-->

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Festa carnavalesca acontece do litoral ao sertão do Ceará

Maior participação da iniciativa privada e saídas criativas para reduzir custos. Esses serão os principais ingredientes que os novos prefeitos recorrerão para garantir a folia em seus municípios, principalmente aqueles onde a folia momina é tradicional e uma referência da festa, quer no litoral ou na serra, como são os casos de Aracati e Aquiraz, no Litoral Leste, Paracuru, no Litoral Oeste; e São Benedito, na Serra da Ibiapaba.

A alternativa de ser fazer parcerias públicas e privadas se acentuou com vista ao Carnaval deste ano, especialmente com a decisão tomada por decreto pelo governador Camilo Santana, de proibir o investimento dos órgãos da administração direta e indireta no financiamento do Carnaval no Interior.

LEIA AINDA
. Criatividade para animação superará crise e ciclo de seca
. Prefeitos dizem não ter verba para evento

O argumento é que a crise financeira que se abate sobre o Estado e mais a seca, que tem agravado o desabastecimento em diversas localidades do Interior, inviabilizam a realização do evento.

Apesar dessas dificuldades, o prefeito de Aracati, Bismarck Maia, garante que está assegurada a festa na cidade e mais, na praia de Canoa Quebrada, que também vem se consolidando como uma referência de fluxo de turistas neste período. Segundo o gestor, a saída para se fazer com que a festa não perca seu brilho é a busca por patrocinadores empresariais.

"Aracati tem sua própria combustão. Não se pode deixar de incentivar pelo que oferece de empregos neste período, pela sua capacidade de atrair pessoas, não apenas da Capital, mas de várias cidades do Interior e até de outros Estados", diz Bismarck. Ele informa que está formando uma Comissão de organização para o Carnaval", tanto para providenciar os patrocínios, em que estará à frente, quanto na logística.

Fonte DN