-->

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

PRF prende indivíduo com mandado de prisão em aberto e apreende anfetaminas em Canindé (CE)

                 As 4;30 da manhã na progresso FM 101.1.
 

Durante a Operação Carnaval 2024, PRF reforça fiscalização, prende foragido da justiça e apreende "rebites" em Canindé (CE).

Na tarde de ontem (13), por volta das 16h20, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização de rotina na BR 020, no município de Canindé, no Ceará. Durante a operação, um caminhão que seguia para São Benedito (CE) foi abordado.

Durante a abordagem, um dos passageiros, um homem de 24 anos, foi solicitado a abrir uma camisa que segurava. Ao fazê-lo, foram encontradas duas cartelas contendo "rebites", totalizando 19 comprimidos. O condutor do veículo, um homem de 31 anos, voluntariamente entregou mais três cartelas da mesma substância, totalizando 45 comprimidos.

O Nobésio, popularmente conhecido como "rebite", é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono e como forma de prolongar o tempo acordado e permitir que dirijam por longas distâncias. No entanto, a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar graves acidentes.

A substância, uma anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e faz com que o cérebro trabalhe mais depressa e cause nas pessoas a impressão de diminuição da fadiga, já que conseguem executar uma determinada atividade, como dirigir, por mais tempo.

Diante da situação, foi constatado o crime de porte de droga para consumo pessoal pelos dois homens. Conforme estabelece o Art. 28 da Lei 11.343/06, foi lavrado um Termo Circunstanciado para cada indivíduo, que se comprometeram a comparecer em audiência judicial para responder pela prática delituosa.

Além da apreensão das substâncias estimulantes, durante a fiscalização, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão civil em desfavor de um segundo passageiro do caminhão, um homem de 39 anos. O mandado, expedido pela 2ª Vara de Pinheiro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, estava relacionado à inadimplência de pensão alimentícia e havia sido expedido em junho de 2022.

Diante do mandado pendente, os policiais deram cumprimento à ordem judicial e o homem de 39 anos foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde ficará à disposição da justiça.

Justiça e Segurança