-->

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Morre, aos 84 anos, o diretor de cinema Paul Mazursky



O diretor e roteirista norte-americano Paul Mazursky morreu nesta segunda-feira (30), aos 84 anos, em Los Angeles, nos EUA, após sofrerparada cardiorrespiratória.

Nascido em NY, Mazursky ficou conhecido por fazer comédias sobre a vida cotidiana. Ele foi indicado cinco vezes ao Oscar, a maioria delas pelo trabalho como roteirista nos filmes que também dirigiu.

Foram quatro indicações por roteiro. Melhor roteiro original por "Bob, Carol, Ted e Alice" (1969), "Harry, o Amigo de Tonto" (1974) e "Uma Mulher Descasada" (1978), que também lhe valeu a indicação ao prêmio de melhor filme; e melhor roteiro adaptado por "Inimigos, uma História de Amor" (1989).
Os personagens criados pelo diretor renderam atuações memoráveis de Art Carney (que venceu o Oscar de melhor ator por "Harry e Tonto"), Jill Clayburgh (indicada como melhor atriz por "Uma Mulher Descasada") e Natalie Wood, de "Bob, Carol, Ted e Alice".

Aos 23 anos, Mazursky fez um dos papéis de "Medo e Desejo" (1953), primeiro longa de Stanley Kubrick. Nos últimos anos, ele participou como ator em séries como "Família Soprano" e "Curb Your Enthusiasm".

Mas teve mais sucesso atrás das câmeras. Seu primeiro êxito foi o roteiro para o longa "Bob, Carol, Ted e Alice", uma sátira sobre a emergente liberdade sexual do fim da década de 1960.

"Sei que há muitos cineastas maravilhosos com visões realmente trágicas da vida, mas, para mim, o absurdo está na esquina. Eu o vejo todo o tempo", disse o diretor certa vez sobre seu gênero de filmes, à revista "The Atlantic".
Ele deixa mulher, filha, netos e bisnetos.

DIÁRIO DO NORDESTE.