-->

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Deputados do Ceará faltam em votações decisivas


No clima de crise política nacional, agravada neste segundo semestre, nem todos os deputados federais do Ceará têm conseguido acompanhar a dinâmica das votações em Brasília. De 37 sessões contabilizadas de agosto a outubro, parlamentares do Estado chegaram a faltar a votações importantes, alguns com justificativa de licença médica e missão especial e outros sem qualquer explicação. O levantamento refere-se ao período de 4 de agosto a 15 de outubro.

O balanço considera os 20 deputados federais cearenses que exerceram integralmente o mandato durante este ano. O deputado federal Arnon Bezerra (PTB) esteve ausente em sete sessões deliberativas da Câmara, incluindo a primeira votação após o recesso parlamentar, no dia 4 de agosto. No dia 12 do mesmo mês, ele faltou a duas votações na Casa, uma que trata da polêmica lei para combater o terrorismo no País e outra referente à reforma política. 

Já o deputado Adail Carneiro (PHS) faltou apenas a duas sessões com votação na Casa, sob a justificativa de licença para tratamento de saúde. O deputado Aníbal Gomes (PMDB) teve sete faltas em votações da Câmara Federal nos últimos três meses, todas com alegação de tratamento médico. Em uma dessas ausências, o peemedebista deixou de votar, em segundo turno, a polêmica PEC que reduz a maioridade penal para 16 anos em crimes considerados hediondos.

O deputado novato Cabo Sabino (PR) apresentou duas faltas justificadas para tratamento de saúde neste segundo semestre. Por conta da ausência, ele perdeu a votação, em segundo turno, da PEC 172/2012, que proíbe qualquer lei federal a impor atribuições aos estados e municípios sem indicar a fonte de financiamento. O deputado Chico Lopes (PCdoB) faltou a quatro sessões no semestre, sempre justificando tratamento de saúde.

Missão especial

O deputado Danilo Forte (PSB) teve seis ausências nos últimos meses, mas só apresentou justificativa em três delas, alegando ter se afastado por problemas de saúde. O líder do PROS na Câmara dos Deputados, Domingos Neto, só teve três faltas na Casa no último semestre. Em todas, o parlamentar alegou estar em missão especial, mas sem dar detalhes das atividades.

O deputado Genecias Noronha (SD) faltou a quatro sessões deliberativas da Câmara Federal desde agosto, mas não justificou nenhuma das ausências. Ele deixou de votar o segundo turno da PEC 172/2012. Gorete Pereira (PR) não esteve presente em seis sessões da Câmara durante o semestre e, em todas as ausências, justificou tratamento de saúde. No mesmo período, José Airton Cirilo (PT) ausentou-se em duas sessões sem apresentar justificativa e faltou duas outras alegando problema de saúde.

Já o líder do governo na Casa, José Guimarães (PT), marcou presença em todas as sessões de agosto a outubro. O petista tem enfrentado saias justas para salvar os interesses do Executivo federal no Congresso Nacional.

Leônidas Cristino (PROS) faltou duas vezes a sessões deliberativas da Câmara, mas ele não apresentou nenhuma justificativa. Luizianne Lins (PT) se ausentou de cinco votações, três delas sob a alegação de tratamento de saúde, mas faltou a primeira votação do semestre, em 4 de agosto, sem justificativa.

O deputado Macedo (PSL) apresenta quatro faltas em votações da Câmara, todas sem justificativa. Ele deixou de votar, em primeiro turno, a PEC dos Cartórios, que regulariza a situação de pessoas que estão no comando de cartórios sem ter prestado concurso público.

Afastamento

Moroni Torgan (DEM) faltou a seis votações na Câmara Federal no segundo semestre deste ano, três com o argumento de afastamento por questões de saúde. Nas demais ausências, ele aponta "missão autorizada".

Moses Rodrigues (PPS) não marcou presença em cinco votações desde agosto nem justificou nenhuma das faltas à Casa. O parlamentar não votou, em segundo turno, a PEC 172.

O deputado Odorico Monteiro (PT) contabiliza cinco ausências em votações, sempre com a justificativa de afastamento para tratamento de saúde, incluindo as duas primeiras votações deste semestre. Já Raimundo Gomes de Matos (PSDB) e Ronaldo Martins (PRB) não se ausentaram de nenhuma votação na Casa no período considerado.

Diário do Nordeste