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quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS CHEGAM AO ENSINO MÉDIO SEM SABER O QUE DEVERIAM


O levantamento divulgado nesta quinta-feira (12) pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), com base no desempenho dos alunos no 5º e 9º anos do ensino fundamental, aponta que as escolas públicas brasileiras não têm conseguido fazer com que seus alunos absorvam o conhecimento adequado às séries que estão cursando.
A maior parte dos alunos que chegam ao 9° ano do ensino fundamental não está conseguindo compreender textos narrativos longos com vocabulários complexos e não conseguem consegue resolver problemas matemáticos ou usar porcentagens e medidas padronizadas (como km e kg). A adequação sobre o que eles aprenderam para o que deveriam ter aprendido não tem evoluído conforme o esperado; em alguns casos, estagnou ou mesmo recuou. O quadro estadual é pior quando avalia-se o 9º ano do ensino fundamental: em matemática, o maior índice de avanço na adequação é observado no Ceará, mas ele é de apenas 28,3%.
Ainda segundo o estudo, apenas 10,8% dos municípios têm alunos com o aprendizado adequado ao que se espera no 9º ano (contra 28% em 2011) em matemática. Em português, esse percentual é de 30% (contra 55% em 2011). “A adequação não é necessariamente decrescente, porque estabelecemos metas mais ambiciosas para os municípios. Alguns podem ter melhorado (a qualidade do ensino), mas não atingiram essas metas”, diz à BBC Brasil Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do TPE. “A conclusão é que o aprendizado simplesmente não está melhorando como o desejado.”
As indicações apontam que a deficiência em português em matemática se estende também às demais disciplinas ensinadas nas escolas, apesar de isso não ter sido mensurado. O estudante acaba carregando falhas de aprendizado para os anos seguintes, o que estimula a evasão escolar e perpetua a qualidade insuficiente do ensino.
EDUCAÇÃO ESTAGNADA
Para Velasco, o diagnóstico do estudo reforça uma conclusão já tirada de outros levantamentos oficiais: que a educação brasileira nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio está estagnada.
A solução dos problemas não é única nem simples passa por melhorias na formação de professores, muitas vezes pouco preparados para os desafios da sala de aula, por medidas para corrigir a defasagem de aprendizado dos alunos e por reestruturações curriculares, é o que acredita a coordenadora do TPE.
Ceará Agora