O município evoluiu de 5,6 para 9,25 pontos do Indicador Sintético Final (ISF) do Previne Brasil.
A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue evoluindo nas metas do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde (MS). O Programa avalia o desempenho das equipes da Atenção Primária à Saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF).
São avaliados 7 indicadores, que envolvem assistência à gestante (consultas médicas, de enfermagem e odontológica, acesso a testes rápidos), o acesso ao exame citopatológico de colo uterino, a cobertura vacinal de pentavalente e contra a poliomielite em crianças menores de 1 ano e a assistência a pacientes hipertensos e diabéticos. Estes indicadores são consolidados em um único, o Indicador Sintético Final (ISF).
Ao final de 2020, Russas tinha ISF de 5,6. No ano seguinte, mesmo com as dificuldades enfrentadas com a pandemia da COVID-19, Russas finalizou o ano com ISF de 8,35 e, no último dia 07 de outubro, o Ministério da Saúde divulgou o resultado referente ao monitoramento dos indicadores no período de maio a agosto de 2022, competência na qual o município atingiu o ISF 9,25, demonstrando importante evolução em relação aos quadrimestres anteriores.
“Os resultados alcançados são frutos do esforço da gestão e dos profissionais de saúde do Município, sempre comprometidos na melhoria contínua da assistência à saúde da população”, destacou a secretária municipal de saúde, Ana Kelly Leitão.
O Programa Previne Brasil é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) que avalia o desempenho das equipes da Atenção Primária à Saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF).