-->

sábado, 17 de setembro de 2016

Duas pessoas morrem em capotamento na CE-453, em Aquiraz

Duas pessoas morreram em um capotamento por volta das 4h30 deste sábado (17), em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o carro havia sido roubado mais cedo. 

Até o momento, o Instituto Médido Legal (IML) estava em procedimento de identificação dos corpos.

O dono do veículo, uma Hilux, foi recomendado pela PRE a registrar um boletim de ocorrência sobre o furto do carro.

O acidente aconteceu no km 2, da CE-453.

Diário do Nordeste

Dois presos são encontrados enforcados na cadeia de Jaguaruana

Dois presos foram encontrados mortos na manhã deste sábado (17), na Cadeia Pública de Jaguaruana, na região jaguaribana, a cerca de 170 km de Fortaleza. 

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), Lucas Jonas Fernandes de Oliveira e Airton Rychardsen da Silva, que não tiveram a idade informada, foram encontrados enforcados em uma das celas da Cadeia após o horário de visitas aos presos. Ambos respondiam pelo crime de roubo. A Polícia Civil irá investigar o caso.

Até o fim do mês de agosto deste ano, 37 presos haviam sido mortos em unidades prisionais do Estado, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O maior número de homicídios aconteceu no mês de maio, quando a Sejus contabilizou 18 vítimas durante crise no sistema penitenciário, com greve dos agentes e registros de motim e fuga.

Reação da economia freia o desemprego no Ceará

O desemprego, uma das faces mais cruéis da atual crise, já dá sinais de que vai arrefecer. Ainda são pouquíssimos os setores da economia que estão voltando a gerar postos de trabalho, mas eles existem. Se não voltaram a contratar, ao menos pararam de demitir. Outros segmentos apostam no tradicional aquecimento econômico do último trimestre para impulsionar a retomada das contratações, na tentativa de repor os postos de trabalho perdidos nos meses anteriores.

No Interior do Ceará, uma das apostas para a retomada na geração de postos de trabalho é a indústria calçadista do Cariri, que já parou de demitir e espera retomar contratações no próximo mês de outubro. A agropecuária, que conseguir admitir empregados formais em quantidade superior às demissões em maio, junho e julho, dependerá das condições climáticas para se manter na crista da onda.

No Brasil, o setor da indústria têxtil e confecções voltou a registrar um número maior de contratações do que demissões em julho. No Ceará, o segmento da indústria têxtil no Ceará registrou saldo positivo de empregos no período de janeiro a julho (403 postos de trabalho), embora o número ainda não seja suficiente para repor as perdas de postos de trabalho registrada nos anos anteriores.

"A retomada do emprego tende a ser gradual, mas deverá acompanhar o desempenho econômico de nosso país. Como a expectativa para a economia é de baixo crescimento, isso se reflete também no nosso setor. De qualquer forma, a perda ocorrida nos últimos dois anos no Estado do Ceará, em torno de 2.500 empregos, não será retomada rapidamente", ressalta a presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará (Sinditêxtil), Kelly Whitehurst.

Instrumentos

Já o analista de mercado do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Erle Mesquita pensa diferente quanto à relação direta entre melhoria na economia e geração de empregos.

"Você pode ter uma melhoria na economia e isso não repercutir logo no mercado de trabalho. Os empregadores podem acabar se valendo dos instrumentos que têm. Nós já temos desde os anos 1990 instrumentos que as empresas acabam utilizando (para não criar novos postos), como banco de horas, horas extras e contratação temporárias", defende o analista.

O setor produtivo entoa em coro praticamente uníssono o aumento da confiança para investimentos após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas conjuntura atual ainda é de dificuldades. "As pessoas estão consumido estritamente o necessário. Você tem alto endividamento e uma inflação ainda elevada que não consegue ceder", defende Erle Mesquita.

Além disso, a reforma trabalhista pautada atualmente pelo presidente Michel Temer, que incluindo a legalização de jornadas de trabalho de até 12 horas por dia, pode acabar atrasando ainda mais a retomada da economia e da geração de empregos, segundo o analista.

"Novas alterações trabalhistas só vão acirrar o problema. É uma alternativa que não vai trazer a retomada do crescimento", defende ele.

Longo caminho

No Ceará, foram fechadas 28.793 vagas de emprego formal nos primeiros sete meses deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em todo o Brasil, o saldo negativo é de 644.267 vagas. Isso mostra que o caminho é longo até o mercado de trabalho voltar a esbanjar criação de empregos, mas há empresários que já vislumbram o início desse processo.

Diário do Nordeste

48% dos óbitos são provocados por doenças crônicas no Ceará

No Ceará, a cada 100 óbitos registrados, 48 são provocados pelas doenças cardiovasculares, respiratórias, hipertensivas, vários tipos de câncer e a diabetes mellitus, as chamadas enfermidades crônicas não transmissíveis (DCNTs). Os dados, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), são referentes a 2015 e fazem parte do boletim mais recente divulgado pelo órgão que leva em conta um período de 18 anos, entre 1997 e ano passado.

Ainda de acordo com a Sesa, esse percentual já foi bem menor. Em 1997, as DCNTs representavam um terço ou 32,7% da morbimortalidade no território cearense. No intervalo, aponta a secretaria, houve um avanço de 59,5%. Elas matam mais do que a violência urbana, trânsito e doenças transmissíveis, incluindo aí, HIV/Aids, DST, hepatites ou as provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Entre as principais causas, obesidade, inatividade física, uso excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo. Aliados a eles, afirmam cardiologistas, outros diversas causas são determinantes e condicionantes como as questões socioeconômicas, culturais e ambientais, identificados na base das desigualdades do processo saúde-doença. O avanço das DCNTs no Brasil e Ceará motivou o Ministério da Saúde a lançar, ainda em 2011, um Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento dessas moléstias e, principalmente dos fatores de riscos.

De acordo com o boletim divulgado pelo órgão estadual, dentre as de maior aumento no período de 18 anos, destacam-se a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com elevação de 68%, seguido da diabetes mellitus com 29% e neoplasias com 11,3%.

Crescente

O boletim indica que quando se analisa as taxas de mortalidade por causas específicas, é observado um comportamento crescente em todas elas, destacando-se as doenças cerebrovasculares como as de maiores taxas de mortalidade, apresentando em 1997 a taxa de 34,2 e 2013 de 52,2 por 100 mil habitantes.

As hipertensivas tiveram um salto de 403,8%, passando de 5,2 para 26,2 para cada grupo de 100 mil pessoas. Além delas, a diabetes mellitus com aumento de 147,9%, saltando de 9,8 para 24,3 pelo mesmo grupo e as cardiopatias isquêmicas de 127,9%, saltando de 21,5 para 49,0 por 100 mil habitantes. "O fumo é responsável por 71% dos casos de câncer de pulmão, 42% dos casos de doença respiratória crônica e quase 10% dos casos de doenças cardiovasculares. Inatividade física aumenta em 20% a 30% o risco de mortalidade", alerta o cardiologista do Hospital do Coração, de Messejana, José Carlos Pompeu.

As emergências estão lotadas, salienta o especialista. "Gente enfartando, com quadro de acidente vascular cerebral (AVC), de isquemia cardíaca, aneurisma da aorta, perda de visão, entre outras. Praticamente todas são provocadas pela obesidade, colesterol alto, cigarro, hipertensão arterial, entre outras", afirma Pompeu.

Para ele, a arteriosclerose, produzida pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes arteriais, responsáveis por levar sangue e oxigênio por todo o corpo, é de grande preocupação para a área médica. Pompeu compara a artéria com um cano de água. "Enferrujado é diabetes; com ação corrosiva, o colesterol; com rachaduras, o cigarro e com muita pressão, a hipertensão. É preciso cuidar para evitar a degeneração delas", exemplifica o médico cardiologista.

As informações acerca do aumento das DCNTs entre os anos de 1997 e 2015, na avaliação do especialista, justificam a realização do monitoramento continuado da ocorrência deste conjunto de doenças, de tal forma que os tomadores de decisão tenham subsídios para elaboração de políticas públicas efeitvas de promoção da saúde, vigilância, prevenção e assistência dessas doenças, no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Diário do Nordeste

Agricultor mata a ex-esposa à golpes de foice em Pereiro (CE)

Ele entrou pelo telhado da casa conforme relatos da Policia Militar, na madrugada desta sexta-feira, dia 16, por volta de 03h40min, na localidade do Sitio Baião, zona rural, a pessoa de Damiana Maria Bandeira Afonso, 44 anos, natural de Iracema, Estado do Ceará, teve sua residência invadida pelo telhado, e foi assassinada a golpes de foice, sendo atingida na cabeça e nas costas.

Pouco tempo depois do crime, a polícia foi informada do caso, por familiares, e iniciou buscas ao principal suspeito do crime, Manoel Luciano Afonso, 52 anos, natural de Pereiro, no Estado do Ceará, ele que é ex-esposo da vitima, cujo casal havia se separado recentemente.

O suspeito foi localizado em sua atual residência, na Rua Cel. Vicente, região centro do município, e após confessar o crime, segundo ele motivado por ciúmes, foi encaminhado à DPRC de Jaguaribe-CE, para os procedimentos da Lei.

Com Informações do 1ºBPM

Aposentado tem moto e dinheiro tomados de assalto na manhã desse sábado em Russas

Uma moto foi tomada de assalto na manhã desse sábado (17),  as margens da BR-116, em Russas.

A ação dos bandidos aconteceu por volta das 05h00, nas proximidades do Posto Estrela do Vale, na altura do KM 162. A moto tomada foi uma Honda/NXR150 BROS ES, cor preta, de placa OSV 7043. Os meliantes tomaram além da moto, um aparelho celular e a quantia de R$ 100,00.

A vítima, um aposentado de 70 anos, informou a Polícia que foi abordado por dois homens, um deles armado de revólver, que ao tomarem sua moto, abandonaram no local outra moto, uma Honda/CG 125 FAN KS, cor preta, de placa NQR 2403, provavelmente fruto de roubo realizado pela dupla.

Com Informações do 1ºBPM