-->

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Presidentes da Conmebol e da Concacaf são presos em Zurique


Em uma ação policial efetuada no Baur au Lac, mesmo hotel em Zurique onde executivos da Fifa foram presos em maio sob acusação de corrupção (entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin), o presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, e o da Concacaf, Alfredo Hawit, acabaram detidos. A operação realizada na manhã desta quinta-feira foi em cumprimento a uma determinação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Hawit, de 64 anos, assumiu interinamente a Confederação das Américas do Norte e Caribe após Jeffrey Webb, então presidente, ter sido preso na operação de maio. Já Napout substitiu o uruguaio Eugenio Figueiredo, também detido.

Comunicado sobre as prisões pela reportagem do GloboEsporte.com, o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney informou que sua agenda foi mantida, e já se encaminhou para a reunião do Executivo da entidade. O dirigente tem retorno ao Brasil previsto para a noite desta quinta. Filho do ex-presidente da República José Sarney,  Fernando foi indicado pela Conmebol para substituir Marco Polo Del Nero no Comitê Executivo da Fifa.

Ciente do ocorrido, a entidade que rege o futebol mundial se pronunciou logo após as prisões efetuadas nesta manhã.


- A FIFA tomou conhecimento das ações tomadas hoje (quinta) pelo Departamento de Justiça dos EUA. A FIFA continuará a cooperar plenamente com a investigação dos EUA, tal como permitido pela Justiça Suíça, bem como com a investigação que está sendo conduzida pela Procuradoria-Geral da Suíça.
Aberto aos meios de comunicação durante a semana, o Baur au Lac foi imediatamente fechado após a ação em conjunto das polícias suíça e americana, vetando a entrada dos jornalistas que apuram informações do lado de fora do hotel. Com pedido de segurança reforçada para o local, a administração proibiu a presença dos profissionais de imprensa na calçada do estabelecimento.

Globo Esporte