-->

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Primeira bebê nascida em 2025 no Hospital Regional do Sertão Central veio ao mundo às 9h10min pesando 2.670Kg

  - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Com atenção materno-infantil de alto risco, os Hospitais Regionais Norte (HRN), em Sobral, e Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, ambos da Rede Sesa, contam com maternidades especializadas.

Nascido às 7h17 com 3,386 kg, o primeiro bebê do HRN é do sexo masculino, Francisco Ravi. O parto foi vaginal com 38 semanas e 6 dias de gestação. A mãe da criança, Marcileuda Martins, 31, diz ter sido emocionante saber que Ravi foi o primeiro bebê de 2025 do hospital. “É emoção demais. Aqui estamos sendo bem atendidos desde o início”, destaca. Residente no interior de Novo Horizonte, a cerca de 300 km de Sobral, ela lembra que foi acompanhada pelo pré-natal de alto risco da Policlínica porque teve histórico de pré-eclâmpsia em uma gestação anterior. “Graças a Deus dessa vez minha pressão só veio aumentar um pouco já no final da gravidez e eu pude ter meu bebê normal”, comemora.

A coordenadora médica do CASRM do HRN, Eveline Linhares, ressalta que o parto vaginal é incentivado em gestações de alto risco. “Ter uma gestação de alto risco não é uma contraindicação a esse tipo de parto. Inclusive, é a via de parto preferencial a fim de evitar complicações como hemorragia, que muito mais comum na cesárea”, destaca.

O Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) do HRN contempla clínica obstétrica, centro de parto normal, além de serviço de neonatologia. Em 2024 até novembro, foram 1.992 partos no hospital.

Já no Hospital Regional do Sertão Central, Antônia Maura de Aprígio, de 39 anos, deu à luz ao primeiro bebê do ano na unidade de obstetrícia, sendo o segundo dela. A pequena Ester Emanuele nasceu às 9h10 do dia primeiro de janeiro, com 2.670 kg. A mãe deu entrada na unidade vinda de Milhã, com um quadro de anemia, o que tornou seu parto delicado e necessário ser acompanhado de perto pela equipe de especialistas do HRSC.

Em 2024 foram realizados 1.015 partos no HRSC. O hospital também oferece o serviço de cartório, que garante o registro de nascimento com mais comodidade, enquanto a mãe e o bebê ainda continuam internados.