-->

terça-feira, 13 de maio de 2014

CPI da Petrobras será instalada nesta quarta no Senado


A CPI da Petrobras no Senado será instalada nesta quarta-feira (14) às 11h30. A reunião foi definida depois que o presidente do Senado, Renan Calheiros, indicou os três integrantes da Minoria para integrar a comissão. Foram escolhidos os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Wilder Morais (DEM-GO) como titulares, além de Jayme Campos (DEM-MT) e Vicentinho Alves (SDD-TO) como suplentes.
A indicação pelo presidente se deu porque o PSDB e o DEM ― que defendem uma CPI mista, com deputados e senadores ― não fizeram as indicações para a CPI do Senado.
― As bancadas que não indicaram seus integrantes, como todos sabem, são as mesmas que ingressaram na Justiça para que a investigação ocorresse. Por isso, e para que não haja suposições quanto à celeridade das investigações, vejo-me obrigado, nesta hora, a designar o restante dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras no Senado ― comunicou Renan.
Apesar de ter seguido o princípio da proporcionalidade, com nomes do PSDB e do DEM, os próprios escolhidos disseram que não pretendem atuar na CPI do Senado. Lúcia Vânia e Wilder Morais chegaram a pedir sua substituição na comissão.
Com a indicação de todos os nomes, o próximo passo, agora, é a instalação da CPI, que deve ser feita na reunião desta quarta-feira. Na reunião, serão escolhidos o presidente e o relator da CPI.
Além dos senadores indicados pelo presidente Renan Calheiros nesta terça-feira, serão titulares na comissão João Alberto Souza (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Ciro Nogueira (PP-PI), José Pimentel (PT-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Acir Gurgacz (PDT-RO), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Gim (PTB-DF). De acordo com declarações dos líderes partidários, Vital deve ser o presidente, com Pimentel na função de relator.
Elogios e críticas
A indicação de Renan foi elogiada por integrantes da base aliada, como Eunício Oliveira (PMDB-CE), líder da Mairoia, e Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo. No entanto, depois de a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ter felicitado Renan por ter concluído o processo, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) fez questão de lembrar que a CPI do Senado só existe graças à ação da oposição.
― A nossa querida colega Gleisi Hoffmann acaba de se congratular com Vossa Excelência por ter tomado as providências para a instalação de uma CPI cuja existência ela procurou obstaculizar de todas as formas ― disse Aloysio.
A CPI do Senado foi proposta por meio de um requerimento que teve como primeiro signatário o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).
Em resposta às críticas, o líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), se disse admirado com a postura da oposição. Segundo ele, num momento em que se apresentaram as condições para a investigação ser feita, a oposição não quis indicar os nomes.
―  Não há uma intenção efetiva de investigar. Há, na verdade, um desejo de transformar a CPI no palco de uma disputa político-eleitoral. É isso que deseja a oposição, é isso o que quer a oposição.
Mário Couto rebateu as declarações e questionou se os senadores são proibidos de investigar o governo em período eleitoral.
Aécio Neves (PSDB-MG) e Alvaro Dias também criticaram a postura do governo. Enquanto Alvaro apontou uma intenção de adiar os trabalhos para “embaralhar as cartas” em período de Copa Aécio, afirmou que todos sabem como agiram governo e oposição no processo. Para ele, não faz sentido priorizar uma CPI só com senadores sendo que a investigação pode ter a participação dos deputados.
Goiás
Outro fato que gerou críticas da oposição foi a indicação, pelo presidente, dos três representantes de Goiás como titulares da CPI.
― Quero dizer que considero um desrespeito,  uma desconsideração com o estado de Goiás a indicação dos três nomes ― afirmou Lúcia Vânia, ao pedir a retirada do seu nome, o que seria feito mais tarde por Renan Calheiros.
Wilder Morais, que também pediu para ser substituído, afirmou que não pretendia "perder tempo" com a CPI do Senado e lembrou que já foi indicado para integrar a CPI mista, que considera mais adequada para investigar a fundo as denúncias envolvendo a Petrobras.
José Agripino (DEM-RN) classificou a indicação dos três representantes de Goiás como uma “coincidência curiosa” e afirmou que seu partido continuará lutando pela CPI mista.
― Eu gostaria de dizer a Vossa Excelência e à Casa que o meu partido tem uma decisão tomada: não vai gastar energia nenhuma na CPI do Senado.
O prazo para que os líderes apresentem os nomes dos integrantes da CPI Mista termina na quarta-feira (14). A base do governo, no entanto, ainda não fez todas as indicações. Caso isso não ocorra até esta quarta-feira, abre-se o prazo de mais três sessões da Câmara para que o presidente Renan Calheiros faça as indicações, assim como aconteceu no Senado.


Fonte: Senado


Vai fazer aniversário



Já são quase 07 meses que os moradores da Tr. Manoel Cordeiro solicitam a prefeitura municipal de Russas para que possam mandar retirar o entulho juntamente com o lixo naquela travessa, pois já é notada a presença de ratos, muriçocas e outros insetos, causando perigo constante aos moradores que ali residem. O perigo aumenta mais ainda quando chove, pois junta água com lixo e então pode causar doenças para as famílias.






Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Lima


CBF divulga lista de suplentes da Seleção com Kardec e Miranda

Os nomes só foram informados porque a Fifa obriga o envio, em uma pré-lista de 30 jogadores, número que é cortado para 23 atletas em 2 de junho.
Somente um dos atletas suplentes jamais foi convocado por Felipão, o atacante Alan Kardec, que trocou o Palmeiras pelo São Paulo recentemente.  No site da CBF, porém, a lista divulgada tem Kardec como jogador do Palmeiras. Os demais estavam entre as dúvidas do treinador -Diego Cavalieri, Rafinha, Filipe Luís, Miranda, Lucas Leiva e Lucas.
O técnico Luiz Felipe Scolari convocou na quarta-feira passada, dia 7 de abril, os 23 que elegeu para defender o Brasil na Copa em casa e queria evitar polêmicas com a divulgação dos suplentes como aquela que aconteceu em 2010, quando Dunga colocou na lista Paulo Henrique Ganso, jogador que era pedido por especialistas e torcedores.
Os sete “reservas”:
Diego Cavalieri – goleiro (Fluminense)
Rafinha – lateral-direito (Bayern de Munique)
Filipe Luís – lateral-esquerdo (Atlético de Madri)
Miranda – zagueiro (Atlético de Madri)
Lucas Leiva – volante (Liverpool)
Lucas – meia-atacante (PSG)
Alan Kardec – atacante (São Paulo)


Fonte: Diário do Nordeste

Dilma promete transposição do rio São Francisco concluída em 2015


A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta terça-feira, 13, que a conclusão das obras de transposição do rio São Franciscodeve acontecer em 2015. Dilma esteve hoje visitando trechos da obra. No Ceará, ela avaliou os trabalhos no município de Jati, acompanhada do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e do governador do Estado, Cid Gomes (Pros). 

Quando iniciamos a obra aqui, éramos bastante inexperientes, porque o Brasil jamais fez uma obra dessa dimensão e dessa proporção (...) Tivemos um conjunto de resistências quanto uso do São Francisco”, ressaltou a presidente. Dilma reconheceu que houve atrasos no processo. “É uma obra complexa (...) Não é pura e simplesmente abrir um canal e sair botando água nele. Implica numa serie de processos que ao longo do tempo foram sendo refeitos”, defendeu. 

Ela pontuou ainda que houve uma “subestimação da obra” e disse não acreditar que uma construção do porte da transposição, em outro lugar do mundo, levaria dois ou três anos para ser feita. 

Discurso
Durante discurso em palanque, a presidente defendeu as melhorias para o Nordeste. “Antes, as pessoas que passavam aqui eram retirantes, que iam para o Sudeste. Essa obra traz os nordestinos que saíram daqui de volta para as suas terras. Vai garantir que nós consigamos passar por qualquer período de seca”, disse Dilma. 




Redação O POVO Online
com informações do repórter Bruno Pontes (enviado a Jati)


Enem alcança 1 milhão de inscritos no segundo dia



O Exame Nacional do Ensino Médio tem 1 milhão de inscritos, divulgou, pelo Twitter, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ano passado, a marca também foi alcançada no segundo dia, quando o exame registrou 1,3 milhão de inscrições. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 23.
Nesta tarde, nas redes sociais, usuários reclamaram das dificuldades em concluir a inscrição no site, por causa do grande número de acessos. O Inep divulgou os melhores horários para acessar a plataforma e informou que o sistema está operando dentro da normalidade. Os melhores horários são até as 9h da manhã, entre as 14h e as 17h e após as 21h.
FONTE DIÁRIO DO NORDESTE

Ministro Dias Toffoli assume Tribunal Superior Eleitoral


A presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia de posse do ministro José Antônio Dias Toffoli como presidente do Tribunal Superior Eleitoral nesta terça-feira (13) em Brasília. Toffolli assume o cargo e comandará a Justiça Eleitoral durante as eleições de outubro de 2014.

José Antônio Dias Toffoli tomou posse em dezembro de 2009 como ministro substituto da Corte Eleitoral e, no dia 10 de maio de 2012, foi eleito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para integrar o TSE como membro titular, cargo que passou a ocupar no dia 29 de maio de 2012.

No dia 19 de novembro de 2013 assumiu a vice-presidência do TSE, na ocasião em que o ministro Marco Aurélio ocupou o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão máximo da Justiça Eleitoral, exerce papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira. Suas principais competências estão fixadas pela Constituição Federal e pelo Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15.7.1965).

O TSE tem ação conjunta com os tribunais regionais eleitorais (TREs), que são os responsáveis diretos pela administração do processo eleitoral nos estados e nos municípios.

A Corte é composta por sete ministros e renova-se a cada dois anos. Três ministros são originários do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois representantes da classe dos juristas - advogados com notável saber jurídico e idoneidade.

Com informações do Portal Brasil 

Número de homicídios sobe 14,2% em 2014, apesar de redução em abril

O número de homicídios nos primeiros quatro meses de 2014 subiu 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do aumento, o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em abril deste ano teve uma redução em relação ao mês imediatamente anterior (março).  Os dados são referentes a estatística divulgada pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS) referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste e do ano passado.

Durante os primeiros 4 meses de 2014, 1.615 homicídios foram registrados em todo o Estado. Número que supera em 14,2 % o total registrado nos mesmos meses de 2013, quando foram computadas 1.414 mortes.

De acordo com a SSPDS, apesar da comparação entre 2014 e 2013 revelar um cenário negativo, há tendência de queda nas mortes, segundo o órgão, verificada pelo desempenho no mês de abril. Para a SSPDS, o total de 346 registros em abril é o menor dos últimos 9 meses. "Em abril foram contabilizados 346 casos de CVLI no território cearense, número que representa27,8% a menos que em março, quando foram contabilizados 779 casos", detalhou a Secretaria de Segurança.
O acompanhamento dos indices criminais é feito diariamente. Semanalmente, nos reunimos com os chefes dos órgãos vinculados e com os responsáveis pela AISs. São repassadas para eles os locais, dias e horários de maior incidência de crimes para que possam trabalhar focados. O estabelecimento de metas e pagamento das premiações é uma motivação a mais para estarmos conseguindo quebrar a curva de crescimento da criminalidade no Estado", explica o secretario da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva.


Presidente do PROS adoece e cancela reunião com Cid Gomes


O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) divulgou, na tarde desta terça-feira (13), uma nota informando que o presidente da legenda, Euripedes Junior, contraiu dengue. Por conta do estado de saúde dele, a reunião agendada para a tarde de hoje com o governador do Ceará, Cid Gomes, em Brasília, foi adiada.

De acordo com a recomendação dos médicos, Euripedes deverá ficar afastado de suas atividades por 5 dias. Após sua recuperação, uma nova data para o encontro da direção nacional do PROS com seus representantes cearenses será marcada. 

Leia abaixo a justificativa apresentada pela Executiva do PROS em seu site. 


NOTA À IMPRENSA


Brasília/DF, 13 de maio de 2014.

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) vem a público informar que o presidente nacional do partido, Euripedes Junior, encontra-se em um hospital em Brasília/DF, após o diagnóstico de contágio pelo vírus do mosquito Aedes  Aegypti – Dengue.

Por esse motivo, a reunião que ocorreria na capital federal, na tarde desta terça-feira (13), na sede do partido, entre os dirigentes nacionais do PROS e o governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), e o ex-ministro Ciro Gomes, e demais líderes da legenda foi adiada.

Por recomendações médicas e em virtude da doença, Euripedes Junior, precisará ficar cinco dias de repouso.

A nova data da reunião entre o presidente Euripedes Junior e os líderes do PROS será remarcada.

Secretaria de Comunicação Nacional do PROS




Fonte: Ceará News

Homicídio à faca em Limoeiro



Hoje, dia 13/05, por volta de 16h30min, na Rua Valdeci Ferreira de Araújo, nas proximidades da construção UPA, Bairro Antônio Holanda de Oliveira (Cidade Alta), Limoeiro do Norte,  foi vítima de homicídio à faca um homem conhecido por Bil, residente no Buraco da Gia, Limoeiro do Norte.

A vítima foi encontrada com várias facadas na garganta.



Créditos ao Blog do Tom.

Lula virá ao Ceará para fortalecer campanha do PT


De acordo com as últimas pesquisas e pelo comportamento dos partidos que disputam o cargo, o Nordeste será uma das Regiões onde a disputa pelos votos à Presidência da República nas próximas eleições será mais disputada.  O Ceará, um dos maiores colégios eleitorais do País, será um dos principais palcos da campanha que se aproxima. 

A prova de que os eleitores cearenses terão forte influencia na decisão do pleito foi a visita da pré-candidata à vice-presidente Marina Silva (PSB/REDE), que cumpriu agenda no Ceará no último domingo (11). 


Outra presença no Estado que está sendo confirmada é a do senador mineiro Aécio Neves, pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo PSDB, que tem sua visita sendo planejada para os próximos dias.

O Partido dos Trabalhadores também corre e deverá jogar pesado para garantir a maioria dos eleitores. Na madrugara desta terça-feira (13), o deputado federal José Guimarães, que tem sua pré-candidatura ao Senado garantida pelo PT, anunciou a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Ceará.  Lula deverá chegar ao Estado, depois de passar pela Bahia e Pernambuco, para participar da articulação local da campanha de reeleição de Dilma Rousseff.

Via @guimaraes_13PT"Lula dá o tom da campanha de Dilma no Nordeste. Depois da Bahia vem o Pernambuco e o Ceará. O NE vai pegar fogo".

Ceará News

Bandidos assaltam agência do Bradesco e Metralham viatura do município de Varjota

Segundo a Delegacia de Varjota, no momento do assalto, os policiais do município estavam atendendo a um chamado na localidade de Macaraú, que fica na divisa com a cidade de Santa Quitéria.

Uma agência bancária no município de Varjota, distante 297 km da Capital, foi assaltada no início da tarde desta terça-feira (13). De acordo com a Polícia, ainda não há informações sobre os suspeitos e se foram feitos reféns durante a ação. O banco roubado é uma agência do Bradesco, localizada na Rua Clóvis Ximenes.

Segundo a Delegacia de Varjota, no momento do assalto, os policiais do município estavam atendendo a um chamado na localidade de Macaraú, que fica na divisa com a cidade de Santa Quitéria.

Ainda conforme a PM, a informação era falsa e, por isso, eles trabalham com a hipótese de que a denúncia tenha sido uma armação dos suspeitos.

De acordo com a Polícia Militar, equipes de Varjota e dos municípios vizinhos estão em diligência na busca de capturar os suspeitos, que teriam fugido, por uma estrada carroçável, em um carro não identificado.

TEXTO: DIÁRIO DO NORDESTE
FOTO: WHATSAPP ALTO SANTO É NOTÍCIA 

Brejo Santo-CE: Piloto bate com sua moto em uma árvore e morre no hospital


Foi necropsiado nesta terça-feira no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte o corpo de José Ricardo da Silva, de 45 anos, vítima de um acidente de trânsito no último domingo no município de Brejo Santo. Ele pilotava uma motocicleta pela Avenida João Inácio de Lucena no centro da cidade quando perdeu o equilíbrio e bateu em uma árvore no canteiro central da artéria.

A vítima foi socorrida para o Hospital Geral de Brejo Santo com a aparência de que não seria nada de mais grave, sendo ali internado. No início da tarde desta segunda-feira o seu quadro clínico se agravou e este terminou morrendo por volta das 14h30min quando o rabecão foi acionado para recolher o corpo e fazer a necropsia no IML de Juazeiro.

O piloto José Ricardo residia na Rua Antonio Hermenegildo, 20 (Bairro Morro Dourado) em Brejo Santo. Outra vítima de acidente com moto em Brejo Santo morreu por volta das 16h30min de sábado no Hospital Santo Antonio de Barbalha. Antonio Soares de Mota, de 58 anos, residia na Rua Manoel Toinho no centro de Brejo Santo e caiu do veículo após perder o equilíbrio.

Site Miséria

Comissão vai pedir proteção para viúva e caseiro do coronel Malhães



A presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, senadora Ana Rita (PT-ES), afirmou nesta terça-feira (13) que irá pedir proteção policial à viúva e ao caseiro do coronel reformado Paulo Malhães. O militar foi encontrado morto em abril após criminosos invadirem o sítio onde ele morava, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O relatório produzido pela senadora Ana Rita detalhando a visita dos parlamentares ao Rio foi lido nesta terça-feira, mas, por falta de quórum, não foi votado pela Comissão de Direitos Humanos. Entre as recomendações do documento, está o pedido de proteção para a viúva Cristina Malhães e para o caseiro Rogério Pires ao Programa Federal de Assistência à Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas.

A morte de Malhães ocorreu um mês depois de ele ter confessado à Comissão da Verdade que torturou e matou durante a ditadura. A Divisão de Homicídios, que investiga o caso, crê em latrocínio – roubo seguido de morte.

A polícia investiga o envolvimento no caso do caseiro Rogério Pires, preso há duas semanas. De acordo com as investigações, ele facilitou a entrada de três bandidos no sítio – dois são irmãos dele. Anderson e Rodrigo Pires estão foragidos. O terceiro homem, que estava encapuzado, não foi identificado.


Na semana passada, num encontro com integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado, o caseiro negou envolvimento no crime. Os senadores João Capiberibe (PSB-AP), Ana Rita e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), membros do colegiado, fizeram uma diligência no último dia 6 ao Rio de Janeiro para acompanhar as investigações.

Investigação

Sobre a possibilidade de a morte ter sido um crime político, a senadora disse que “não dá para afirmar com certeza nenhuma hipótese”, mas que não se pode trabalhar com a hipótese de latrocínio sem considerar a “vida pregressa do coronel”.

“Não nos parece que haja elementos suficientes – seja pela natureza e valor dos objetos roubados, seja pela circunstância do crime em si – que autorizem afastar a hipótese de que o assassinato do coronel Paulo Malhães se relacione com seu passado de torturador e com as revelações que fez à Comissão da Verdade”, informa o relatório.

O senador Randolfe Rodrigues disse que o Estado "falhou” ao não garantir a proteção de Malhães após seu depoimento à Comissão da Verdade. Para o parlamentar do Amapá, a morte do coronel poderá inibir potenciais testemunhas de crimes cometidos durante a ditadura.

“A vida do coronel Malhães deveria ter sido preservada após o depoimento. O depoimento dele foi muito rico e, para quem vivenciou tantos anos no período da ditadura e testemunhou tantos fatos, ele certamente ainda tinha coisas a serem ditas”, declarou a senadora Ana Rita.

Fonte: G1 

Milagres-CE: Justiça Federal determina fechamento de faculdade da cidade



O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença que confirma liminar anteriormente concedida pela Justiça Federal (JF) determinando o encerramento, de forma definitiva, das atividades da Faculdade de Milagres Ceará (Famice), localizada no município de Milagres (CE), a 402 quilômetros de Fortaleza. Cursos oferecidos pela instituição não estavam regularizados junto ao Ministério da Educação (MEC) e alunos que concluíram graduações não receberam diploma.

Em 2010, a Procuradoria da República em Juazeiro do Norte, unidade descentralizada do MPF, ingressou com ação contra a Famice depois de receber denúncia de um grupo de estudantes que aguardavam o recebimento de diplomas de cursos concluídos dois anos antes, em 2008. A faculdade oferecia cursos de graduação em Letras, Administração de Empresas e Ciências Contábeis que não haviam sindo reconhecidos pelo MEC. Nem a própria instituição estava completamente regularizada por não ter apresentado requerimento de recredenciamento de instituição de ensino superior.

Durante a tramitação do processo, o representante da faculdade chegou a requerer prazo de 60 dias para adotar as providências necessárias para sanar todas as pendências. Como houve não houve o cumprimento das medidas que haviam sido acordadas em audiência em 2013, o processo voltou a tramitar regularmente. A decisão determinando o fechamento da Famice foi proferida pelo juiz federal José Eduardo de Melo Vilar Filho, da 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte.

Número do processo para consulta na Justiça Federal
0001273-30.2010.4.05.8102

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

O senador, o empresário e a segurança



Há setores do Pros afirmando que o senador Eunício Oliveira, governamentável do PMDB, que agora critica a segurança do Governo Cid Gomes, teria mesmo know-how na área.
Mas na segurança privada, onde tem empresas.
Créditos ao Blog Eliomar

Sedentarismo é o maior fator de risco para doenças cardíacas em mulheres acima de 30 anos, revela estudo


O estudo foi feito por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, com mais de 30 mil mulheres do país nascidas nas décadas de 20, 40 e 70.

Eles chegaram a conclusão de que o tabagismo tem o maior impacto sobre o risco de doenças cardíacas em mulheres abaixo de 30 anos.
Porém, à medida em que elas vão envelhecendo e abandonando o cigarro, a falta de atividade física passa a ter influência dominante sobre o aparecimento de problemas ligados ao coração.


A Clique pesquisa foi divulgada na revista científica British Journal of Sports Medicine.

De acordo com os cientistas, as autoridades de saúde devem continuar encorajando as pessoas a deixaram de fumar, porém deveriam também se concentrar em promover a prática da atividade física.

"Precisamos de um maior empenho das autoridades no sentido de manter as mulheres de meia-idade ativas para que elas possam chegar à velhice mais saudáveis e praticando exercícios físicos", falou à BBC a professora do centro para a pesquisa sobre o exercício, atividade física e saúde da Universidade de Queensland, Wendy Brown.

Segundo o site BBC, Brown sugere que as mulheres façam exercícios diários de pelo menos 30 minutos para reduzir os riscos de problemas cardíacos.


Garanto que qualquer mulher que faça pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia vai sentir grandes melhorias em sua saúde", diz Brown.

"Só a prática de atividade física reduz em 50% o risco de doenças cardíacas", acrescenta.

Os pesquisadores ainda afirmam que se todos as mulheres acima de 30 anos na Austrália seguissem as diretrizes recomendadas de exercício físico, aproximadamente 3 mil vidas poderiam ser salvas por ano no país.

Brasil

Ainda de acordo com o site BBC, dados recentes do Ministério da Saúde apontam um aumento no número de brasileiros que incorporam os exercícios físicos à rotina.


Entre 2009 e 2013, a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) revelou que cresceu de 30,3% para 33,8% a proporção de pessoas que realizam atividade física no período de lazer.

Os homens são os mais ativos: 41,2% praticam exercícios no tempo livre, enquanto que, em 2009, o índice era de 39,7%.

Porém, o aumento da prática de exercícios entre as mulheres foi mais elevado, passando de 22,2% para 27,4% no mesmo período.

Mesmo assim, mais da metade da população – 50,8% - está acima do peso ideal – destes, 17,5% são considerados obesos.

A pesquisa Vigitel ouviu cerca de 23 mil brasileiros maiores de 18 anos que vivem nas 26 capitais do país e no Distrito Federal.
Redação O POVO Online

Brasil lidera a lista de países que mais compraram ingressos para a Copa



A exatos 30 dias do pontapé inicial da Copa do Mundo, o Brasil lidera a lista dos países que mais compraram ingressos para o torneio.
Em relação divulgada pelo departamento de imprensa da Fifa, os brasileiros, com 1.168.896 milhões de entradas adquiridas, estão na ponta do ranking.
Em seguida vem os Estados Unidos, que solicitaram 187.063 mil bilhetes. A terceira colocação do 'pódio' é da Alemanha. Até o momento, os fãs de Özil e companhia compraram 56.885 ingressos.
Dos países que não estão na Copa do Mundo, a maior demanda vem do Canadá, que está na 11ª posição, com 28.542 bilhetes.
Outra dado curioso refere-se a Israel, que registrou mais pedidos do que países tradicionais como Itália e Portugal.
- Tenho certeza de que todos eles irão desfrutar de uma experiência única no país do futebol - disse Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, em recente evento no Rio de Janeiro.
Confira a relação completa:
Brasil - 1.168.896
EUA - 187.063
Alemanha - 56.885
Inglaterra - 56.219
Argentina - 55.524
Austrália - 51.317
Colômbia - 51.086
Chile - 35.235
França - 34.209
México - 29.443
Canadá - 28.542
Japão - 22.024
Suíça - 17.722
Holanda - 15.394
Uruguai - 14.385
Espanha - 13.470
Israel - 11.222
Equador - 11.181
Rússia - 10.481
Itália - 9.830
Venezuela - 9.035
Bélgica - 8.795
Peru - 8.095
Noruega - 6.604
Portugal - 6.145
Costa Rica - 5.271
Suécia - 4.450
Gana - 4.387
China - 4.299
Coréia do Sul - 3.919
Fonte Opovo

No Ceará, Dilma Rousseff tem conversa reservada com Cid e Ciro Gomes


A presidente Dilma Rousseff (PT) já deixou o Aeroporto Regional de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) com destino ao município de Jati, onde visitará trecho das obras da transposição das águas do rio São Francisco.

De acordo com informações do Blog do Eliomar, ao chegar ao aeroporto no avião presidencial, a presidente fez cumprimentos às autoridades no local e embarcou em helicóptero, acompanhada apenas do governador Cid Gomes e do irmão dele, o secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes, 

Nos bastidores, as informações são de que os três devem tratar do imbróglio envolvendo a direção nacional do Pros e os irmãos Ferreira Gomes. O partido pede a saída do ministro Francisco Teixeira da pasta da Integração Nacional.

Reunião
Após o encontro com Dilma, Cid, Ciro e outros correligionários do grupo estarão em Brasília numa reunião com a cúpula nacional do Pros.

Ministro da Integração
“A presidente vem com o intuito de visitar a obra do São Francisco, que é a obra hídrica que ela considera mais importante (...) Dilma tem carinho especial pelo Nordeste, sabe que a água é uma questão a ser resolvida”, disse Teixeira ao Blog do Eliomar, na segunda-feira,12. Roteiro de Dilma pelo Nordeste começa em Cabrobró, em Pernambuco. De lá, ela segue para o município cearense.
Para além da promoção da imagem da presidente nos estados nordestinos, a visita de Dilma reforça também prestígio de Francisco Teixeira no Ministério da Integração. Indicado por Cid Gomes (Pros) para a vaga. O ministro tem sido alvo de “campanha” do Pros nacional, que pede substituição de Teixeira por um nome mais ligado à cúpula nacional do partido.
Comitiva
Dilma chegou à Juazeiro do Norte acompanhada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB). No local, juntaram-se à comitiva presidencial o vice-governador Domingos Filho, o prefeito juazeirense Raimundo Macedo (PMDB) e os deputados estaduais Camilo Santana (PT) e Sineval Roque (Pros). Além da prefeita de Tauá, Patricia Aguiar, esposa do vice-governador, e o  governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.
Visita da presidente
A última visita de Dilma ao Ceará aconteceu em 19 de março deste ano.  Na ocasião, Dilma esteve no Estado para inaugurar obra, entregar máquinas e lançar ações cujo objetivo é amenizar os efeitos da estiagem no Estado. 
Redação O POVO Online

Greve em consulados brasileiros pode dificultar vistos para Copa



Funcionários de 13 representações diplomáticas brasileiras no exterior anunciaram a realização de uma paralisação de 48 horas a partir desta terça-feira (13) para exigir reajustes salariais e maiores garantias trabalhistas, entre outras reivindicações.
Serão afetados os consulados de Nova York, Atlanta, Los Angeles, Hartford, San Francisco e Houston, nos Estados Unidos; os consulados de Londres, Montreal, Frankfurt e Bruxelas; o consulado e a embaixada em Paris, e a embaixada em Berna.
O movimento é organizado pela Aflex (Associação dos Funcionários Locais do Ministério das Relações Exteriores no Mundo) , organização que não inclui servidores de carreira que também atuam nas missões brasileiras no exterior, como diplomatas e oficiais de chancelaria.
Segundo a presidente da Aflex, Claudia Rajecki, os funcionários querem negociar um aumento de salário que acompanhe a inflação. A associação defende que se priorizem os casos de salários congelados há mais de três anos ou de funcionários com ganhos aquém das funções exercidas.
A associação quer ainda a aprovação do Projeto de Lei 246/2013, em tramitação no Congresso, que garante benefícios trabalhistas (como 13º salário, férias com adicional de um terço e licenças-maternidade e paternidade) a funcionários contratados por missões brasileiras no exterior.
“Vamos aguardar que algum representante do governo entre em contato conosco”, disse Rajecki à BBC Brasil.
Segundo a Aflex, caso o Itamaraty não negocie, os funcionários vão interromper os serviços por tempo indeterminado, o que poderia afetar a emissão de vistos de turistas que virão para a Copa do Mundo, no mês que vem.
Queremos negociar. Ninguém quer ficar em casa”, afirma a presidente da Aflex, que é funcionária do Consulado-Geral do Brasil em Atlanta.
Outro ponto defendido pelos funcionários é o 'direito à liberdade de expressão, à liberdade política, à livre representação de classe e o cessamento imediato de perseguições, assédios e ameaças de demissão aos dirigentes da Aflex'.
Segundo Rajecki, membros da Aflex vêm sofrendo ameaças, e funcionários de outros consulados nos Estados Unidos não vão aderir ao movimento por medo de represálias ou demissões.
As representações diplomáticas brasileiras nos Estados Unidos têm aproximadamente 340 funcionários locais, responsáveis por atividades como emissão de vistos e passaportes, disse ela.
'Limbo jurídico'
Em Nova York, o consulado brasileiro tem 55 funcionários locais. Desses, 28 trabalham no setor consular e atendem a uma média de 350 a 400 pessoas por dia.
No ano passado, o consulado em Nova York emitiu 81.767 vistos brasileiros para estrangeiros e 14.013 passaportes brasileiros. Só na semana passada, o consulado disse ter emitido 2.504 vistos, dos quais 692 eram específicos para a Copa do Mundo.
Os organizadores do movimento reclamam que os funcionários locais do consulado de Nova York estão há cinco anos sem aumento de salário ou reajuste.
Afirmam ainda que esses funcionários vivem em um 'limbo jurídico', já que não são regidos pelas leis trabalhistas brasileiras nem reconhecidos legalmente pelos Estados Unidos. De acordo com a Aflex, os Estados Unidos dizem não ter autonomia jurídica para legislar sobre esses funcionários, já que são pagos e contratados pelo governo brasileiro.
Os organizadores reclamam também do que consideram discrepâncias entre os salários de funcionários com mesma função e categoria nos três escritórios do Ministério de Relações Exteriores em Nova York — o consulado, o escritório financeiro e a missão do Brasil na ONU.
Site Portal R7