A carta de renúncia do governador Camilo Santana (PT) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Com isso, Izolda Cela (PDT), vice-governadora, assumiu o Governo do Ceará na tarde deste sábado (2). O petista deixa o cargo para concorrer nas eleições de outubro deste ano, onde é pré-candidato ao Senado Federal. O prazo de desincompatibilização é até seis meses antes do pleito.
“Prometo manter e defender a Constituição Federal, a Constituição Estadual, observar as leis, promover o bem geral do povo cearense, respeitar e sustentar a autonomia dos municípios, sujeitar-me ao estado democrático de direito e à ordem federativa. Assim prometo”, declarou a governadora no compromisso de posse. Ela agora fica à frente do Executivo estadual até o fim de dezembro.
Maria Izolda Cela de Arruda Coelho (PDT) tem 61 anos e vai ser a primeira mulher a assumir o comando do Governo do Estado do Ceará efetivamente. Ela foi eleita como vice-governadora na chapa com Camilo em 2014 e reeleita em 2018. A nova governadora é professora e psicóloga, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Izolda é casada com o ex-prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT), com quem tem quatro filhos.