-->

.

.
.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Rompimento de adutora teria causado problema no abastecimento de água em Quixadá, diz Cagece

20/10/2025

1 Minutos lidos

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará é a responsável pelo abastecimento na cidade (foto: Google Map)

Quixadá: Um rompimento em uma adultora que gerou a necessidade de uma manutenção emergencial, seria a causa por trás dos problemas de falta d’água registrados em alguns bairros de Quixadá, como mostrou o Revista Central neste domingo (19).

A informação foi confirmada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), através de nota enviada para o site.

Segundo a companhia, o rompimento na adutora teria provocado uma paralisação emergencial no abastecimento de água na última quinta-feira (16). A nota diz que a localidade de Tapuiará e o distrito de Juatama ficaram sem água, e cita o município de Quixadá, sem especificar os bairros. 

A demora no retorno da água às torneiras seria explicada pelo fato do sistema de abastecimento funcionar sob pressão. O equilíbrio no abastecimento em áreas mais altas da cidade pode demorar por conta disso (veja nota na íntegra ao final).

Conforme o RC mostrou em matéria neste domingo, diversos moradores de vários bairros estavam enfrentando problema relacionado a água. Alto São Francisco, Monte Alegre e Nova Jerusalém estariam entre os bairros mais afetados.


Paralisação Emergencial em Quixadá, Juatama e Tapuiará


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que precisou realizar, na última quinta-feira (16), uma paralisação emergencial no abastecimento de água em Quixadá, Tapuiará e Juatama, em decorrência de uma manutenção na rede de distribuição, ocasionada por rompimento em uma adutora. O serviço foi necessário para garantir a segurança operacional

do sistema e a continuidade do fornecimento de água com qualidade.

Como o sistema funciona por pressão, os locais mais altos ou mais distantes da Estação de Tratamento de Água ainda se encontram em fase de equilíbrio na rede. A Cagece estima que o abastecimento será totalmente normalizado até este domingo (19). A companhia reforça que a intervenção e a paralisação foram previamente comunicadas nas principais rádios do município.