Em decisão julgada no último dia 26 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por unanimidade, a chapa comandada por Roberto da Viúva (PDT), em Jaguaruana, por sua vice, Flávia Façanha (PSB), não ter se afastado do cargo de assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) no período estabelecido para concorrer às eleições, ou seja, três meses antes.
Devido a atual situação da cidade, o clima é de tensão entre os moradores. Nesta quinta-feira (16), alguns populares organizaram uma manifestação e foram para a frente do prédio onde fica a Câmara Municipal. Após a sessão ter sido encerrada, na saída dos parlamentares, pessoas cobraram novas eleições e houve, segundo relatos e vídeos que circulam na internet, tentativa de barrar os vereadores.
O atual presidente da Casa, Inaldo Lima, concedeu entrevista a Rádio Progresso e disse que foi agredido com um soco por trás. Ele afirma que foi intimidado e não poderia ficar refém da situação, por isso saiu mesmo com dificuldades. A polícia esteve no local para acalmar os ânimos.
Nas redes sociais, internautas acusaram o vereador também de agressão. “Em momento algum eu levantei a mão”, diz ele.
As datas possíveis para novas eleições são 7 de novembro e 5 de dezembro, de acordo com o calendário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).
Veja o vídeo:
Ouça a entrevista: