-->

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Inspetora da Polícia Civil vira a primeira mulher tripulante de helicópteros da Ciopaer

Ingressar na Ciopaer é um sonho realizado para Juliana (Foto: Governo do Estado do Ceará/Reprodução)

Juliana Oliveira Monteiro Braga, inspetora da Polícia Civil, entrou para a história da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da segurança pública do Ceará: ela virou a primeira mulher tripulante operacional para atividades embarcadas em aeronaves no Ceará desde janeiro.

Depois de passar por um rigoroso processo de treinamento e avaliação, Juliana Oliveira faz parte de um grupo seleto composto por 23 agentes da segurança pública que concluíram o 4º Curso de Tripulante Operacional da Ciopaer. O grupo está habilitado para atuar em ações aéreas de policiamento, socorro especializado e defesa civil.

Ingressar na Ciopaer é um sonho realizado para Juliana há um ano, quando assumiu a função de apoio solo na coordenadoria. O amor pela atividade policial e pela aviação foi essencial para o grande passo em sua carreira. “Ao realizar esse sonho, eu tinha mais uma meta, que era ser tripulante”.

Juliana venceu muitos desafios até conquistar sua meta. “Havia uma certa desconfiança por parte de algumas pessoas que eu não conseguiria avançar as etapas, porque é uma função que não tinha tido nenhuma mulher ainda, e é um curso realmente muito desgastante, que requer muito esforço físico, muita dedicação”, conta.

Através do apoio de pessoas próximas e de muito esforço, ela venceu os obstáculos e conseguiu seu objetivo. A nova tripulante tem muito orgulho de ser a primeira mulher cearense a ostentar a Fênix no peito. “Eu me sinto muito honrada e ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade”, ressalta.

Tripulante Operacional da Ciopaer

O curso teve uma carga horária de 355 horas/aulas, contemplando instruções teóricas e práticas sobre navegação aérea, segurança operacional, técnicas de policiamento aéreo, aspectos fisiológicos da atividade aérea, fraseologia, atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndio em aeronaves, tiro embarcado defensivo e sobrevivência em regiões inóspitas.

A quarta edição do curso habilitou 15 policiais militares, cinco bombeiros militares e três policiais civis do Estado do Ceará.

Com informações da SSPDS