O município de Quixadá terá um decreto municipal em vigor a partir desta terça-feira (02) e que será válido até a próxima segunda-feira (08). As novas medidas, complementam o decreto estadual que já está em vigor em todo o estado. As novas medidas foram anunciadas pelo próprio prefeito municipal, Ricardo Silveira, ao lado dos médicos, Dr. Thiago Carvalho, Diretor da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Infectologista, Dr. Francelino de Carvalho e da Secretária de Saúde, Dra. Benedita Oliveira.
Entre as medidas do novo decreto municipal, continuam proibidas a realização de quaisquer festas e eventos com
risco de disseminação da COVID-19, sob multa que pode chegar a R$ 5 mil, a realização de rodízio no serviço do transporte de passageiros dos distritos, com a realização de barreiras sanitárias para o controle da quantidade de passageiros nos veículos, fica proibido qualquer tipo de venda e consumo de bebida alcoólica no Município de Quixadá, durante a validade desse decreto, evitando-se aglomerações, em espaços públicos e privados. Em caso de descumprimento do caput do artigo, será imediatamente interditado o estabelecimento comercial, pelo prazo de até 30 dias, proibição do uso de som e carro de som, inclusive paredão, com fins recreativos, em todo o Município de Quixadá, durante a validade desse decreto, sob pena de apreensão dos equipamentos sonoros.
O novo decreto, traz ainda medidas mais rígidas em relação as lotéricas e agências bancárias; fica permitido apenas a acomodação interna de 50% da capacidade da instituição, observando o distanciamento social, utilização de máscara e álcool em gel, assim como das demais medidas sanitárias; Bancos e instituições financeiras deverão disponibilizar pelo menos 3 profissionais de vigilância para organização das filas no perímetro externo, já as lotéricas, deverão disponibilizar pelo menos 1 profissional de vigilância para organização das filas no perímetro externo. Em caso de descumprimento das medidas, a multa pode chegar a R$ 50 mil e cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.
Outras medidas adotadas no novo decreto são: De segunda a sexta, a partir das 19h até as 5h do dia seguinte, ficarão suspensas quaisquer atividades do comércio e de serviços, exceto serviços essenciais; Comércio de rua funcionará até às 17 horas, de segunda a sexta, e até as 13 horas aos sábados e domingos.
Ficam suspensos no Hospital Dr. Eudásio Barroso e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os
serviços de caráter ambulatorial que seja direcionado a pacientes eletivos de baixo risco, restringindo-se ainda as visitas a pacientes internados, ficam suspensos ainda os atendimentos odontológicos eletivos prestados pelo município. As demais medidas, seguem as já adotadas pelo Governo do Estado, no decreto estadual em vigor.
Ricardo Silveira e os demais presentes na apresentação das medidas contidas no novo decreto, fizeram questão de alertar mais uma vez sobre a gravidade da situação epidemiológica no município. Atualmente, o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, única unidade de saúde a receber pacientes acometidos pelo vírus na região, está com 100% dos seus leitos de UTI ocupados.01/03/2021 - por Monolitos Post