-->

sábado, 4 de novembro de 2017

Floresta empata com Fortaleza, conquista Fares Lopes e vai jogar a Copa do Brasil



Os representantes cearenses garantidos na Copa do Brasil 2018 são: Ceará, Ferroviário e Floresta.

   O Floresta sagrou-se campeão da Taça Fares Lopes 2017 e garantiu vaga na próxima Copa do Brasil. A equipe da Vila Manoel Sátiro cresceu para cima do Fortaleza e conseguiu um novo empate por 1 a 1 na tarde deste sábado (4), na Arena Castelão. O resultado foi suficiente para o título, já que o time jogava por dois resultados iguais para levantar a taça. 

O Leão do Pici chegou a abrir o marcador antes de um minuto de partida com Pablo, mas não demonstrou interesse no confronto, criou pouco e viu o Floresta tomar as rédeas do confronto, empatando aos 29 da etapa final. O gol do título foi marcado por Edson Cariús, após cobrança de pênalti. Deste modo, os representantes cearenses na Copa do Brasil de 2018 serão: Ceará (atual campeão cearense), Ferroviário (atual vice-campeão do estadual) e o Floresta (campeão inédito da Fares Lopes).

O jogo

A finalíssima da Taça Fares Lopes começou com um gol relâmpago. Logo antes do primeiro minuto, Ronny achou Pablo, que invadiu a área e bateu na saída do goleiro Davi. O Tricolor começava a decisão de forma fulminante e já jogava a pressão para o lado do Floresta, que precisava de um empate para o título da competição. 

Todavia, o restante do confronto não permaneceu com o mesmo ímpeto tricolor. Apesar do tento e reforçado por nove jogadores que conquistaram o acesso à Série B, o Fortaleza parecia desinteressado na partida, errando muitos passes e dando espaços para o contra-ataque do Floresta. Ronny, responsável pelo setor de criação, desperdiçou duas chances dentro da área, jogando longe a chance do Leão ampliar.

Por outro lado, o time da Vila Manoel Sátiro conseguiu levar perigo para a defesa alternativa do Fortaleza, que atuava com o lateral Bruno Melo compondo a zaga central. Carius, aos 22, chutou de dentro da grande área e a bola explodiu em Ligger. Aos 31, o centroavante recebeu novo oportunidade e testou cruzamento de Renê para fora, não conseguindo mudar o placar no primeiro tempo.

A etapa final já começou com o Floresta amadurecendo o seu gol. Logo aos 2, Zé Carlos emendou um chute cruzado que passou próximo da trave de Boeck. O jogo ficou aberto, com chances de ambos os lados. O lance capital da partida aconteceu aos 29, quando Bruno Melo derrubou Felipinho dentro da área. O zagueiro acabou expulso e o Fortaleza viu o empate acontecer após cobrança de Edson Carius, deslocando o arqueiro tricolor. 

O restante da partida foi de muita briga por parte do Fortaleza, mas o time pecava nos arremates e falta de qualidade técnica dos seus jogadores. Coube a Jô, aos 47, a última chance do Leão, no entanto, o atacante finalizou completamente sem direção e acabou com o que poderia ser o empate tricolor. Fim de jogo no Castelão, o Floresta conquistou o título da Fares Lopes e, de sobra, ganhou a vaga na Copa do Brasil.

Feito inédito

O Floresta entrou em campo buscando fechar a atual temporada com chave de ouro e conseguiu. Com apenas três anos de disputas no módulo profissional, a equipe já conquistou a Taça Fares Lopes 2017, primeiro título de expressão, e ainda vai participar da próxima edição da Copa do Brasil pela primeira vez. Vale ressaltar que na atual temporada, o time da Vila Manoel Sátiro foi vice-campeã da 2º divisão do Estadual e garantiu também o acesso para a elite do futebol cearense.

Vaga ameaçada

O Fortaleza Esporte Clube não está garantido na Copa do Brasil 2018. O título da Taça Fares Lopes oferecia ao campeão a última vaga cearense na competição nacional. No entanto, o Tricolor de Aço ainda pode participar do torneio através do ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para que esse cenário se confirme, o Leão precisa torcer para uma das três situações: título do Joinville na Copa Santa Catarina, conquista da vaga na Libertadores pelo Atlético Paranaense ou caso o seu arquirrival Ceará seja campeão da Série B do Brasileirão. 

   
Red; DN