-->

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Moradores de Jaguaribara tentam ocupar a válvula do açude Castanhão


Os manifestantes encerraram o protesto por volta das 10h30, após o Prefeito Francini Guedes entrar em contato com o Governo do Estado e conseguir agendar uma reunião para esta sexta-feira (23), por volta das 9 horas, entre representantes dos moradores de Jaguaribara e o titular da Secretaria de Relações institucionais do Estado, Nelson Martins.

Mais cedo, cerca de 100 moradores do município de Jaguaribara, distante a 270 km de Fortaleza, tentaram ocupar a válvula do açude Castanhão que libera água para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação é em resposta as reivindicações feitas junto ao Governo do Estado e que não foram atendidas.

Policiais do COTAM portando armas e spray de pimenta estão no local impedindo o avanço dos manifestantes, que cobram a presença de autoridades do Governo para negociação.

Dentre as principais reivindicações estão a conclusão do projeto irrigado do Mandacaru, a ampliação da adutora do Projeto Curupati, adutora para as localidade no entono do Mineiro e a manutenção de projetos suspensos pelo Governo para agricultura e piscicultura. A ação foi articulada nesta última semana com o intuito de fechar a válvula e impedir que a água siga para o Eixão e Rio Jaguaribe.

Durante a ação houve bate-boca entre policiais e os manifestantes, que justificam ser uma manifestação pacífica. “Desde que fomos colocados aqui em 2004 o Governo do Estado não cumpriu com tudo o que foi prometido para nós. Fomos retirados das nossas terras e estamos passando necessidades. Queremos uma resposta urgente do Governo”, disse o agricultor Daniel Linhares.

O prefeito Francini Guedes também está no local buscando acesso a sede da Gerência da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) no açude, onde deverão ser realizadas as negociações.

O município de Jaguaribara foi inaugurado em 2001. A velha cidade foi desocupada para dar lugar onde hoje é o Açude Castanhão.

Diário do Nordeste