Com a mudança, as localidades poderão contar com apoio federal em diversas frentes que estimulam o desenvolvimento regional
Em decisão tomada nesta quinta-feira (23), o Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) aprovou a inclusão de mais 73 municípios, dos quais 10 cearenses, na região do Semiárido brasileiro. A remarcação beneficiou principalmente cidades localizadas no litoral do Estado, que agora poderão contar com apoio federal em diversas frentes que estimulam o desenvolvimento regional.
Os municípios cearenses que serão incluídos no Semiárido são: Chaval, Barroquinha, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Trairi, São Gonçalo do Amarante e Guaiúba. Dentre os benefícios que estas cidades terão a partir de agora, há o acesso a investimentos em condições mais favoráveis para geração de emprego e renda, além de apoio em ações emergenciais para convívio com a seca.
A remarcação dos municípios cearenses foi embasada em diversos estudos sobre a situação de cada município, incluindo um levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que teve como base o percentual diário de déficit hídrico e o Regime de Aridez (RA). O levantamento técnico foi validado por um grupo de trabalho interministerial do Ministério da Integração e da Superintendência.
Red; DN