-->

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Pedras do calçamento são levadas por secretário Tabuleiro do Norte

As denúncias foram feitas na imprensa por um cidadão e reproduzida na tribuna da câmara pelo vereador Edicélio Targino na sessão ordinária da câmara de vereadores de Tabuleiro do Norte, realizada na manhã de sexta-feira, 16 de outubro, enquanto fazia uso da tribuna no quarto de hora reservado ao grande expediente, o vereador Edicélio Targino de Sousa, utilizando o telefone celular reproduziu uma gravação onde um cidadão da comunidade sede do Distrito de Olho D’água da Bica denunciava no programa jornalístico da rádio comunitária Nativa FM, 104,9, a apropriação indébita de material público (Pedra) por parte do secretario de infraestrutura do município de Tabuleiro Sr. Marcos Moreira.


De posse dessa informação, o vereador se deslocou até a comunidade de Olho D’água da Bica a procura do denunciante, que lhe deu a noticia que a obra do calçamento de uma das ruas daquela localidade estava paralisada por ausência do material que segundo os moradores da rua, estava a disposição da empresa a conclusão da obra, antes de ser retirada da rua e levada para outros fins no “Oásis” do secretário, como disse Edicélio. Na oportunidade, o vereador declarou que no orçamento do projeto original consta uma placa no valor de R$ 1.555 (mil quinhentos e cinquenta e cinco reais), nos moldes das fincadas nos canteiros de obra do governo do estado, especificando a obra, empresa, as datas de início e término e o valor do serviço, mais que no referido pavimento não existe placa nenhuma.

Para embasar as denúncias feitas pelo cidadão e propagada pelo vereador Edicélio, o mesmo procurou conversar com outros moradores da rua que relataram com detalhes, a operação de retirada das pedras e da areia que estava pronto para ser usado na obra que beneficiaria inúmeros transeuntes que se utilizam da via. Assim, com o registro fotográfico das pedras próximas a caixa d’água na propriedade do secretário.

O vereador Francisco Feitosa Guimarães (Irmão Chicão) enalteceu o pronunciamento de Edicélio Targino e contestou a ação do secretário de obras. Irmão Chicão defende a tese de que, as denúncias sejam realmente averiguadas e o caso apurado minuciosamente como forma de se manter o zelo com o dinheiro público. Defende também, que o secretário citado vá à tribuna da câmara para prestar o devido esclarecimento a cerca do assunto abordado.

O vereador Pedro Ferreira Nogueira (Tona Ferreira), também declarou apoio ao parlamentar e foi mais além ao afirmar que outra denúncia grave envolvendo máquinas do PAC-Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, conforme Tona, prestaram serviços em uma propriedade particular. Ainda de acordo com ele, após a denúncia, os representantes alegaram que no local seria construída uma praça e um campo de futebol para a comunidade, mas que, na realidade, o referido terreno está sendo utilizado para construção de moradias.

Já o vereador Marcos Aurélio, com o intuito de colaborar com o debate, cobrou a formalização da denúncia por escrito, já que a referida denúncia apresentada por Edicélio Targino, foi desenvolvida a partir de denúncias feitas por moradores através de um programa de rádio local e se formalizada no papel fica melhor amarrado o que disseram os denunciantes, temendo os mesmos, que possam sofrer pressões para que retirem as denúncias, deixando o vereador sem embasamento.

Em seu discurso, Edicélio pediu apoio dos colegas de bancada para formalizar a denúncia feita pelos moradores, fazendo o verdadeiro papel de vereador, que também é de fiscalizar os bens públicos e denunciar as suspeitas de irregularidades, para que a justiça possa provar ou não, os atos criminosos punindo os malversadores do dinheiro do cidadão.

FONTE: TV JAGUAR