-->

terça-feira, 17 de abril de 2018

Chuvas em abril de 2018 atingem o maior número dos últimos sete anos



O município de Granja registrou a maior precipitação (96 mm) entre o domingo (15) e esta segunda-feira (16); Fortaleza registrou 90.8 mm

As chuvas registradas no Ceará, em abril, atingiram números mais expressivos na comparação com o mesmo período dos anos anteriores. Até esta segunda-feira (16), o Estado registrou média de 161,1 milímetros, enquanto em 2017 foram 116,1 mm e 97,4 mm em 2016. As marcas deste ano são as maiores desde 2011, quando o Ceará teve média de precipitações em 196,9 milímetros.  

Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a segunda quinzena do mês de abril começou com chuvas em pelo menos 100 municípios do Ceará. Sendo as maiores precipitações em Granja (96 mm), Fortaleza (90.8 mm), Paracuru (86.2 mm), Eusébio (80 mm) e Ocara (76 mm). No intervalo entre as 7h deste domingo (15) e as 7h desta segunda-feira (16), foram registradas precipitações em todas as macrorregiões do Estado.

“Em março nós tivemos um período de redução chuvas, mas a primeira quinzena de abril foi de boas precipitações e os dados refletem em números animadores. Considerando o período até hoje, a quadra chuvosa, que teve início em fevereiro, pode ser considerada dentro da média e ainda temos até maio”, comentou o meteorologista Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.

Os registros dos últimos dias contribuíram para que as chuvas de abril ultrapassassem março, quando as precipitações ficaram abaixo da média. Até esta segunda, a Funceme aponta que a média deste mês encontra-se em 161.1 milímetros, contra os 120 mm do último mês.

A expectativa é que as precipitações continuem a ocorrer no próximos dias, pois a previsão do tempo realizada nesta segunda pela Funceme indica nebulosidade variável com chuva em todo o Ceará até, pelo menos, a próxima quarta-feira (16).

Balanço parcial

Até o momento, mais de 50 municípios já registram chuvas acima da normal climatológica. Os dados são parciais e ainda devem variar. As três macrorregiões mais beneficiadas durante a primeira quinzena de abril foram: Litoral Norte (214.3 mm), Jaguaribana (203 mm) e Ibiapaba (202.9 mm).


Red; DN