-->

terça-feira, 9 de março de 2021

Operação prende 3 suspeitos de esquema de falsificação de alvarás para libertar presos no RJ

  Investigação começou após a soltura de um dos maiores traficantes de armas do país, como mostrou a TV Globo com exclusividade.

A Polícia Civil do RJ e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) prenderam nesta terça-feira (9) três suspeitos de envolvimento em um esquema que falsificava alvarás para soltar presos.

Essa fraude contra o sistema penitenciário fluminense levou pelo menos três detentos a sair pela porta da frente da cadeia, apesar de não haver decisão judicial pela liberdade deles.

Entre os beneficiados pelo esquema está João Filipe Cordeiro Barbieri, um dos maiores traficantes de armas do mundo – e enteado de Frederick Barbieri, considerado o "Senhor das Armas", que está preso nos Estados Unidos.

Até a última atualização desta reportagem, foram presos:

  1. Angélica Coutinho Rodrigues Malaquias Campos, advogada, presa na Penha;
  2. Débora Albernaz de Souza, advogada, presa em Curicica;
  3. Fábio Luis da Silva Polidoro, servidor da Seap, preso no Flamengo.

Outros dois suspeitos eram procurados. A força-tarefa também cumpriu 16 mandados de busca e apreensão.

Polícia Civil faz operação contra esquema de alvarás de soltura falsos — Foto: Reprodução

Polícia Civil faz operação contra esquema de alvarás de soltura falsos — Foto: Reprodução

Relembre as 'fugas'

João Filipe Barbieri fez uso de um alvará de soltura falso para deixar a penitenciária de Bangu, onde estava preso desde 2017, condenado a 27 anos de prisão por associação para o tráfico e tráfico internacional de armas, como noticiou o RJ2 com exclusividade.

Ele é acusado de ser um dos principais integrantes da quadrilha que, segundo as investigações da Polícia Federal, enviou milhares de fuzis para o Brasil em aquecedores de piscina.