-->

terça-feira, 29 de março de 2016

PMDB de Minas rompe com Dilma, mas segue com governador Pimentel

Da esq. para dir.: o governador de Minas, Fernando Pimentel, a presidente Dilma e o vice Michel Temer

O PMDB de Minas Gerais decidiu, nesta segunda-feira (28), romper com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Quase por unanimidade (com apenas um voto contra), o diretório regional do partido decidiu que, na reunião nacional que acontecerá na terça (29), os
filiados votem pelo afastamento em relação ao governo federal.

Contudo, ainda não há decisão sobre rompimento com o governo do Estado, Fernando Pimentel (PT). O vice-governador, Antônio Andrade, é presidente do diretório mineiro.

Na Assembleia Legislativa, o PMDB é a maior bancada, com 13 deputados estaduais (17% do total). O partido ainda tem cinco secretarias estaduais: Agricultura, Cultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Econômico.

Na esfera federal, o PMDB-MG ocupa o Ministério da Aviação Civil (sob o comando do ministro Mauro Lopes) e possui seis deputados federais.

O governador Fernando Pimentel não se pronunciou. A assessoria do governo mineiro informou que não há discussões a respeito do destino dos cargos do partido no âmbito estadual, e que a situação segue como está. No início do mês, reportagem da Folha mostrou que parte dos peemedebistas passou a se queixar publicamente da gestão Pimentel.

O PMDB-SC foi o primeiro a decidir desembarcar do governo Dilma, no último dia 14. O diretório do Rio de Janeiro, o maior e mais influente, também já sinalizou que deve abandonar a administração petista.

Folha de S. Paulo