-->

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Polícia investiga golpe a paciente aplicado por falso médico


Familiares de uma paciente que se recupera de câncer denunciam golpe aplicado por um falso médico, em um hospital particular de Fortaleza. Por telefone, o criminoso se passou pelo profissional e solicitou a compra com desconto de medicamentos que seriam usados pela vítima. A família foi extorquida em R$ 5 mil. A Polícia Civil investiga o caso, ocorrido no último dia 15.

De acordo com o delegado Jaime de Paula Pessoa, titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações, o delito chamou atenção, pois o criminoso tinha “informações privilegiadas” sobre a paciente. Ele sabia que a mulher se recuperava de cirurgia para retirada de câncer e o nome do médico responsável pelo procedimento.

O golpe

Segundo um dos familiares, que prefere não se identificar, a vítima estava internada no hospital quando recebeu a ligação do telefone da própria unidade. Um homem se passou pelo médico da vítima. “Ele, inicialmente, perguntou se ela se recuperava bem e fez recomendações do tratamento, para ganhar confiança”, narra.

Depois, sugeriu a compra em quantidade de dois medicamentos e se ofereceu para conseguir desconto, comprando de um fornecedor. A família acreditou no golpista e realizou dois depósitos bancários na conta repassada pelo criminoso. Quando a paciente recebeu alta, descobriu do verdadeiro médico que se tratava de golpe. Durante as investigações, descobriu-se que a conta bancária era de outro estado. As ligações do criminoso eram feitas de um telefone registrado em Mato Grosso do Sul (DDD 61).

Crimes semelhantes foram registrados em, pelo menos, seis estados brasileiros somente neste ano, de acordo com levantamento realizado pelo O POVO. Os casos seguiam o mesmo roteiro: criminosos ligavam para os quartos de pacientes internados, se passavam por médicos ou funcionários do hospital, solicitando depósito de dinheiro para pagar medicamento ou honorários. Conforme o delegado Jaime de Paula Pessoa, em Fortaleza, este foi o primeiro caso registrado em Boletim de Ocorrência (BO).

O Hospital São Carlos, onde a vítima estava internada, informou que os funcionários são orientados a não repassar dados pessoais dos pacientes e que também registrou BO sobre o caso. Após o ocorrido, foram afixados avisos em todos os telefones da unidade, informando que não solicita pagamento por depósito em conta bancária.

Saiba mais

Natal. Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Norte denunciou, em outubro, golpes envolvendo familiares de pacientes internados em hospitais.

Recife. Em novembro, Polícia Civil iniciou investigação contra golpes semelhantes aplicados em hospitais particulares da cidade.

Brasília. Em julho, familiares de seis pacientes internados receberam ligações pedindo repasses para viabilizar procedimentos médicos. Duas vítimas pagaram R$ 3 mil. Houve casos similares em março e abril.

São Paulo. Pacientes internados nos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês receberam ligações de pessoas se passando por médicos. Casos ocorreram em agosto.

Rio de Janeiro. Secretaria Estadual da Saúde iniciou, em setembro, campanha de conscientização em hospitais, alertando sobre o golpe.

O Povo Online