-->

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Reunião na Assembleia Legislativa trata de limites entre Quixeré e Limoeiro do Norte


Nesta quinta-feira (7), a partir das 14h, o Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa do Ceará (Celditec) realiza reunião técnica, sendo com o objetivo de firmar acordo sobre os limites entre os municípios de Quixeré e Limoeiro do Norte, ambas no Vale do Jaguaribe.

Participam da reunião os prefeitos de Quixeré e Limoeiro do Norte, além de equipes técnicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e representantes do corpo técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A reunião, agendada pelo coordenador do Celditec, Luís Carlos Mourão, foi motivada pelo levantamento georreferenciado dos limites entre os municípios de Limoeiro do Norte, Russas, Morada Nova e Quixeré, já realizado e encaminhado aos prefeitos. O levantamento já permitiu o entendimento entre Russas e Morada Nova.

Conforme Luís Carlos Mourão, o estudo se fundamenta em acordo prévio entre os prefeitos dos quatro municípios, efetivado durante reunião realizada na Assembleia Legislativa do Ceará. “O Celditec, durante a reunião realizada no Salão Nobre da Assembleia, presidida pelo deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), apresentou um mapa aos prefeitos, e o documento foi apresentado a todos com os ajustes necessários, apontados pelas lideranças das quatro comunidades. Nós desenhamos as modificações dos limites acordadas pelos prefeitos, contemplando as administrações públicas, de acordo com os seus interesses”, explica.

De acordo com o coordenador, todos os presentes concordaram com as novas definições territoriais. A elaboração do mapa, o descritor e o acordo de limites ficaram a cargo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Celditec. O acordo de limites, segundo Mourão, será votado no plenário da Assembleia Legislativa. “Acreditamos que, após a reunião desta quinta-feira, nós teremos tudo isso pronto para enviar aos municípios, que subscreverão o acordo”, antecipa.

Ele observa ainda que, por se tratar de limites que serão modificados entre os quatro municípios, está havendo um maior esforço para a conclusão do trabalho. O coordenador lembra que as tratativas eram realizadas apenas entre Morada Nova, Limoeiro do Norte e Russas. Com a recente inclusão de Quixeré, houve uma demanda pela extensão do estudo. “O trabalho já está muito bem encaminhado e, em breve, teremos notícias favoráveis e um último encontro apenas para que todos assinem o acordo, sem mais nenhum ponto polêmico”, projeta Mourão.