-->

terça-feira, 16 de agosto de 2016

IML de Russas começa a funcionar sob a supervisão de Elayne Stanislau


Nesta segunda-feira 15 de agosto, foi dado início em Russas a implantação do Instituto Médico Legal (IML), que irá funcionar em dois locais distintos, no Hospital e Casa de Saúde de Russas, será o necrotério onde são realizados os seguintes serviços básicos de perícias médico-legais, Serviço de Medicina Legal (SML) - exames de necropsia ou cadavéricos em casos de mortes violentas ou suspeitas, Serviço de Mortes por Antecedentes Patológicos (SMAP) também conhecido como Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) - exames de necropsia em casos de mortes sem assistência médica.

Já no centro Margarida Leandro, irá funcionar a Clínica Médico-Legal que oferece serviços de realização de exames de conjunção carnal, ato libidinoso, lesão corporal, verificação de aborto, verificação de idade, sanidade física, sanidade mental, psiquiátrico; emitindo seus respectivos laudos.

A Divisão de Laboratórios executa exames periciais toxicológicos e de vestígios biológicos como pesquisa de sêmen e sangue humano.

Seis peritos médicos e seis técnicos de perícia irão trabalhar em Russas em regime de plantão permanente e com a supervisão de Elayne Stanislau, que esteve no Hospital e Casa de Saúde conversando com Dr. Paulo Augusto Campelo Bessa.

A instalação é provisória, visto que esta em fase de conclusão o prédio do Núcleo da Perícia Forense em Russas, com previsão para ser inaugurado em outubro.


Para funcionamento do necrotério foi decisivo o apoio da CDL que bancou a reforma necessária.

Informações de Ricardo Torres