-->

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Direção Nacional do PROS marca encontro com Eunício Oliveira

atuação desastrosa do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, provocou uma crise na relação da direção nacional do PROS com o governador Cid Gomes. E nem mesmo a provável demissão de Teixeira na próxima semana deve amenizar os problemas nessa relação.
O presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, e os líderes do partido no Senado, Ataíde Oliveira (TO) e na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), convidaram o senador Eunício Oliveira para um encontro na terça (06), em Brasília. Na pauta, dois temas: a formalização de um bloco PMDB-PROS no Senado e a possibilidade de um acordo para o PROS apoiar a candidatura de Eunício ao Governo do Ceará.
O confronto entre o comando do PROS e o governador Cid se exasperou quando o ministro da Integração, o cearense Francisco Teixeira, teria sido grosseiro com o líder do seu partido na Câmara, Gilvaldo Carimbão, durante visita a seu gabinete ao lado do governador Teotônio Vilela, duas semanas atrás. Na ocasião, Teixeira disse ao Governador que não precisava levar Givaldo para ser recebido. Isso incomodou ao líder, que ao sair da audiência informou o fato a Cid, e disse que iria derrubar Teixeira.

cúpula do PROS ficou ao lado do líder Givaldo Carimbão. Em encontro com o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante, na última quarta-feira (30), ficou acertado que na terça (06), o Planalto irá examinar a lista com três nomes apresentados pelo partido para substituir Francisco Teixeira. Se a presidente Dilma recuar na demissão de Teixeira, o PROS rompe com o governo dela e irá apoiar à candidatura de Eduardo Campos, do PSB.
O governador Cid Gomes teria lavado as mãos diante da firme convicção do comando do PROS em demitir o ministro da Integração. Já em relação ao apoio à candidatura do senador EunícioOliveira ao Governo do Ceará defendida abertamente pelo líder do partido no Senado, Ataíde Oliveira, Cid espera que a direção nacional não intervenha no Ceará nesse assunto.
Mas, esse desejo de Cid precisará de toda a sua competência política para ocorrer. Há uma forte pressão dos líderes Ataíde Oliveira e Givaldo Carimbão para que o presidente Eurípedes Junior faça intervenção no Ceará, o que não é intenção da direção nacional.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.