O atleta colombiano John Stiven Mendoza, do Santos Futebol Clube, foi assaltado e ameaçado antes de ter o veículo incendiado por torcedores após o rebaixamento do clube, na última quarta-feira (6). O caso aconteceu durante um tumulto generalizado no entorno da Vila Belmiro, onde o time jogou e perdeu a partida contra o Fortaleza por 2 a 1.
O g1 teve acesso, neste sábado (9), ao Boletim de Ocorrência (BO). De acordo com o documento, Mendoza tentou deixar o estádio com o motorista no veículo pessoal -- o carro estava na entrada do vestiário dos jogadores, entre os portões 4 e 5. Entretanto, os vândalos reconheceram o atleta e passaram a atirar objetos contra o automóvel.
Quando o jogador deixou a Vila Belmiro, o cenário já era de guerra no entorno do estádio. Vândalos uniformizados atiravam pedras contra o patrimônio do clube e nos policiais. Também usaram coquetéis molotov -- garrafas com líquido inflamável e pano com fogo.
Assim que o jogador deixou a Vila, um grupo o reconheceu e, de acordo com o BO, exigiu com que junto com o motorista descesse do veículo. A abordagem aconteceu em tom de ameaça e, na sequência, os torcedores roubaram uma mala que estava dentro do carro, que tinha roupas, acessórios e objetos pessoais de Mendoza.
Também foram levados o passaporte, o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), CPF e o documento do veículo do atleta. O motorista teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) roubada.
Deixou o Brasil