-->

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Número de assaltos em Russas, desconfiança em motociclistas aumenta a cada dia


Os número de assaltos em Russas, a maioria praticada por motociclistas, deixa em alerta comerciantes e a população, aumentando também a tensão para quem anda sobre duas rodas. Supermercados, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina e o comércio em geral estão com medo. Basta só um motociclista se aproximar para a preocupação começar e colocar todos os condutores sob suspeita. Se a moto estiver ocupada por duas pessoas, a situação fica ainda mais crítica principalmente se um entra e o outro fica fora de um comércio, porque um pode ser o piloto de fuga.

Conversando sobre os constantes números de assaltos, um frentista  diz que o medo é constante “Toda hora é hora, não tem mais isso de ser à noite”.

“Meu esposo está traumatizado,  não que mais vir para o comércio, ele ao avistar alguém entrando aqui de capacete fica em pânico, não tem mais como trabalhar. Nosso comércio já foi assaltado várias vezes, meu esposo já teve arma apontada na cabeça. As pessoas falam que é porque eu abro o comércio sempre aos finais de semana, mas não,  essa história de horário ou dia, não existe mais,  é a qualquer momento ou a qualquer hora. Estou esperando alguém ofertar algo para que possamos vender logo isso aqui, não da mais para trabalha para os outros” o relato triste é de uma comerciante no centro de Russas.

Um segurança de uma ótica que já foi assaltada várias vezes em Russas, que preferiu não ser identificado, movido pelo medo,  diz que a desconfiança em motociclistas aumenta a cada dia “a maioria dos roubos são de moto, uns 90% do que a agente vê é assim. Para ele, a explicação do medo, vem da agilidade do veículo. Vai rápido, é mais fácil para fugir, ressalta”.

Segurança de uma empresa privada, que presta serviço a uma agência bancaria em Russas diz que o uso do capacete causa pavor nas ruas. O cidadão também não faz a sua parte. “Tem pessoas que entram de capacete aqui na agência e quando eu peço para o cidadão retirar o capacete, eles se sentem constrangidos, dizendo não ser bandido. Mas bandido não anda com placa na testa”.

“Era 19 horas em pleno centro da cidade, Trav. Carlos Pontes ao lado da Escola Matoso Filho, uma dupla armada,  de capacete, encostou e levaram a minha motocicleta, até hoje nada”. O relato é de uma senhora que teve sua motocicleta leva de assalto.

Uso do capacete. 
O uso obrigatório do capacete para os pilotos de motocicletas e similares tem como finalidade maior evitar lesões graves na cabeça e mortes quando estes se acidentam, principalmente quando de sinistros de trânsito. Mesmo porque, como é do conhecimento de todos, é grande o número de acidentes com vítimas fatais pilotando motos. Isso quando motoqueiros  não resultam gravemente feridos e com sequelas para o resto de suas vidas.

E agora, o que fazer?

Com Informações de Ceará News