-->

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Em tarde de muitos erros, Ceará perde do Vitória da Conquista na estreia pela Copa do Nordeste


O atual campeão da Copa do Nordeste teve uma estreia para deixar seu torcedor na bronca. Na tarde deste domingo, o Ceará foi incapaz de se organizar em campo e perdeu para o Vitória da Conquista, por 2 a 1, em Ilhéus-BA. Com o resultado, caiu a invencibilidade que o Alvinegro manteve no torneio desde a final contra o Sport-PE, em 2014. A equipe de Porangabuçu volta a jogar pelo Nordestão na próxima quinta-feira, diante do Flamengo-PI, às 21h30min (horário de Fortaleza), no PV. 

A bola pareceu quente aos pés do Ceará durante a partida no Estádio Mário Pessoa. O Vovô apresentou desde cedo dificuldades na manutenção da posse de bola. Os espaços e chances de gol apareciam, mas a equipe de Lisca errou muito na busca pelo último toque e não impôs com regularidade o domínio das ações do jogo. Combativo, o Vitória da Conquista aproveitou a insegurança dos alvinegros e investiu em contragolpes rápidos. 

A abertura do placar veio em cruzamento na área a etapa inicial. E mais um problema do Ceará, que não é de hoje, se fez presente. Autor do gol pelo time baiano, o lateral direito Artur aproveitou o escanteio e teve total liberdade para cabecear. Além de acabar com o longo tempo de Éverson sem ser vazado - 667 minutos -, o tento mostrou a falha de posicionamento da dupla de zaga formada por Charles e Carlão em lances aéreos.

Os visitantes procuravam reagir principalmente pelas jogadas de Fernandinho, Serginho e Alex Amado. Contudo, a qualidade técnica individual não conseguiu fazer muita diferença dentro de um time com peças afastadas em campo, muitas vezes apostando no chutão para tentar engatar uma oportunidade de alterar o marcador. Faltou paciência ao Vovô na hora de amadurecer a criação de boas investidas contra o Vitória da Conquista. O time da casa ainda poderia ter ampliado, não tivesse sido mal anulado o gol legal marcado por Tatu. 

Até quando teve a chance de deixar tudo igual com lance de pênalti, no final da primeira etapa, o Vovô confirmou não estar num dia com a cabeça no lugar. Siloé cobrou pessimamente, praticamente recuando a bola para o goleiro. 

Depois do intervalo, poucas coisas mudaram no Ceará. A substituição de Siloé por Bill deu um pouco mais de mobilidade e levou mais incômodo à marcação do oponente. Mas, diante do Vitória da Conquista ligado na movimentação alvinegra, o Vovô não teve cintura para se desvencilhar. O time se manteve perdido, sem conseguir uma sequência de mais de três passes na maior parte da peleja. 

No momento de mais tranquilidade para pensar uma jogada com qualidade, Fernandinho enxergou Guilherme Biteco dentro da área e concedeu o passe para o gol de empate. Lampejo. O placar igual não fez o Alvinegro crescer e ter mais consciência na organização tática. Não bastasse a desordem, a defesa voltou a bater cabeça para entregar o gol da derrota. Éverson devolveu mal a bola ao campo, que acabou sobrando para Rayllan live dentro da área. Charles derrubou o atacante. Pênalti, e gol do Vitória. Restou a lição de uma estreia sem a menor pinta de campeão para o Ceará.

FICHA TÉCNICA

Vitória da Conquista 
Carlos Roberto; Artur, Leandro, Júnior Gaúcho e Thiaguinho; Edimar, Maicon Costa, Diego Aragão e Rafael Granja (Carlinhos; Tatu e Jairo (Rayllan) 
Técnico: Evandro Guimarães

Ceará
Éverson; Tiago Cametá, Charles, Carlão e Fernandinho; Baraka, João Marcos, Guilherme Biteco (Jhonnatan) e Serginho; Alex Amado (Assisinho) e Siloé (Bill)
Técnico: Lisca

Gols: 15min/1T - Em cobrança de escanteio, Artur sobe sozinho na área para o cabeceio. 10min/2T - Guilherme Biteco recebe belo passe de Fernandinho e, de frente para o gol, escora para as redes. 29min/2T - Rayllan bateu no meio do gol e converteu pênalti.

Local: Estádio Mário Pessoa, Ilhéus-BA
Árbitro: Eduardo de Santana Nunes (SE)
Assistentes: Daniel Vidal Pimentel (SE) e Rodrigo Guimarães Pereira (SE) 
Cartões amarelos: Leandro Cardoso (V), Júnior Gaúcho (V), Maicon Costa (V), Tatu (V), Alex Amado (C), Serginho (C), Charles (C), Carlos (V)