-->

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ministério priorizará custeio de hospitais de pequeno porte, policlínicas e aquisição de ambulâncias


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, revelou que o governo deverá priorizar investimentos nos hospitais de pequeno porte, nas policlínicas e na compra de ambulâncias. A nova estratégia do governo Dilma foi divulgada em Fortaleza durante audiência com prefeitos e representantes dos 21 consórcios de saúde do Ceará na manhã desta sexta-feira (9). O evento teve a articulação do deputado federal José Guimarães (PT-CE) e aconteceu no Marina Park.
Na semana passada, durante o anúncio dos recursos da terceira etapa do PAC 2, em Brasília (DF), um grupo de prefeitos procurou o parlamentar, que é vice-líder do governo Dilma na Câmara, para tratar do custeio das policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em resposta, Guimarães conversou com Chioro que abriu um espaço na agenda em Fortaleza para tratar do tema.
“Guimarães tem me ajudado muito no Congresso, e não só porque facilita o diálogo com a nossa base e com a oposição, mas também porque funciona como uma espécie de ponte entre o Ministério [da Saúde] e os prefeitos”, reconheceu Chioro.
O modelo de consórcio adotado no Ceará também recebeu elogios por parte do ministro da Saúde. Além de admitir as dificuldades por conta do pioneirismo da iniciativa, Arthur Chioro anunciou aportes do governo Dilma no setor para Aracoiaba, Canindé, Crateús, Eusébio, Horizonte, Milhã, Tauá e São Gonçalo. As portarias 544, 551, 561, 565, 570 e 574 estão próximas de serem publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
PREFEITOS
O modelo de Consórcios Públicos em Saúde existente no Ceará funciona como uma estratégia de fortalecimento da regionalização da saúde, ampliando a assistência de média complexidade nos municípios que não possuem condições técnicas ou financeiras para oferecer determinados procedimentos na rede pública.
O Estado tem 21 consórcios, distribuídos por todas as regiões do Estado, compostos por uma unidade de Policlínica e de Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Atualmente, apenas os CEO recebem recursos federais.
“A estrutura está toda montada e estamos muito felizes em termos recebido uma UPA, mas o nosso principal problema é o custeio dos equipamentos e o pagamento dos profissionais especialistas”, relatou o prefeito de Barbalha, José Leite.
As policlínicas oferecem consultas especializadas em diversas áreas, eliminando a necessidade de deslocamento de pacientes para Fortaleza, além de exames complexos. Nelas também estão disponíveis os serviços de profissionais nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e outros.
Já o Centro de Especialidades Odontológicas oferece consultas especializadas em cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial, endodontia, periodontia, ortodontia e outros. O equipamento oferece também, os serviços de diagnóstico e detecção do câncer bucal, por meio de biopsia, e a realização de radiografias periapicais, panorâmicas e cefalométricas digitais.
Créditos Blog Roberto Moreira