi atingido com 03(três) disparos, sendo um no braço esquerdo, um no ombro direito e um no abdômen, depois de tentar matar o seu genitor com uma faca. Adianto-vos que a vítima foi socorrida para o Hospital Municipal de Aracati por um topiqueiro e o autor dos disparos (pai), preso no CAPS, situado na Rua Beni Carvalho, bairro nossa Senhora de Lourdes-Aracati e a arma um revolver Taurus calibre 38 de nº PC381547 de 06 tiros com 04 munições deflagradas e 02 munições intactas e em saco plástico com mais 21 munições intactas de calibre 38 apreendidos na residência acima citada. Adianto-vos que a vitima encontra-se em situação estável e não corre risco de morte e será transferido para Fortaleza. Realizou a prisão o TR3015  que conduziram o acusado a USI e o mesmo autuado pela Lesão Corporal a Bala.

ARACATI-CE BOC POR FURTO E PRISÃO POR RECEPTAÇÃO

Ontem  (30-07-2014) por volta das 07h20min, na Travessa Barão de Messejana, bairro Campo Verde-Aracati, foi apreendido o menor,(D.S.S.)  17 anos, filho de Maria de Lourdes da Silva Santos, residente na Travessa Barão de Messejana nº1462, bairro Campo Verde-Aracati, o mesmo por volta das 18h30min na Rua Adolfo Caminha-centro-Aracati em frente à TV Sinal, furtou um celular Samsung de cor branca da senhora, JAQUELINE GOMES PINTO, nascida aos 22-101961, Fonoaudióloga, filha de Carlos Alberto Abreu Pinto e Maria Clea Gomes Pinto, natural de fortaleza e residente na Praia de Quixaba-Aracati. Adianto-vos que o menor repassou o celular para, JERFFESON ANDRADE GABRIEL DE OLIVEIRA, nascido aos 08-08-1995, filho de Antônio Rigoberto de Oliveira e Irenice Gabriel de Oliveira, residente na Rua Biquara, bairro Pedregal – Aracati, o acusado na USI entregou o celular da vítima, onde foi preso e responderá ao Art. 180 (receptação). Realizou a apreensão e prisão a RD2774 com Sd Pm Bandeira, Sd Pm Morais, Sd Pm Ferreira e Sd Pm Guilherme, que conduziram os acusados a USI, sendo feito contra o menor um BOC por Furto e contra o maior o flagrante por recpitação.


BEBERIBE-CE BOC POR TRÁFICO DE DROGAS

Ontem  (30-07-2014) por volta das 21h00min, na Praça da Matriz, na Rua João Tomás Ferreira, centro-Beberibe, depois de denúncias, foi apreendido o menor, (G.R.S.)  17 anos, filho de Gildazio do Nascimento Silva e Wanderlândia Rodrigues da Silva, solteiro, natural de Beberibe, residente na Vila Nova – Lagoinha – Beberibe, com o menor foi apreendido, 3,7 gramas de maconha e 1,6 gramas de cocaína. Realizou a apreensão a 1299 com Sd Pm Monteiro, Sd Pm Mendes e Sd Pm Nunes, que conduziram o menor a DPC/Beberibe e o contra o mesmo feito um BOC no Art. 33 da lei de entorpecentes.




TABULEIRO DO NORTE/CE LESÃO CORPORAL A BALA

Ontem  30/07/2014 (Quarta-feira), por volta de 09hs40, informações chegadas via 190(emergência) de Tabuleiro do Norte-CE, davam conta de uma pessoa lesionada à bala na localidade de ÁGUA SANTA, zona rural de Tabuleiro do Norte, ao tomar conhecimento do fato a CP-1104, composta pelos os policiais Militares se deslocaram ao local acima citado, constatando a veracidade da informação, a pessoa de CLAUDENIO DE OLIVEIRA COSTA, vulgo Denis, nascido aos 02/07/1990, filho de Clerton Cersar Costa e de Cirlene Soares de Oliveira, solteiro, pedreiro, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente no local do ocorrido, o qual apresentava uma lesão produzida por arma de fogo no braço esquerdo, sendo socorrida para o hospital local, e em seguida, transferida para o hospital de Limoeiro do Norte-CE. Que a vitima não corre risco de morte e segundo a mesma, os autores dos disparos foram dois(02) indivíduos usando capacetes e ocupando uma motocicleta de cor vermelha, que após o delito tomaram rumo ignorado. Informações repassadas pela vitima acima mencionada que estava trabalhando em sua residência quando foi surpreendido pelos dois (02) indivíduos. O policiamento de serviço está diligenciando na tentativa de identificar e prender os autores do crime. 

T.C.O POR TENTAR COLOCAR CELULAR PARA DETENTO em QUIXERÉ

Ontem  30/07/2014 (Quarta-feira), por volta de 09h45min, fomos informados pela agente prisional da Cadeia Pública de Quixeré-CE, a Sra. Maria Gorete Alves Araújo, MF: 000515-2-7 SEJUS, que uma senhora identificada por Jacira Maria Santiago Souza, filha de pai não declarado e de Maria Zuluide Santiago Souza, natural de Quixeré CE, nascida aos 02/09/1971, residente a rua Vila Nova l, Lagoinha Quixeré CE, agricultora, amasiada, a mesma encontrava-se detida na cadeia publica situada a rua Mestre Felipe S/N pois foi flagrada tentando adentrar a cadeia pública para visitar o seu amasio, o detendo Jose Nilson de Sousa, com (01)um celular de marca LG cor preta com vermelha, escondido na marmita de refeição, fato este presenciado pela agente prisional citada, que de imediato acionou a composição da CP 1094 composta pelos PMs , os quais se deslocaram a cadeia e constataram a veracidade do fato, deram voz de prisão a mencionada e a conduziram à Delegacia Regional de Russas CE, onde foi lavrado o T.C.O no art.349-A da lei nº 2848/40 e depois liberada.

APREENSÃO DE VEÍCULO IRREGULAR

Hoje  hoje, 31/07/2014 (quinta-feira), por volta das 03hs20, na CE 358, que liga Tabuleiro/Mossoró/Olho D’água da Bica, especificamente na localidade de Mossoró/Bica, por ocasião de uma BLITZ/BARREIRA (Operação Divisa Segura), foi aprendida a motocicleta HONDA CG 125 TITAN KS, de cor VERMELHA, ano 2001/2002, de placa HXP-8240, por estar com restrições junto ao DETRAN-CE ( débito de IPVA e licenciamento, multas, restrição veicular conforme Art. 233 do CTB), a qual era conduzida por VANDERNILSON DE LIMA DE OLIVEIRA, nascido aos 02/07/1993, filho de Antonio Evangelista de Oliveira e de Linete Francisca de Lima, agricultor, solteiro natural de Tabuleiro, residente na localidade de Sitio Saco Verde, Chapada do Apodí, zona rural daquela cidade. Que a CP-1104, composta pelos policiais Militares  realizaram a abordagem e em seguida apreensão e condução da motocicleta que estava sem placa para a USI de Tabuleiro.