-->

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Eunício quer celeridade na nomeação de ministro: 'é preciso STF completo para dar continuidade nos julgamentos'

'Não acredito que tenha ambiente político, nem motivo, para se protelar a votação do indicado. Se eleito presidente, na medida do possível, darei celeridade na escolha'



O senador Eunício Oliveira (PMDB) afirmou, nesta segunda-feira (23), que dará total celeridade ao trâmite de nomeação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Segundo o peemedebista, uma vez eleito à presidência do Senado, despachará, imediatamente após receber a indicação, a matéria à Comissão de Constituição e Justiça. Na última quinta-feira (20), o ministro Teori Zavascki morreu em acidente aéreo.

"Se eleito, quando a indicação chegar no Senado, vou despachar imediatamente para a Comissão de Constituição e Justiça. Depois que passar por lá, vou colocar em votação no plenário, assim que tiver quórum", garantiu o peemedebista. "Acho que no máximo em 30 dias deverá estar concluída a escolha do novo ministro do STF".

Eunício, principal nome para suceder Renan Calheiros (PMDB) na presidência do Senado, disse ainda que irá "democratizar" a gestão da Casa. O senador afirma que irá definir a pauta do Senado com os líderes, evitando "uma pauta fechada, uma pauta do presidente".

O senador cearense pretende manter, através dessa "democratização", a base aliada do presidente Michel Temer (PMDB) unida, sem rachas. A medida é extremamente necessária para aprovar as reformas polêmicas propostas pela equipe econômica do Palácio do Planalto.

Novo ministro

Após conversa com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, Temer se comprometeu a somente indicar o nome do próximo ministro da Corte após a redistribuição da relatoria da Lava Jato. Desta forma, o peemedebista evita ser envolvido em acusações de tentar atrapalhar o andamento da operação, além de preservar o indicado.

Com informações do Estadão.