13/01/2026
Região Central: A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (13), um mandado de prisão para cumprimento de pena em Ibaretama, em desfavor de Francisco Januário da Silva, conhecido como “Crivin”, de 37 anos, condenado pelos crimes de homicídio e lesão corporal. A prisão ocorreu pela Delegacia de Homicídio de Quixadá.
Segundo a ação penal à qual o Revista Central teve acesso, no dia 19 de julho de 2008, na localidade de Vertentes, zona rural de Ibaretama, os irmãos Crivin, juntamente com Ranivon Januário da Silva (Roni), Edvando Januário da Silva (Cacheado), Evaldo Januário da Silva (Teor) e um quinto irmão adolescente, armados com facas e pedaços de pau, assassinaram Kenilson Estácio da Silva com cerca de 15 facadas e diversas pauladas, além de lesionarem Francisco Wellington Mascena da Silva. As vítimas seguiam para uma apresentação de circo quando foram surpreendidas pelos agressores.
Somente em maio de 2020, os réus foram submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri, ocasião em que houve condenação. “Cacheado” e “Teor” foram absolvidos do crime de lesão corporal contra Wellington, enquanto “Roni” e “Crivin” foram condenados também por esse delito; contudo, quanto a esse crime, foi reconhecida a prescrição.
Todos recorreram da sentença ao Tribunal de Justiça do Ceará, que deu parcial provimento aos recursos para reduzir as penas. Os réus Edvando (Cacheado) e Ranivon (Roni) tiveram as penas fixadas em 17 anos e 6 meses de reclusão, enquanto Evaldo (“Teor”) e Francisco Januário (“Crivin”) foram condenados a 13 anos e 9 meses de reclusão, todos em regime inicial fechado.
Os condenados “Roni” e “Cacheado” já haviam sido presos em setembro para cumprimento da pena. “Crivin” foi preso nesta segunda-feira em Ibaretama.

