Com o objetivo de promover a governança local do ecossistema de inovação e desenvolver um Plano de Ação voltado para o desenvolvimento inovador da agropecuária regional, envolvendo as Instituições de Ciência e Tecnologias, empresas, produtores, agências de fomento e setor público municipal, estadual e federal, foi realizado na tarde de ontem, quarta-feira (10), o AgroNordeste Digital: Workshop do Ecossistema de Inovação do Vale do Jaguaribe, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Russas.
O evento foi uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Superintendência Federal de Agricultura do Ceará (SFA/CE), em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Russas e demais apoiadores do Plano Agronordeste e contou com a presença do Coordenador de Articulação e Promoção de Iniciativas de Inovação do MAPA, Antônio Caros Pias de Castro; Consultor do MAPA, Erick Samuel Rojas Cajavilca; articulador regional do Sebrae, Alcides Marques Ferreira; chefe de gabinete, Valdecir Nogueira (representando o prefeito de Russas Sávio Gurgel); secretário municipal do desenvolvimento econômico, Ari Célio Mendes; dentre outras autoridades do Município e Região.
O Workshop do Ecossistema de Inovação ajudará a estruturar eventos de aproximação entre fundos de investimento e empreendedores locais e regionais, bem como startups e agritechs para parceria no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao agronegócio.
No Nordeste, a estratégia do MAPA se baseia no Programa AgroNordeste Digital que visa a promoção do empreendedorismo de base tecnológica, agricultura digital e ecossistemas de inovação agropecuária, estruturado nas seguintes ações estratégicas: Criação e fortalecimento do ecossistema regional de inovação, promoção do empreendedorismo tecnológico, rede de aprendizagem e troca de experiências e conectividade rural.
“A importância desse evento é a gente poder congregar, entrelaçar as pessoas que desenvolvem algum tipo de ação ligada a tecnologia. Não se faz inovação sozinho, se faz inovação em parceria com o poder público, com as academias (UFC e IFCE), empresários e setor produtivo. Aqui estamos semeando e lá na frente iremos colher os futuros empregos da tecnologia e melhorar a capacidade produtiva e competitiva do produtor com tecnologia e inovação”, destacou o secretário Ari Célio Mendes.