-->

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Operação da Polícia Federal investiga desvio de R$ 50 milhões da Caixa Econômica


A Polícia Federal no Ceará deflagrou nesta quarta-feira (1º) uma operação que investiga um esquema de corrupção dentro da Caixa Econômica Federal. A investigação aponta um esquema de empréstimos fraudulentos que teriam desviado mais de R$ 50 milhões. As informações foram repassadas em coletiva no fim da manhã.

O grupo criminoso é formado, segundo a PF, por empregados públicos da instituição financeira, empresários, contadores “e pessoas físicas que figuram como sócios 'laranjas' de empresas de fachada, criadas para obtenção de empréstimos fraudulentos ou destinatárias dos recursos”, explicou o órgão policial em nota.

Ainda degundo a Polícia Federal, a organização criminosa inicialmente aliciava pessoas para integrar o quadro societário das empresas de fachada. Depois, a quadrilha criava documentos falsos para fazer os pedidos de empréstimo. 

Os investigados responderão, segundo a participação de cada um, pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupções ativa e passiva, crime financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome “Operação Caixa Preta" faz menção ao trabalho desenvolvido pela auditoria da Caixa Econômica Federal que constatou as fraudes em diversas operações de créditos relacionadas à instituição financeira através do monitoramento e controle da regularidade dos contratos de empréstimos existentes à mesma organização criminosa.

Diário do Nordeste

Ceará registra mais um óbito por microcefalia e chega a 110 casos confirmados


Mais uma morte de criança com microcefalia foi registrado no Ceará. Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesa), foram notificados no Estado 31 óbitos, sendo 17 confirmados sugestivos de infecção congênita e 10 destes tiveram identificação do vírus zika em tecido fetal. De outubro de 2015 até 30 de maio de 2016, o Ceará contabiliza 110 casos de microcefalia.

Em 2016, o Ceará já recebeu 260 notificações de casos de microcefalia. Deste total, 61 foram confirmados, 90 descartados e 109 ainda estão em investigação. Já entre outubro e dezembro de 2015 foram notificados 230 casos, sendo 49 confirmados, 104 descartados e 77 ainda são investigados. 

De acordo com o boletim da Sesa, dentre os 49 casos de microcefalia confirmados em 2015, 5 tiveram a identificação do vírus zika. Já este ano, o vírus foi encontrado em 9 dos 61 confirmados. Em relação aos municípios do Ceará, 102 registraram notificações e em 47 houve casos confirmados. 

A capital cearense tem, desde outubro, 38 casos confirmados e investiga outros 43, sendo a cidade do Ceará com maior número de ocorrências. Em relação aos óbitos, Fortaleza registra 6 óbitos comprovados e 5 são investigados. 

Diário do Nordeste

Dois assaltantes são mortos após ação contra padaria em Juazeiro do Norte

Cápsulas de pistola encontradas no
local do crime

Juazeiro do Norte. O mês de junho começou com um duplo homicídio neste município, o mais violento da região do cariri cearense. Dois homens foram mortos, no início da manhã desta quarta-feira (1º), após tentarem assaltar uma padaria no cruzamento da Avenida Tenente Antônio Sales com a rua Januário Feitosa, bairro Novo Juazeiro.

De acordo com o escrivão da Divisão de Homicídios da 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, a dupla tinha acabado de realizar um assalto ao estabelecimento comercial quando “foi surpreendida por um homem que passava pelo local”.

Segundo testemunhas, o autor dos disparos, ainda não identificado pela polícia, efetuou pelo menos seis tiros de pistola contra os assaltantes no momento em que eles tentavam empreender fuga em uma motocicleta. Os dois morreram no local.

Ainda conforme o escrivão, “a polícia está fazendo diligências pela área para tentar identificar o autor dos disparos”. “A princípio, o caso vai ser registrado como roubo”, finalizou Felipe.

Adolescentes tentam fugir, fazem rebelião e destroem centro socioeducativo


Aproximadamente 90 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas no Centro Educacional Patativa do Assaré, no bairro Ancuri, começaram uma rebelião e destruíram a unidade na noite desta terça-feira, 31. 

De acordo com o titular da 5ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, Manuel Clistenes de Façanha e Gonçalves, os jovens conseguiram serrar as grades das unidades e tentaram fugir, mas foram contidos por policiais militares que faziam a guarda externa do local. 

Impedidos de fugir, os jovens começaram uma rebelião e criaram diversos focos de incêndio na unidade, sendo necessária a presença do Corpo de Bombeiros para que a Polícia entrasse no local. 

"O centro foi completamente destruído. A parte elétrica foi danificada e ficou tudo escuro. Tocaram fogo e não tenho notícias do que aconteceu lá dentro e nem de feridos", relatou o juiz. 

Barricadas

Segundo um policial militar cujo a identificação é preservada pelo O POVO Online, os internos abriram buracos e saíram. Quando o Comando Tático Motorizado (Cotam) chegou, os jovens estavam no último pavilhão, na parte de cima. Eles atearam fogo nos acessos da unidade e fizeram espécies de barricada. 

Alguns jovens jogaram pedras contras os policiais, que entraram e impediram a fuga. O local onde os internos atearam fogo e quebraram está sem eletricidade. Todos foram trancados nos dormitórios após o incidente.  

Rebeliões

Na tarde desta terça-feira, os adolescentes começaram um motim no Centro Educacional Patativa do Assaré, mas foram contidos. Também foi registrado um princípio de tumulto na unidade do Canidezinho. 

Conforme o magistrado, no último domingo, 29, fugiram 11 adolescentes do Patativa. Havia uma informação inicial que seriam 10, mas após uma recontagem se descobriu a fuga de 11.

O Povo Online

Agentes penitenciários são afastados sob suspeita de facilitação

A Secretaria da Justiça informou que sete unidades prisionais do Estado contam com equipamento bodyscanner, para impedir a entrada de ilícitos nos presídio. Os objetos também são achados em vistorias nas celas ( FOTO: FERNANDA SIEBRA )

Três agentes penitenciários foram afastados das funções por decisão da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD). Eles são investigados por, supostamente, facilitar a entrada de material ilícito, como drogas e equipamentos eletrônicos, nas celas de uma unidade carcerária da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A reportagem opta por não divulgar os nomes dos agentes, uma vez que eles ainda figuram apenas como investigados no processo.

A decisão do afastamento foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 18. O trio passará, pelo menos, 120 dias impedido de exercer as atividades relativas às funções, enquanto duram as investigações.

Conforme a CGD, uma vistoria no Instituto Penal Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, levou o órgão disciplinador a tomar conhecimento de um suposto esquema envolvendo os agentes penitenciários e os presos. Na cela de um dos detentos, identificado como Juniel Gomes Soares, foi encontrado e apreendido um aparelho de telefone celular. Era 23 de fevereiro deste ano.

O aparelho, segundo os investigadores, continha "dados de supostas transações ilícitas que ocorriam em virtude de facilitação e atuação direta" de um dos agentes penitenciários. O detento forneceu os nomes dos outros dois supostos facilitadores.

A Controladoria Geral de Disciplina relatou na decisão "que foi realizada perícia no aparelho de telefone celular apreendido", e, "a análise, realizada após o processo de extração dos dados (chamadas, contatos, mensagens, Whatsapp, imagens e vídeos) do aparelho de telefone celular, sugere a associação de pessoas para a prática de tráfico de drogas ilícitas dentro e fora daquela unidade prisional".

Ainda no documento oficial, os dados obtidos da extração de arquivos do aparelho celular de Juniel permitiram aos investigadores "observar movimentação financeira suspeita e a facilitação para a entrada de objetos como aparelhos celulares e drogas no presídio".

Defesa

De acordo com a advogada do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp), Ninon Tauchmann, o indício encontrado no aparelho apreendido seria o número de telefone de um dos agentes penitenciários. Isto, segundo ela, não significaria um esquema criminoso.

"Um preso tinha o número do telefone de um agente (na agenda do celular), mas isso não significa nada, não é prova de culpa de ninguém. Não é difícil descobrir o número celular de uma pessoa. Está sendo objeto de averiguação e, se eles tiverem alguma responsabilidade, vão responder por isso", apontou.

Conforme a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), sete unidades prisionais do Estado contam com equipamento bodyscanner, para impedir a entrada de ilícitos nos presídios.

Detento

O piauiense Juniel Gomes Soares, detento que levou à identificação dos agentes penitenciários investigados, está preso desde janeiro de 2010 por latrocínio. Ele foi capturado em flagrante, junto com uma mulher.


À época, o casal assassinou a facadas um taxista, na Favela do Pau Fininho, bairro Papicu, em Fortaleza. O piauiense, ao ser capturado, confessou o crime.

Diário do Nordeste

TCE emite parecer favorável às contas de Camilo de 2015

O relator, conselheiro Alexandre Figueiredo, expôs que, das 51 recomendações feitas pelo TCE ao Estado na apreciação das contas de 2014, 21 foram atendidas, quatro parcialmente acatadas e três estão em implementação ( Foto: Thiago Gadelha )

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) decidiu ontem, por maioria, emitir Parecer Prévio favorável à aprovação das contas do primeiro ano de mandato do governador Camilo Santana. O documento, elaborado a partir de uma análise geral das contas do Estado referentes ao exercício de 2015, segue agora para a Assembleia Legislativa, responsável pelo julgamento final. O Parecer Prévio deve chegar à Casa amanhã, contendo 29 recomendações ao Executivo Estadual. Destas, 22 já constavam no Parecer de 2014 e são alvos de seis processos de representação e auditoria que já tramitam no Tribunal.

Dos quatro conselheiros da Corte que votaram na sessão extraordinária de ontem, três acompanharam o voto do relator, o decano Alexandre Figueiredo, com exceção da conselheira Soraia Victor. Ao votar, o relator agrupou ao Parecer, além das 27 recomendações feitas pela Comissão Técnica de Avaliação das Contas do TCE, duas do Ministério Público de Contas (MPC). Após os demais pronunciamentos, porém, mais três do MPC, uma do conselheiro Rholden Queiroz, outra do conselheiro Paulo César e duas de Soraia Victor também seriam acrescidas, totalizando 36 recomendações. Só ela, no entanto, havia apresentado 14, no total. Uma delas tratava, por exemplo, do fim das terceirizações para atividade fim. Outra cobrava maior rigor no que diz respeito ao acompanhamento dos contratos com Organizações Sociais.

Soraia Victor defendeu que o parecer fosse favorável à aprovação das contas, mas com ressalvas. "Com todos esses problemas, eu posso dizer que esse parecer pode sair meramente por uma aprovação? Entendo que não", afirmou ela, ressaltando que as "ressalvas" que apresentou são "incongruências, irregularidades que precisam ser corrigidas ao longo do exercício. Não podem ficar e o Tribunal nada fazer em relação a elas".

Dívida

Antes de apresentar seu voto, o relator, Alexandre Figueiredo, apresentou relatório das contas do governador elaborado pela Comissão Técnica do TCE. Segundo ele, é preocupante a variação da dívida consolidada do Ceará, que registrou uma "subida súbita" de 46% de 2014 a 2015. O conselheiro apontou que, entre as regiões Nordeste, Sudeste e Sul, o Ceará foi o Estado onde o endividamento mais cresceu no último ano. "O limite está bem abaixo ainda, que é de 200% da receita. Ficou em 62%, mas o crescimento de 46% de um ano para o outro preocupa, porque é uma amostra de que o Estado está com sede em mais recursos, e se ele for procurar mais recursos, e aí crescer novamente mais 46%, vai se aproximar do limite, e (isso) diminui o grau de investimentos, afugenta investidores", alertou.

Alexandre Figueiredo expôs, ainda, que das 51 recomendações feitas pelo Tribunal na apreciação das contas do exercício de 2014, 21 foram atendidas, quatro foram parcialmente atendidas e três estão em fase de implementação. Outras 23, contudo, não foram acatadas pelo Governo do Estado.

Fazenda

Das 27 recomendações feitas pela Comissão Técnica de Avaliação das Contas do TCE no que diz respeito às contas de 2015, apenas cinco são novas, todas direcionadas à Secretaria da Fazenda. Em uma delas, a Corte de Contas determina que a Pasta "adote as providências para que o Quadro do Superávit/Déficit Financeiro do Balanço Patrimonial seja gerado diretamente por meio de relatório de saída do Sistema de Gestão".

Entre as recomendações do Ministério Público de Contas, uma trata da utilização dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Na sessão, o procurador-geral de Contas, Gleydson Alexandre, ressaltou que, dos mais de R$ 400 milhões direcionados do orçamento estadual para o Fecop no ano passado, R$ 25 milhões foram gastos em Transportes. "É uma área que não é direcionada pela lei, e por isso o Ministério Público (de Contas) entendeu, no seu parecer, colocar que esses gastos de R$ 25 milhões foram irregulares, que não sejam feitos nos próximos anos".

Outra recomendação do TCE é de que o governo estadual busque empréstimos internamente para evitar a volatilidade do câmbio. "Quando (o empréstimo) é paritário com o dólar, o dólar sobe e a dívida cresce também", justificou Alexandre Figueiredo.

Diário do Nordeste

Fugitivo da Cadeia Pública de Russas é recapturado em Limoeiro do Norte; Faltam 14


Nesta terça-feira, dia 31, por volta das 17h40min, no sitio Ilha, a polícia recapturou Leandro De Lima, 24 anos, natural de Fortaleza-CE, presidiário que responde por crime de tráfico, e era fugitivo da cadeia pública de Russas, fuga ocorrida no último domingo. Leandro estava escondido em uma casa juntamente com outros foragidos, os quais ao perceberem a chegada dos policias, fugiram pelo matagal que fica às margens do Rio Jaguaribe, sendo capturada apenas “Leandro” que foi conduzido a DPC de Limoeiro do Norte-CE para as medidas legais.

Com Informações do 1ºBPM

Loja da empresa Brisanet é assaltada em Limoeiro do Norte


Nesta terça-feira, dia 31, por volta das 11h15min, ocorreu um roubo na loja da Empresa Brisanet, que fica na Rua Estevão Remigio de Freitas, centro, onde segundo uma funcionária, o local foi invadido por dois indivíduos, ambos armados (um com uma arma longa, e o outro com arma curta), anunciaram o assalto e levaram todo o dinheiro que havia no caixa, quantia não informada, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

Com Informações do 1ºBPM

Homem é detido em posse de duas armas artesanais em Palhano


Nesta terça-feira, dia 31, por volta das 11h40min, na Rua 13 de maio, a pessoa de Francisco Valdemir Da Silva, 38 anos, natural de Jaguaruana-CE, foi flagrado em sua residência sob a  posse de duas armas artesanais (tipo Garruchas), três cartuchos de cal. 32, dois cartuchos cal. 36 e um cartucho cal. 38, todos deflagrados. O suspeito foi conduzido à DRPC de Russas para os procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Homem tem R$ 600 reais e dois celulares tomados de assalto em Russas


Nesta terça-feira, dia 31, por volta das 20h30min, no Córrego da Catita, zona rural, foi vítima de roubo um homem de 46 anos, natural de Russas-CE, que foi surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta de cor preta, que subtraiu da vítima R$ 600,00 (seiscentos reais), dois aparelhos celulares e a carteira porta cédulas com documentos pessoais: CPF, Título de Eleitor e Identidade, e após o roubo os indivíduos fugiram tomando rumo ignorado.

Com Informações do 1ºBPM

Homem é detido suspeito de agredir mulher a socos em Russas


Nesta terça-feira, dia 31, por volta das 07h10min, na Rua Padre Raul Vieira, centro, foi conduzido à DRPC local, José Maria Ferreira De Castro, 46 anos, natural de Palhano-CE, sob a acusação de haver agredido a socos uma mulher de 34 anos, natural de Fortaleza-CE. Na Delegacia foi realizado um TCO contra o suspeito por agressão física.


Com Informações do 1ºBPM

Dois homens são sequestrados e assassinados em Morada Nova


Nesta terça-feira, dia 31, por volta das 10h, dois homicídios foram registrados, tendo como vitimas Antônio Neilson Nobre, natural de Morada Nova-CE, e Jocélio Peixoto dos Santos, natural de Jaguaretama-CE, os quais estavam em um veiculo VW Gol, cor prata, na CE que liga Morada Nova à Banabuiú, quando foram interceptados por indivíduos em um outro carro (características não anotadas) de cor preta. Os suspeitos colocaram as duas vitimas dentro do carro e saíram, logo depois no sitio Pedro Gomes, executaram a primeira vitima “Antônio Neilson” com 03 tiros na cabeça, e em seguida, no Sítio Retiro, a outra vitima “Jocélio Peixoto” também foi executado com dois tiros na cabeça, este último encontrado amordaçado. Os corpos foram encaminhados ao IML de Quixeramobim. Os suspeitos de crime estão sendo procurados pela polícia e a motivação sob investigação.

Com Informações do 1ºBPM