Três policiais militares e um guarda municipal foram presos, na manhã desta terça-feira (14), suspeitos de participarem de crimes como extorsão, homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os mandados foram cumpridos em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.
O Ministério Público do Ceará cumpriu além dos quatro mandados de prisão outros 11 de busca e apreensão contra agentes de segurança pública.
Segundo o MPCE, as investigações começaram em 2021 a partir do recebimento de um relatório da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Civil. O documento narrava um suposto esquema que envolvia o uso indevido dos sistemas policiais por agentes de segurança pública.
Ainda conforme o órgão, chegou ao Gaeco denúncia anônima sobre existência de uma milícia na periferia de Fortaleza, supostamente composta por policiais militares que estariam praticando uma série de crimes graves.
Além disso, a Delegacia de Assuntos Internos também encaminhou material para o Gaeco com provas de participação desse grupo a prática de homicídios.
Com isso, em setembro de 2023, o Gaeco ofereceu denúncia contra 11 indivíduos pelas práticas dos crimes de extorsão, comércio irregular de arma de fogo, falsidade de documento, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, usura pecuniária, ameaça e organização criminosa.
G1 CE