-->

terça-feira, 23 de junho de 2015

Vereador denuncia: DEMUTRAN de Tabuleiro existe mais não funciona

Segundo vereador, o órgão municipal de trânsito tem diretor nomeado recebendo e já teve até carro a disposição, mais nunca funcionou

Na sessão ordinária da câmara municipal de vereadores de Tabuleiro do Norte, realizada na manhã de sexta-feira, 19 de Junho, o vereador Edicélio Targino de Sousa, fez uso da tribuna no grande expediente para relatar sobre dois dos principais temas, que hoje tira o sossego do cidadão Tabuleirense. O primeiro, é a falta de agrupamento de agentes treinados para educar, controlar e fiscalizar o trânsito urbano da cidade, o segundo, foram um desagravo as devassas realizadas pela PRE-Policia Rodoviária Estadual, feita constantemente em Tabuleiro, a qual traz prejuízos imensuráveis aos cidadãos mais humildes da terra dos caminhoneiros.

O vereador lembrou que a municipalização do trânsito, foi aprovado pela câmara de vereadores desde o ano de 2009. Na época, foram instalados os semáforos enfeitando o centro da cidade e criado o DEMUTRAN  de Tabuleiro. Os semáforos não foram acesos e o DEMUTRAN mesmo com diretor nomeado e carro a disposição nunca atuou, assim como o concurso para agentes de trânsito não passou do campo das promessas.

Para Edicélio, a falta desse agente cobrador das mais simples regras de trânsito ocasiona centenas de flagrantes por falta de capacetes, quando a PRE invade a cidade geralmente com o único intuito de arrecadar visto que, na maioria dos casos, o policial sequer revista os veículos e as pessoas em busca de armas e drogas. Olhando apenas os itens de segurança do condutor e se as taxas do veiculos foram pagas em dia. 

Mais uma vez o parlamentar cobrou do prefeito Marcondes, um esforço no sentido de efetivar o DEMUTRAN, pois além de colaborar com a segurança nas ruas do centro, irá prevenir os motoristas para andarem de acordo com a lei, como as cidades de Limoeiro do Norte, Russas, Aracati e Morada Nova, na região Jaguaribana, que já tem essa cobrança por parte do próprio município.

Em aparte o vereador Francisco Feitosa (Chicão), lembrou que quando esteve em comissão no DETRAN, cobrou do chefe local a implantação de redutores de velocidade nas estradas estaduais que cortam o município, e que ouviu dele, que essa parte seria de responsabilidade do DERT.

Também em aparte, o vereador Paulo Maciel acrescentou que os sinais luminosos (semáforos), assim como os fotosensores requeridos pelos vereadores para as estradas estaduais, talvez só possam ser colocados pelo órgão responsável quando o trânsito estiver realmente municipalizado.




Fonte: TV Jaguar